Logo O POVO+
Precisamos de mais figuras públicas como Waldir Pires
Opinião

Precisamos de mais figuras públicas como Waldir Pires

Edição Impressa
Tipo Notícia

Roberto Vieira Medeiros

rvieiramedeiros@gmail.com

Superintendente da Controladoria-Regional da União no Ceará


Na manhã de sexta-feira (22/06), enquanto assistíamos ao jogo Brasil x Costa Rica, o Brasil perdia uma de suas grandes figuras públicas. Morria Waldir Pires: ex-vereador, ex-deputado, ex-governador e ex-ministro. Um currículo extenso de relevantes serviços prestados ao País.


Uma pessoa ímpar, de uma integridade exemplar; verdadeiramente preocupada com os destinos de nossa nação, com a defesa intransigente da cidadania, dos direitos humanos e do crescimento econômico consolidado. Acreditava que a educação era um importante instrumento de mobilidade social e seu trabalho era dedicado para reduzir a desigualdade social que persiste no País.


Conheci-o pessoalmente no ano de 2003, quando assumiu como Ministro da Controladoria-Geral da União. A aparência pequena e frágil escondia a grandeza e a força de sua determinação na luta por uma Administração Pública melhor, mais eficaz e com menos desperdícios, com políticas públicas voltadas para assegurar melhores condições da vida para a população brasileira. Que exemplo vívido para as gerações vindouras!


Seus discursos alertavam para a correta aplicação dos escassos recursos públicos federais, bem como para a importância de nossa atribuição institucional de acompanhar essa aplicação do dinheiro público, avaliando os programas de governo. As necessidades do povo não podiam aguardar. De igual sorte, não havia margem para tolerar erros nem desvios: “Nenhuma complacência deve haver com desvios de recursos”, dizia.


Em sua gestão à frente da Controladoria-Geral da União (CGU), deu início ao programa de fiscalização de municípios, que neste ano completa 15 anos e já passou por quase todo o território nacional. Realizou o IV Fórum Global contra a corrupção, posicionando o Brasil dentre os países que se destacam no cenário internacional do combate à corrupção.


Seus nobres ideais, sua retidão de caráter que permearam sua história, constituem seu maior legado e devem servir de bússola para guiar e inspirar os novos gestores públicos, notadamente nos dias atuais, em que o País está sendo “passado a limpo”. Enfim, precisamos de mais figuras públicas como Waldir Pires.

 

O que você achou desse conteúdo?