Logo O POVO+
Diversidade nas organizações
Opinião

Diversidade nas organizações

Edição Impressa
Tipo Notícia

Quando se fala de diversidade, muitos já pensam em algo distante da nossa realidade e/ou do nosso cotidiano e que possivelmente não se incluiriam neste universo; outros já associam a minorias e aos excluídos (conjunto de estereótipos que mantemos sobre diferentes grupos de pessoas), especificamente este para as empresas.

Tratando-se do ambiente corporativo, a diversidade ainda está longe de ser entendida e compreendida como algo comum e natural de uma cultura organizacional, mas muito perto dos movimentos em prol de uma diversidade mais justa, inclusiva e produtiva. Já que a diversidade é o conjunto de diferenças que caracterizam as pessoas e as tornam únicas, singulares, com seus grupos de pertencimento os mais variados, certamente é preciso que seja desenvolvida e trabalhada em todos os seus aspectos e nas diferentes culturas das instituições.  

Para qualquer tipo ou tamanho de organização, a diversidade é representada e caracterizada pela orientação religiosa, sexual e de gênero, assim como dos costumes, hábitos, nacionalidade e naturalidade, idade e etnia ou ainda referindo-se às pessoas com alguma deficiência e com histórias de vida peculiares. Caso sua organização tenha algum tipo de diversidade citada acima, está na hora de se definir e institucionalizar uma política de gestão.  

A diversidade nas organizações pode ser enquadrada como um desdobramento da sustentabilidade por meio da dimensão social do desenvolvimento sustentável e como rentável para as organizações. As empresas que adotam a diversidade têm um desempenho melhor que as outras, por priorizarem a competência das pessoas, respeitarem as diferenças, retendo talentos e facilitando a troca de ideias como estímulo à inovação.  

Costumo dizer que “culturas diferentes %2b trajetórias diferentes %2b visões de mundo diferentes = soluções diferentes e criativas.” Como direcionamento para uma efetiva política, oriento algumas ações como essenciais para uma implementação e resultados: Realizar um diagnóstico específico e definir um posicionamento de diversidade para toda a organização; inserir o tema no Planejamento Estratégico; capacitar líderes no tema como potenciais multiplicadores do assunto; formalizar parcerias estratégicas que auxiliem na gestão dos processos organizacionais; criar canal de diálogos e grupos temáticos entre os colaboradores; e, compartilhar a política com os stakeholders.

 

Maiso Dias maiso@dialogusconsultoria.com.br Sócio-diretor e consultor da Dialogus Consultoria

O que você achou desse conteúdo?