Participamos do

Retrospectiva 2018: como a "cearensidade" marcou o ano

O POVO Online separou alguns fatos curiosos e de grande repercussão envolvendo cearenses
15:30 | Dez. 06, 2018
Autor Matheus Facundo
Foto do autor
Matheus Facundo Repórter do portal O POVO Online
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
Famoso pelas “invenções” e “marmotas”, o cearense tem seu espaço garantido quando o assunto é ser destaque. Da briga em uma hamburgueria de Fortaleza que viralizou e se transformou no “meme da batata”, passando por uma sinalização de asfalto no Centro da Capital que virou música do É o Tchan até a criação de um ketchup de acerola por estudantes da Universidade Federal do Ceará (UFC), 2018 foi um ano marcado pela “cearensidade”.

O POVO Online separou alguns fatos curiosos e de grande repercussão envolvendo cearenses. Confira: 

No dia 8 de janeiro, uma briga no Porpino Burger, uma hamburgueria de Fortaleza, viralizou e chegou a ser um dos assuntos mais comentados em nível nacional no Twitter. A discussão, gravada em vídeo, mostra duas mulheres brigando e sendo separadas. O pivô do desentendimento, que levou o momento a ser considerado o “meme da batata”, foi o pedido de uma porção de batata frita e onion rings (anéis de cebola). A estudante Topazzyo White Martins, uma das envolvidas, concedeu entrevista ao O POVO Online e explicou os motivos por trás do briga.


[SAIBAMAIS] 
 

Foi com a vontade de retratar as bonecas como verdadeiras modelos, que o designer Carlos Augusto, de 25 anos, começou a fotografá-las com grande produção. Desde 2015, os mais de 4,5 mil seguidores no Instagram veem fotos produzidas em estúdio e, principalmente, "divando" em cartões-postais de Fortaleza.

[VIDEO1] 
[FOTO2]
Doceria cearense disponibilizou em seu cardápio, na época da Páscoa, a 'ovoxinha', uma coxinha "especial", feita na forma de um ovo de páscoa. A novidade começou a ser comercializada pelo Empório das Comadres no dia 24 de março. O ovo não é fechado, como um de páscoa convencional. O interior é recheado com frango e em cima, para completar, são colocadas 10 minicoxinhas. 


 
[FOTO3]
Uma galinha de plástico foi motivo de suspensão de uma sessão da Câmara de Vereadores de Granja, distante cerca de 329 km da Capital.  Episódio ocorreu no dia 25 de abril, quando o presidente da casa, José Temestocle Veras Freitas (PDT), pediu a retirada do brinquedo e interrompeu a reunião - que discutia o aumento do salário dos professores -  por uma hora. Fiorela, a galinha, é personagem conhecida no município, cujo objetivo é satirizar a conjuntura política brasileira e denunciar ocorrências comunitárias. A figura é uma criação do designer gráfico David Rodrigues.

A sinalização de asfalto "Pare" foi usada para formar o trecho da música "Pega no Bumbum", do grupo "É o Tchan". "Agora pare, pegue no bumbum" foi pichado na rua Coronel Ferraz, no Centro de Fortaleza no começo de maio deste ano. A  Autarquia Municipal de Trânsito (AMC) apagou a mensagem poucos dias depois.
[FOTO5]
Uma senhora de 70 anos foi retirada de área restrita do Fórum Clóvis Beviláqua ao tentar se esconder no banheiro para esperar Wesley Safadão sair da audiência que ocorre nesta manhã para discutir a pensão de seu primogênito, Yhudy. Socorro Almeida disse ao O POVO Online que sonhava há três anos com o encontro. Caso aconteceu no dia 27 de julho. 


Um casal de Fortaleza realizou o aniversário de nove anos do filho, Ernandes Raulino, com o tema Dragon Ball. O pedido foi feito pelo garoto – que é fã do anime. A festa aconteceu no sábado, 11 de agosto, em Baturité, a 99 km da Capital. O aniversário viralizou após a página Fortaleza Ordinária publicar em seu perfil do Instagram as fotos da festa. 
 
[VIDEO2] 
[FOTO6]
O ketchup de acerola desenvolvido na Universidade Federal do Ceará (UFC) teve licenciamento de patente à iniciativa privada assinado na noite do dia 27 de novembro. A Frutã, indústria de Jaguaribe, município distante 293,6 km de Fortaleza, foi a vencedora do processo de concorrência para a fabricação e comercialização do Natchup. A ideia nasceu em 2016 quando os estudantes de graduação Bárbara Denise, Carolinne Filizola e Thiago Tajra queriam desenvolver um produto saudável e funcional, rico em vitamina C e livre de defensivos agrícolas, como atividade da disciplina Aspectos Básicos do Processamento de Frutos Tropicais.
 
Árvore falante que faz parte da decoração de Natal do Shopping Benfica, em Fortaleza, chamou atenção pela aparência e virou matéria no Buzzfeed, site de notícias virais. Os olhos da árvore se mexem e seus olhos piscam enquanto ela fala, pedindo para as pessoas participarem de um projeto que há 19 anos ajuda crianças carentes. Os pequenos, de 2 a 11 anos, são atendidos por 33 ONGs, abrigos e instituições da Capital e Região Metropolitana. 
 
 
[FOTO8]
O primeiro contato com a praia sempre é regado de muita diversão. Para a pinscher, chamada de Meg Princesinha, não foi diferente. A cadelinha brincou e posou para diversas fotos, com seus óculos de cor rosa e um coco, o que encantou os usuários das redes sociais. Compartilhada no perfil “Fortaleza Ordinária”, uma das imagens viralizou no Facebook, sendo compartilhada 51 mil vezes e comentada por 4 mil usuários. As fotos do ensaio foram tirados no dia 27 de novembro.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente