Logo O POVO+
Maternidade-Escola restringe atendimento na emergência
Farol

Maternidade-Escola restringe atendimento na emergência

Edição Impressa
Tipo Notícia
UTI Neonatal com vaga para 51 pacientes está com excedente de 19 bebês (Foto: Mauri Melo)
Foto: Mauri Melo UTI Neonatal com vaga para 51 pacientes está com excedente de 19 bebês

O atendimento na Maternidade-Escola Assis Chateaubriand (Meac) passa a ser restrito às pacientes da ginecologia ou mulheres com até 20 semanas de gestação, na emergência. O hospital - referência no Ceará para gestação de alto risco e neonatologia - divulgou nota nesta segunda-feira, 18. A suspensão do atendimento tenta reverter a superlotação da unidade.

A recomendação é que as grávidas procurem outros hospitais que disponham de serviço especializado, devido à "possível necessidade de admissão de seus bebês em Unidades de Terapia Intensiva".

Apesar disso, consultas, exames, cirurgias e atendimento a pacientes adultos e recém-nascidos já internados seguem sem alteração.

No último sábado, 16, o atendimento de emergência na unidade havia sido temporariamente suspenso por superlotação nos leitos de médio e alto riscos da Neonatologia.

Segundo a assessoria do hospital, o Meac possui, ao todo, 51 vagas de UTI para recém-nascidos em situação de risco. No entanto, atendia 19 bebês além do que sua capacidade permitia. Diz ainda que o hospital não mede esforços para disponibilizar máximo atendimento, "nunca, entretanto, em detrimento da segurança do paciente".

O que você achou desse conteúdo?