Logo O POVO+
Lajes de grande porte
Pop-Imoveis-E-Construcao

Lajes de grande porte

Fábio Albuquerque, diretor de incorporações da BSPAR, fala da procura por grandes salas comerciais
Edição Impressa
Tipo Notícia
NULL (Foto: )
Foto: NULL

[FOTO1]

Após a batida do martelo de quem será o próximo presidente do Brasil, os traços da economia começam a ganhar mais nitidez. Assim como outras incorporadoras, a BSPAR estava no aguardo da definição da escolha para melhores planejamentos para os anos seguintes. Um dos empreendimentos que está com perspectiva de ser lançado é um loteamento em Maracanaú. São 1.500 lotes, com 150 m², cada um de 6 m por 25 m.

 

Com produtos variando de R$ 250.000 a R$ 3.000.000, a incorporadora de Beto Studart, atual presidente da FIEC, prefere apostar principalmente nas áreas mais nobres de Fortaleza, por exemplo, Meireles e Aldeota. Nessa região, pode ser encontrado o empreendimento comercial BS Design já em mais de 85% da fase de construção. Em entrevista a Jocélio Leal no programa Mercado Imobiliário da Rádio O POVO/CBN, o diretor de incorporações da empresa, Fábio Albuquerque, detalha estratégias atuais da companhia, perspectivas dos próximos anos e ainda comenta o recebimento do Selo Verde Cegás.

 

O POVO - O que a BSPAR tem como estratégia para aumentar a velocidade de venda do que vocês já tem?

 

Fábio Albuquerque - A gente tem buscado um relacionamento muito forte com os bancos, providenciando financiamentos a custo mais barato do que o está no mercado para o nosso cliente, trazendo campanhas inteligentes. Conseguimos fazer uma campanha que o cliente dava só 1% de entrada e o resto era tudo financiado pelo banco. Conseguimos uma avaliação no banco Itaú, igual ao preço da tabela, que permite que o cliente finance 82% do imóvel, dando entrada bem mais baixo do que hoje realmente é necessário. E estamos, logicamente, flexibilizando. Estamos abrindo agora uma linha de financiamento próprio. É a primeira vez. A gente já faz com alguns clientes pontuais, com seis meses, 12 meses. Agora estamos estudando o modelo para poder financiar o cliente por um prazo um pouco mais longo, evitando que o cliente vá para um banco e precise passar por um processo que, às vezes, demora dois, três ou quatro meses. Tem cliente que não gosta de estar dentro de uma instituição bancária, apesar de que é o futuro. Isso facilita, não necessariamente, o cliente precisar ir para o banco, alienar um imóvel, etc. Fazer direto com a empresa, às vezes, é mais fácil.

 

OP - A BSPAR é uma incorporadora que mira em algumas áreas especificamente? Vocês têm esse mapa definido?

 

Fábio - A gente gosta muito de trabalhar produtos localizados na região da Aldeota, Meireles. É uma área que a gente gosta de atuar. A gente sempre gosta de trabalhar produtos com um bom acabamento, produtos novos, com diferenciais, reais em relação ao que tem de concorrência. E esse produto só consegue se fazer realmente em áreas nobres. A gente sempre tenta buscar essas localizações privilegiadas. Você me perguntou o que a gente tinha, a gente tem uns terrenos comprados e aguardando o momento certo para desenvolver o produto, que a gente possa atender ao nicho que seja, de pequenas unidades ou de grandes tamanhos. A pequena unidade não necessariamente é uma unidade para um público de renda mais baixa, é um público que não precisa de uma área grande para morar. É um casal que já não tem mais filho em casa, um recém-casado, que quer uma área menor. A BSPAR gosta de atuar nesse mercado, mas também atua em outros segmentos.

 

OP - Quem vai para a sala comercial hoje tem no mercado algumas ofertas postas. E uma das referências desse mercado é o BS Design. Primeiro, o que falta para ele ficar pronto?

