Logo O POVO+
Soldados da Borracha
Opinião

Soldados da Borracha

Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Rosemberg Cariry
Cineasta e escritor
 (Foto: O POVO.Doc)
Foto: O POVO.Doc Rosemberg Cariry Cineasta e escritor

Entreposto entre os acenos da Alemanha nazista e a pressão dos EUA, sob forte pressão norte-americana, o Brasil terminou por se posicionar contrário aos países do Eixo e alinhar-se com as forças aliadas. Além do envio de soldados para a Europa, uma das exigências desse propósito de guerra, naquele momento, seria também o envio de borracha - o chamado ouro da Amazônia.

Para aumentar a produção dos seringais, o governo de Getúlio Vargas convocou milhares de nordestinos sobreviventes da seca. Foi feito o alistamento e embarque para a Amazônia, com promessas de vantajosos ganhos e apoio governamental. Por volta de 55 mil nordestinos, a maioria de cearenses, deixaram-se iludir pela publicidade oficial. Não tinham nenhum treinamento, nem para a extração da borracha, nem para a sobrevivência na selva.

Sem o prometido apoio, milhares foram escravizados, outros morreram devorados pelas feras e pelas doenças tropicais. Já os donos dos seringais e atravessadores enriqueceram. Passada a guerra, ao voltarem da Itália, os Pracinhas da FEB foram reconhecidos como combatentes e amparados por leis sociais, mas os Soldados da Borracha (poucos foram os que tiveram condição de regressar aos sertões), tiveram que esperar até 1988, para ter esse mesmo reconhecimento e receber dois salários mínimos como pensão.

O documentário "Soldados da Borracha", sob a direção de Wolney Oliveira, trata desse triste episódio da nossa história, oferecendo uma visão crítica, corajosa e profunda, de um Brasil desigual e injusto, onde o povo explorado é sempre quem paga a conta.

O filme estreou, recentemente, no festival É Tudo Verdade, tendo conquistado o prêmio de "Melhor documentário nacional", conferido pela ABD/SP. A crítica especializada tem feito os melhores elogios. Sem dúvida, é um marco no percurso de Wolney Oliveira, um dos importantes nomes do cinema documentário brasileiro, tendo seus filmes alcançado cada vez maior reconhecimento e repercussão. Através desse trabalho, ao lado de tantos outros que têm conquistado espaços destacados, no Brasil e no exterior, o cinema cearense mostra todo o seu vigor. 

 

O que você achou desse conteúdo?