Logo O POVO+
Rosa da Fonsêca comemora 70 anos com relançamento de perfil biográfico
Politica

Rosa da Fonsêca comemora 70 anos com relançamento de perfil biográfico

| HISTÓRIA | Material jornalístico retrata trajetória da militante e o passado recente da política fortalezense
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Rosa da Fonseca que hoje chega aos 70 anos (Foto: MAURI MELO)
Foto: MAURI MELO Rosa da Fonseca que hoje chega aos 70 anos

Militante estudantil, ex-vereadora de Fortaleza e fundadora do grupo Crítica Radical ao lado de Jorge Paiva, da ex-prefeita de Fortaleza Maria Luiza Fontenele e de Célia Zanetti (1949-2018), Rosa da Fonsêca chega ao 70º aniversário hoje. A data marca o relançamento do perfil biográfico da personagem, publicado pela Editora Dummar, na sede da Associação Atlética Banco do Brasil (AABB), às 18h30min.

Parafraseando Fernando Pessoa, Rosa diz que "tudo valeu a pena porque a alma não foi pequena". Interpreta que todos os seus passos foram e são dados na busca "incansável" de uma alternativa ao capitalismo, que diz ser patriarcal e destrutivo. Para ela, o aniversário é apenas pano de fundo para reunir pessoas com energia emancipatória, o que acontece graças a apoiadores que, mesmo sem entender a fundo a proposta do Critica Radical, diz, viabilizam os projetos do grupo.

Autor do perfil, o editor-executivo do O POVO Online e colunista, Érico Firmo, ressalta que o percurso traçado pela mulher se mistura à história política e da esquerda no Ceará e no Brasil na segunda metade do século XX.

"A história política da Rosa começa na época do AI-5. Ela é presa no governo Médici e, em liberdade, participa da luta pela anistia, da reorganização dos partidos e sindicatos. Teve protagonismo na primeira administração do PT (Partido dos Trabalhadores) numa capital e organizou o primeiro ato que pediu 'fora Collor'", remonta o jornalista.

O caminho de Rosa também é marcado por conflitos e rupturas, avalia Firmo. Ela iniciou a trajetória associada a grupos ligados a Igreja Católica, mas hoje não é espiritualista; acreditava numa concepção revolucionária socialista, mas rompeu com as bases do marxismo clássico. Além disso, acrescenta o autor, pensou em tornar a Prefeitura de Fortaleza um meio para "mudar o mundo" e acabou por se convencer que as estruturas governamentais não comportariam esta pretensão.

A militante política, aliás, teve saídas turbulentas de PCdoB, PT, PSTU. Tentou ainda fundar o próprio partido, até desistir de vez da política partidária institucional. "Não falaria propriamente de contradições, pois há um fundamento que percorre toda a trajetória dela. Mas, há mudanças profundas e guinadas de compreensão desse período", raciocina o autor.

Editora-executiva da Editora Dummar, Regina Ribeiro comenta que, antes de tudo, o livro é um trabalho jornalístico primoroso, porque traz à luz episódios da vida de Rosa até então turvos. A escolha pela personagem, diz Regina, nasceu da ausência que sentiu de ver mulheres protagonizando as publicações da coleção Terra Bárbara - da qual o livro faz parte.

Regina revela ainda ter acertado com Firmo que ele escreveria por volta de 30 laudas, o que não aconteceu. "O Érico (Firmo) entregou, na verdade, uma história da política recente de Fortaleza", pontua. O livro tem 139 páginas.

SERVIÇO

Relançamento do livro "Rosa da Fonsêca"

Data: 24/04/2019

Horário: 18h30min

Local: Av. Barão de Studart, 2917 - Dionísio Torres, Fortaleza

Preço: R$ 24,90

O que você achou desse conteúdo?