 

Fábio -Nós temos um pouco mais de 85% das obras concluídas. Acho que todo mundo que passa na frente já consegue ver a fachada, a pele de vidro já bastante concluída. A parte de paisagismo já começou. E nossa previsão de entrega para o cliente é no dia 31 de março de 2019. A gente vai entregar a obra já averbada, escriturada, tudo direitinho como deve ser.

 

OP - Vocês pegaram de proa aí uma crise econômica jamais vista na história desse País. E vários empreendedores investiram em salas comerciais. Antes, havia uma carência, muitas empresas queriam alugar um andar inteiro e não tinha. Então veio o mercado com a solução em blocos. Como é que vocês estão trabalhando as vendas versus o ritmo da obra?

 

Fábio - Realmente veio uma crise muito grande. As pessoas deixaram de tomar a decisão de compra enquanto essa crise passa, mas o mercado começou a voltar, tanto nos residenciais quanto no de sala. A verdade é que apesar de toda a oferta que teve de salas comerciais existem poucos empreendimentos voltados para grandes empresas. Se você buscar em Fortaleza, lajes de 300 m², 400 m², 1.000 m², você vai ter grande dificuldade. Assim como no BS Design, no BS Tower fizemos um trabalho importantíssimo de buscar essas empresas. Hoje, o BS Design ainda nem está pronto e já somos procurados por empresas a nível nacional, a nível internacional, empresas que precisam estar alocadas em prédios certificados, prédio que deem qualidade de vida a seus funcionários. Para poder ir de bicicleta, de segurança, de vaga de garagem. Os prédios comerciais mais antigos têm tido esse tipo de problema, não tem vaga rotativa, os visitantes não têm onde parar. Apesar das vendas terem realmente diminuído, a gente tem sido surpreendido por empresas que querem vir para Fortaleza e estão buscando as lajes comerciais de grande porte.

 

OP - Em que medida a movimentação da agenda econômica do Ceará, como hub do Pecém e hub aéreo, impactou nessa demanda para o BS Design, por exemplo?

 

Fábio - Nós temos três hubs no Ceará: o Porto do Pecém, o hub aéreo e o da internet, que tem trazido grandes empresas para cá. Com isso, essas grandes empresas precisam de outras grandes empresas prestando serviços para ela e também empresas daqui crescem para prestar serviços a elas. Fortaleza é acostumada a ter muitas salinhas comerciais, então você tem salas de 30 m², você não tem lajes comerciais para grandes empresas. E o BS Design vem suprir essa necessidade. Eu tenho empresas que estão pedindo para a gente 3.000 m² de área. São equipamentos que atendem a essas necessidades que você não teria normalmente.

 

OP - O que é o selo verde que a Cegás concedeu para a BSPAR?

 

Fábio - A Cegás, no intuito de aproximação com alguns parceiros, deu para a gente esse selo verde. É uma iniciativa muito legal deles. Em nome do presidente, eu queria agradecer a eles. A BSPAR, sempre quando possível, entrega os seus produtos com a solução da Cegás, onde evita-se a subida de botijões de gás no empreendimento, é uma facilidade muito grande. O cliente sempre pode optar em qual produto quer utilizar. E a Cegás reconheceu que a gente, sempre quando possível, coloca a solução para o cliente. Ela premiou a BSPAR justamente em relação a isso.

 

Selo Verde

No dia 19 de outubro deste ano, a Companhia de Gás do Ceará (Cegás) lançou o Selo Verde Cegás. Ele tem como objetivo destacar clientes que utilizam uma energia menos poluidora, que se trata do gás natural renovável (GNR). A BSPAR recebeu o selo de certificação em evento da Casa Cor Ceará 2018.

 

BS Design

 

Previsto para ser entregue em 31 de março de 2019, o BS Design fica localizado em uma das avenidas mais movimentadas de Fortaleza, a Av. Desembargador Moreira. O empreendimento já conta com restaurantes como o Tio Armênio e o grupo Santa Grelha no mall. Além disso, está em processo de negociação também com uma academia.

 

Multimídia

Confira vídeo da entrevista com Fábio Albuquerque em

https://bit.ly/2Q4c6a1

 

 

 

 

 

O que você achou desse conteúdo?