Logo O POVO+
O frescor das massas artesanais
Vida & Arte

O frescor das massas artesanais

| MAIS SABOR | Leves e sem de conservantes, massas feitas à mão reservam mais sabor e originalidade ao prato. Leve para casa ou desfrute nos restaurantes
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
NULL (Foto: )
Foto: NULL
[FOTO1]

Pode-se falar que o ponto alto das massas é a versatilidade. Servidas no almoço ou no jantar, com ou sem molho, este alimento teria ganhado destaque na gastronomia há cerca de cinco mil anos, na Mesopotâmia. Surgiu paralelo ao cultivo do trigo, foi comercializado na China, popularizado na Itália e tornou-se protagonista na culinária de países por todo o mundo, incluindo, sem dúvidas, o Brasil.


A forma original de preparar massas sofreu transformações com o crescimento da industrialização no setor de alimentos. O que era feito manual, sem uso de conservantes, corantes ou aditivos químicos, passou a ter outro tipo de processo, incluindo novas técnicas que, segundo o pastaio Ignacio Capelo, responsável pela produção artesanal do Pastificio Primo, afeta não só o sabor, mas a essência do alimento.


Graças à crescente busca pelo resgate da comida saudável, movimento que ganha destaque na gastronomia desde o final dos anos dois mil, as raízes das massas feitas de forma artesanal estão sendo revividas. Restaurantes apostam em menus com versões frescas deste alimento, na maioria das vezes produzidos diariamente, sem conservantes e corantes, buscando preservar o sabor original das receitas.


As texturas, os formatos, sabores e temperos cada vez mais exóticos fazem das massas artesanais um verdadeiro sucesso na culinária contemporânea. Além de encontradas no cardápio de restaurantes, elas também são vendidas em locais especializados no assunto, podendo chegar à casa do cliente semiprontas.


O frescor dos ingredientes é o verdadeiro segredo do sabor leve e delicado. ‘’É igual a tomar um café feito agora ou um café feito na semana passada. Não tem comparação, né? Com as massas funciona da mesma forma’’, conta Ignacio sobre a importância de priorizar uma produção artesanal diária.


Ele também faz o alerta para a diferença das massas caseiras, feitas sem grandes instruções, e das artesanais, que demandam a união de técnicas, estudos especializados, além de alto padrão de qualidade e higiene durante a produção. Há também a versão integral, que são chamadas de massas rústicas. Elas demandam maiores cuidados na hora do preparo e guardam um sabor mais marcante, áspero e aromático.


No preparo dos pratos, o menos é mais. Luca Lunghi, proprietário do La Bella Italia, conta que a base das massas frescas produzidas na casa é feita apenas com ovos caipira. “Criamos o nosso blend com farinhas de trigo e sêmola importadas da Itália, além de ovos. Com essas características conseguimos ter um produto único, que remete muito ao sabor e textura das massas frescas originais italianas’’, conta o empresário.


Se a ideia é comprar a massa fresca para comer em casa, o molho deve ser outro fator estudado. Este alimento é muito versátil e não é necessário uso de molhos encorpados. E uma dica! Um ótimo prato, por exemplo, pode ser produzido à base de azeite ou manteiga com especiarias. No La Bella Itália, o cliente encontra molhos prontos para levar para casa, com destaque para o sabor creme e lascas de trufas, importados da Itália.


Para harmonizar, Luca explica que o vinho é, sem dúvida, a bebida ideal. Mas é necessário conhecer os temperos usados na preparação do prato para conseguir a harmonização certa. Na dúvida, vale consultar um sommelier!


Pastificio

Primo Fortaleza

Onde: Desembargador Leite Albuquerque, 350 – Aldeota

Quando: domingo a domingo

Contato: 30232520

Instagram: @pastificioprimofor


La Bella Italia


Onde: Av. Almirante Barroso, 812 - Praia de Iracema

Quando: domingo a domingo

Contato: 32192166

Instagram: @labellaitaliafortaleza

 

O que você achou desse conteúdo?