Logo O POVO+
UFC: autônoma e conectada
Opinião

UFC: autônoma e conectada

Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Antônio Gomes Souza Filho
Doutor em Física, membro titular da Academia Brasileira de Ciências e pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFC
 (Foto: Antônio Gomes Souza Filho)
Foto: Antônio Gomes Souza Filho Antônio Gomes Souza Filho Doutor em Física, membro titular da Academia Brasileira de Ciências e pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFC

A expansão recente da UFC veio acompanhada de um crescimento de qualidade no ensino, na pesquisa, na extensão e na inovação, o que nos colocou entre as melhores instituições nacionais. A UFC é, hoje, a universidade mais bem avaliada nos cursos de graduação e a que possui o maior número de programas de pós-graduação com padrão internacional, no âmbito das regiões Norte e Nordeste. Avaliações recentes nos colocam no topo da lista das universidades que mais depositam patentes e em posição de liderança no compromisso social.

Os avanços acumulados e o atual cenário da economia brasileira nos conduziram a um momento decisivo para o futuro da UFC. Acreditamos que é o momento para avaliação dos nossos programas, estruturas administrativas e orçamento, de forma a garantir o funcionamento eficaz, eficiente e harmonioso das nossas atividades acadêmicas. É fundamental requalificar o financiamento público para fortalecer a adoção das políticas inclusivas, conquistas importantes que possibilitam uma maior aproximação com a sociedade e uma atenção natural aos anseios da mesma.

A nova visão da Universidade que representamos deriva de nossas vivências, para quem a UFC abriu oportunidades e caminhos da formação superior no Brasil e no exterior. Estamos inspirados, para o que propomos na nossa gestão, nas oportunidades únicas de nossa região e no que conhecemos de melhor mundo afora.

Pensamos a universidade como uma instituição aberta e conectada com a sociedade por múltiplos canais, formando profissionais com as habilidades técnicas e emocionais que o mundo moderno do trabalho exige; contribuindo com os governos para o aprimoramento das políticas públicas; transferindo tecnologia para tornar as empresas mais competitivas, e se posicionando na vanguarda da geração de conhecimento; tudo isso realizado sob a guarda do direito constitucional da autonomia universitária.

O sucesso desse modelo de universidade exige mudanças profundas no ensino, com mais realidade, interdisciplinaridade e flexibilidade no itinerário dos estudantes, pesquisa com relevância tecnológica e social, mais relações com a sociedade por meio da extensão e interiorização, e uma gestão por competências, baseada em metas e resultados. A UFC já faz muito e é motivo de orgulho, mas pode fazer cada vez mais! 

O que você achou desse conteúdo?