Logo O POVO+
Cronos: Lançamento ao seu tempo
PopVeiculos

Cronos: Lançamento ao seu tempo

O novo sedã compacto da Fiat tem a tarefa árdua de brigar em segmento cada vez mais acirrado
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
NULL (Foto: )
Foto: NULL
[FOTO1]

Ficam proibidos os trocadilhos com tempo. Mas é contra o relógio que a Fiat posiciona o novo sedã compacto lançado na semana passada por R$ 53.990 iniciais. A versão de entrada, mais espartana, cumpre o papel de chamar o cliente à loja pelo preço. O modelo, a rigor, o sedã do Argo, fabricado em Córdoba (Argentina), disputa um segmento bastante atribulado.


A saber: afora Chevrolet Prisma, Chevrolet Cobalt, Honda City e Hyundai HB20S pega de frente o Volkswagen Virtus, decerto o mais notório concorrente. Este é considerado seu principal concorrente, pois carrega o frescor da novidade também. Ademais, é aguardado para ainda este ano o Toyota Yaris sedã, a encarar o mercado acima do Etios e abaixo do Corolla.


O POVO guiou a versão abaixo do topo de gama, a Precision 1.8 manual. O percurso de 19 km entre um hotel na Barra da Tijuca e o Sítio Burle Marx, em Guaratiba, na Zona Oeste do Rio de Janeiro ofereceu trechos de estrada. Muito pouco urbanos. Ou seja, as mudanças de marcha não foram tão exigidas.


Tanto quanto o Argo, o Cronos é um carro confortável de guiar. Há bom isolamento acústico e a suspensão pareceu bem adaptada ao tamanho maior, embora de peso bem semelhante.


*O jornalista viajou a convite da FCA

 

QUANTO CUSTA


• 1.3 Manual - R$ 53.990

• Drive 1.3 (câmbio manual) - R$ 55.990

• Drive 1.3 GSR (câmbio automatizado) - R$ 60.990

• Precision 1.8 (câmbio manual) -  R$ 62.990

• Precision 1.8 AT6 (automático de 6 marchas) - R$ 69.990

NO PREÇO

Sedã do Argo custa menos do que versão do hatch

 

R$ 1 mil

A Fiat entrou disposta a brigar pelo topo. O preço do modelo inicial, R$ 53.990, é R$ 1 mil mais barato do que o Fiat Argo 1.3 manual (R$ 54.990).


PALIO SAI

Foi sem alarde que a montadora italiana eliminou o modelo

Novo portfólio

À francesa, a italiana retirou do mercado os modelos Punto, Bravo e agora o Palio. Na prática, evita canibalização e abre na montadora em Betim (MG) para o Argo.

TECNOLOGIA


O que tem?


Design esportivo é um trunfo do Cronos. Os vincos no capô, que remetem à musculatura do modelo, demarcam bem esta percepção. De cara. E na traseira, um porta-malas com 525 litros promete dias alvissareiros para uso particular e também comercial - em táxis e aplicativos.


O pacote tecnológico traz sensor de pressão dos pneus como item de série em todas as versões. Outro trunfo. Tem multimídia Uconnect 7 em quatro das cinco configurações - na de entrada não entra. São duas opções de motorização e três de câmbio.


Já o pacote de segurança com controle de tração, estabilidade e Hill Holder (assistente de partida em rampa, ao não deixar o carro descer logo) agregam bastante ao segmento.


Os faróis entrando pelas laterais são um destaque visual. Já havia chamado a atenção quando da exibição externa apenas em novembro do ano passado.


CONCESSIONÁRIAS


Vouga

Onde: Rua Júlio Ventura, 101 - Aldeota

Telefone: 3306-8800

 

CDA

Onde: Avenida Borges de Melo, 1529 – Alto da Balança

Telefone: 4011-8333

 

Guarautos

Onde: Avenida Almirante Barroso, 435 – Praia de Iracema

Telefone: 3308-6503 ou 3311-1111

 

Iguauto

Onde: Avenida Rogaciano Leite, 400 – Água Fria

Telefone: 3452-1444


ViaSul

Onde: Avenida Santos Dumont, 7800 - Dunas

Telefone: 3535-6565

 

Quais as cores?


O novo Fiat Cronos chega ao mercado em oito cores. Três são sólidas (Branco Banchisa, Preto Vulcano e Vermelho Alpine), três metálicas (Prata Bari, Cinza Scandium e Preto Vesúvio) e duas perolizadas (Branco Alaska e Vermelho Marsala).


Quem é o alvo?

Pesquisas da FCA demonstraram que os consumidores do segmento de sedãs compactos, em sua maioria, são casados, têm ao menos um filho, viajam constantemente com a família e possuem um único automóvel.

 

5 VERSÕES

 

CRONOS 1.3

Opção de entrada, motor Firefly quatro cilindros 1.3 de 109 cv de potência e 14,2 kgfm de torque (ambos com 100% etanol). O câmbio é manual de cinco marchas. Como itens de série há ar-condicionado, direção elétrica, vidros elétricos (dianteiros), trava elétrica, chave com telecomando, rádio com conexões Bluetooth e USB, computador de bordo e outros.

 

CRONOS DRIVE 1.3

Em relação à versão anterior, o Fiat Cronos Drive 1.3 acrescenta o sistema multimídia Uconnect Touch 7 polegadas e a segunda porta USB – voltada para os passageiros traseiros. E mais outros opcionais.

 

CRONOS DRIVE 1.3 GSR

Tem motor Firefly 1.3 e câmbio automatizado GSR (Gear Smart Ride) Comfort de cinco marchas com controle por botões no console central, de acionamento simples e intuitivo. A versão traz ainda paddle shifters (borboletas) atrás do volante. E outras funções como ESC (Controle Eletrônico de Estabilidade), TC (Controle de Tração),HH (Hill Holder), o assistente para partida em rampas que impede que o carro se desloque para trás nas saídas em trechos íngremes.

 

CRONOS PRECISION 1.8

Com câmbio é manual de cinco marchas, a versão é equipada com motor 1.8 E.torQ Evo VIS de 139 cv de potência e 19,3 kgfm de torque (ambos com 100% de etanol). Rodas de liga leve de 17 polegadas.

 

CRONOS PRECISION 1.8 AT6

Câmbio automático de seis velocidades, o mesmo utilizado na picape Fiat Toro e no Fiat Argo. Motor 1.8 E.torQ Evo VISTraz de série equipamentos de série paddle shifters, controle de velocidade de cruzeiro e outros.

 

JOCÉLIO LEAL*

leal@opovo.com.br

ENVIADO AO RIO DE JANEIRO

O que você achou desse conteúdo?