Logo O POVO+
Até abril, 25 projetos devem ser concluídos
Economia

Até abril, 25 projetos devem ser concluídos

Brasil. Privatizações
Edição Impressa
Tipo Notícia

No Brasil, a agenda de privatizações deve ganhar novo fôlego neste ano. Até abril, pelo menos 25 projetos da gestão federal anterior devem ser concluídos. O que deve gerar R$ 8 bilhões em investimentos.

Dentre os equipamentos estão aeroportos, portos, direitos minerários e a ferrovia Norte-Sul no trecho Porto Nacional (TO) e Estrela D'Oeste (SP).

Mas há também uma expectativa grande em relação à ampliação da lista prevista no Programa de Parceria de Investimentos (PPI) de Temer, que tem ainda 69 projetos em andamento.

Em diversas ocasiões, o atual ministro da economia, Paulo Guedes, sinalizou que as concessões são uma estratégia importante para trazer as contas da União de volta ao eixo. Não somente pelo dinheiro gerado pela venda de ativos, mas como forma de enxugar gastos e dar mais eficiência à máquina pública.

O secretário geral de Desestatizações e Desinvestimentos, Salim Mattar, chegou, inclusive, a fazer uma fala polêmica de que apenas Banco do Brasil, Petrobras e Caixa Econômica permaneceriam estatais.

Para Edson Gonçalves é muito difícil que se chegue a tanto. Principalmente, se levar em consideração que boa parte das decisões precisam passar pelo Congresso Nacional e o assunto privatizações ainda é alvo de muita polêmica no País. "Por outro lado, aquelas mais simples, como concessões de rodovias, portos, aeroportos e estatais que não são atividade-fim ou muito deficitárias devem ganhar mais celeridade".

Luiz Cláudio Campos acrescenta que além da estabilidade econômica, a circulação de mais dinheiro para investimentos no cenário mundial e o quadro de juros baixos no Brasil faz com que os investidores estejam mais dispostos a correr riscos em projetos de infraestrutura para obter retornos melhores no longo prazo.

Para dar certo, no entanto, ressalta que é preciso que o projeto seja bem desenhado."É importante que seja consistente. Em segundo lugar tem que estar inserido em um ambiente de regulação muito claro e que garanta financiabilidade ao investidor e transparência ao cidadão".

O que você achou desse conteúdo?