Logo O POVO+
Ótimo início de ano
Esportes

Ótimo início de ano

| LÍDER INVICTO | Alvinegro lidera o Campeonato Cearense e a Copa do Nordeste, ostentando a invencibilidade neste início de temporada. Começo de time comandado por Lisca supera o de 2018
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
REMANESCENTE da temporada passada, o zagueiro Luiz Otávio é peça fundamental do time (Foto: Mateus Dantas)
Foto: Mateus Dantas REMANESCENTE da temporada passada, o zagueiro Luiz Otávio é peça fundamental do time

Sete jogos, invencibilidade, classificação na Copa do Brasil e liderança em duas competições: Copa do Nordeste e Campeonato Cearense. São 15 pontos somados, mesmo número de gols marcados e apenas três sofridos, além de assegurar, em pouco mais de um mês, quase R$ 2 milhões de cota pelo avanço para a segunda fase do torneio nacional. Os dados representam o começo do Ceará comandado pelo técnico Lisca na temporada de 2019.

O início é melhor do que o mesmo período em 2018, quando a equipe venceu três, empatou duas e perdeu duas. Na temporada passada, o time acabou o Campeonato Cearense como campeão diante do maior rival Fortaleza, foi eliminado na terceira fase da Copa do Brasil - nos pênaltis, diante do Atlético-PR - e na semifinal do Nordestão, para o Bahia. O ano terminou com a permanência do clube na Série A. Foi um ano de altos e baixos do Alvinegro, que se iniciou com Marcelo Chamusca no comando técnico, teve Jorginho na sequência e encerrou com Lisca.

Na atual temporada, o "repaginado" Ceará, que conseguiu manter cinco titulares do ano passado, é líder do Estadual. São seis pontos conquistados em dois jogos. A equipe balançou as redes seis vezes e não tomou nenhum gol.

Na Copa do Nordeste, o Vovô é líder do Grupo B com duas vitórias e dois empates, marcando oito gols e sofrendo dois. Na Copa do Brasil, o Alvinegro avançou com empate em 1 a 1 com o Central-PE e enfrenta o Foz do Iguaçu-PR na segunda fase.

Apesar dos números positivos, Lisca ainda tenta chegar ao time ideal. O treinador segue fazendo testes na equipe. O ataque é o setor mais em aberto neste início de temporada. A defesa, que foi o trunfo para iniciar a reação na Série A 2018, continua em alta.

Mesmo perdendo nomes importantes como Everson, Richardson e Felipe Jonatan - este mais recentemente -, Lisca manteve o padrão defensivo. O time montado pelo treinador gaúcho segue com forte marcação e dá pouco espaço para os rivais trabalharem perto da meta. O problema do setor, por enquanto, é a bola parada. Os três gols sofridos foram desta forma.

Sem Richardson, Lisca tem apostado em Juninho e Edinho como a dupla de volantes. Entretanto, com os dois em campo, a equipe tem apresentado lentidão na saída de bola. Fabinho e William Oliveira têm sido testados.

Mesmo com a bola entrando neste início de temporada, o setor ofensivo é o mais contestado. Com as saídas do trio titular do ano passado - Calyson, Leandro Carvalho e Arthur -, Lisca tem tido dificuldade para encaixar a parte dianteira do escrete. O único que parece ter vaga assegurada no momento é Felipe Baxola.

Chico, que começou o ano na reserva, tem se destacado em cada partida e é o artilheiro do time com quatro gols. Deve ganhar a titularidade nos próximos jogos.

O que você achou desse conteúdo?