Logo O POVO+
No ápice da batalha
Vida & Arte

No ápice da batalha

| lançamento | Apex Legends chega de surpresa e vira febre entre games de Batalha Real. Inovador, o jogo quer concorrer com gigantes como Fortnite e Call of Duty: Blackout
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Apex Legends (Foto: Divulgação)
Foto: Divulgação Apex Legends

O gênero dos Battle Royale (ou games de batalha real) ainda é novo e muito há de se explorar neste nicho do mercado gamer. Por isso, não param de surgir diversos candidatos a fim de destituir Fortnite - da Epic Games - do posto de melhor battle royale de todos os tempos. Apex Legends é a mais nova investida da Eletronic Arts (EA) nesta categoria e traz um forte arsenal de atributos e inovações que poderão torná-lo o novo rei dos games de batalha real.

Disponível para todas as plataformas atuais, exceto para o Nintendo Switch, Apex Legends exibe diversas novidades, mas se mantém fiel aos pilares do gênero. É um competitivo game de tiro em primeira pessoa, em que são lançados sobre um grande mapa aberto dezenas de jogadores destituídos de armas ou de proteção. Assim que tocam o chão, cada player deverá munir-se dos armamentos espalhados pelo local e buscar inimigos para eliminar, até restarem apenas um pequeno grupo de vencedores ou um único campeão. O novo game da EA traz ao mundo dos battle royale modificações na fórmula básica centradas no aumento exponencial da qualidade da experiência colaborativa que um jogo desse tipo pode oferecer.

Não há espaço para "lobos solitários" aqui. Cada jogador é forçado a jogar em times de três, que deverão colaborar em prol do mesmo objetivo: a eliminação das equipes adversárias. Apesar de restritiva ao primeiro olhar, tal regra cria um balanceamento de poder interessante no jogo, pois facilita a entrada de iniciantes, que podem assumir o papel de suporte do time, sem necessariamente comprometer jogadores experientes, que poderão trabalhar em equipe para dominar o campo de batalha.

O esquema de comunicação trazido em Apex Legends é extenso e eficaz. Através de um sistema de indicação de pontos de interesse, cada jogador pode indicar armas, itens de proteção, inimigos e locais específicos de maneira simples e intuitiva. Não há necessidade de uso de um microfone, que para muitos é um recurso inacessível ou indesejável, especialmente para o público feminino que costuma sofrer assédios em jogos multiplayer.

A jogabilidade do game, dividida entre a movimentação pelo mapa e o manuseio das armas e habilidades especiais disponíveis é comparável aos melhores títulos do mercado, com adendos muito bem vindos. Além de rápidos, os personagens não recebem dano ao caírem de lugares altos durante a jogatina. Cada um dos oito avatares inicialmente disponíveis para jogar traz atributos de movimentação, vida e armadura semelhantes, mas habilidades únicas também. "Mirage" é capaz de criar cópias de si mesmo para confundir adversários. "Wraith", por sua vez, garante ao jogador o poder de criar portais, que favorecem um estilo mais furtivo de abordagem. Essas peculiaridades acrescentam uma camada a mais de estratégia aos times em cada partida, tornando os embates
bastante interessantes.

O modelo de negócios e a abordagem de marketing de Apex Legends são mais dois diferenciais do game. Indo contra a tendência do mercado, em que battle royales de grandes estúdios custam caro, Apex Legends é gratuito para jogar e cobra apenas pela compra de itens cosméticos, que não afetam a jogatina ou garantem vantagens ao pagantes em detrimento dos não pagantes. Ademais, o título foi revelado ao público no mesmo dia em que esteve disponível para baixar e jogar, algo pouco visto no meio gamer atual. Até o momento, a estratégia vem surtindo efeito. Na primeira semana ele contabilizou mais de 25 milhões de downloads feitos e bateu o recorde de visualizações simultâneas na plataforma gamer de streaming Twitch.com.

Divertido, inovador e criado com o público gamer em mente. Ainda é cedo para tirar conclusões sobre o quão alto Apex Legends poderá chegar em meio a gigantes como Fortnite, Playerunknown's Battlegrounds e Call of Duty: Blackout. Entretanto, é indiscutível o potencial que o game demonstra e a real possibilidade de este ser o novo padrão de qualidade do gênero dos jogos de batalha real, rumo ao ápice. Apex Legends está disponível para Playstation 4, Xbox One e PC (Origin) gratuitamente.

Davi Rocha é produtor de conteúdo do canal Bacontástico

O que você achou desse conteúdo?