Participamos do

Três cuidados necessários para evitar acidentes com aparelhos celulares

Especialistas afirmam que o problema não está no uso do celular, mas em algumas práticas que podem ser evitadas
15:15 | Jun. 08, 2018
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
[FOTO1]
A morte de Iago Aguiar Mendes, de 16 anos, deixou dúvidas sobre a segurança dos aparelhos celulares. O adolescente de Tianguá, no interior do Ceará, recebeu uma descarga do equipamento quando foi tentar utilizá-lo enquanto estava conectado à energia elétrica. Casos como este podem acontecer, apesar de não serem tão comuns. 

Em fevereiro deste ano, uma jovem do estado do Piauí também sofreu um acidente parecido. Na época, especialistas entrevistados pelo O POVO Online afirmaram que o problema está em algumas circunstâncias que o usuário do celular pode evitar. O professor de Física da Universidade Federal do Ceará, Fernando Antunes, e o diretor executivo da Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade (Abracopel), Edson Martinho, contam como prevenir acidentes. 

Evitar utilizar aparelho ligado a tomada
Apesar da tensão do celular ser pequena, quando o aparelho está ligado a uma fonte de energia, o risco de choques elétricos é maior. Utilizar o celular normalmente não é problema e raramente causará um acidente do tipo. A preocupação de se manter longe do aparelho enquanto ele está carregando deve ser redobrada quando o usuário estiver com o corpo molhado ou descalço.
 
Cuidado com aparelhos piratas
Celulares de marcas aprovadas pelos órgãos reguladores têm menos chances de provocar acidentes, de acordo com Edson Martinho. O que ocorre em celulares pirateados é que, com o objetivo de baratear os custos, alguns dispositivos necessários para a segurança do aparelho são retirados. Portanto, esse tipo de aparelho não é indicado, pois seu uso apresenta mais riscos para o usuário. 

Atenção para a temperatura
Devido a falhas no sistema, carga acima do limite ou má qualidade dos elementos componentes da bateria, o celular pode apresentar uma temperatura elevada. Se o calor for intenso demais, chegando ao limite do aparelho, a bateria pode explodir. A peça, comumente composta por Lítio, pega fogo quando submetida a temperaturas muito altas devido ao poder de combustão do elemento. Desligar o telefone nesses casos é indicado. 
 
Redação O POVO Online 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente