Logo O POVO+
Suíça de portas abertas para o Ceará
Economia

Suíça de portas abertas para o Ceará

| EVENTO |O Conexão Ceará-Suíça mostrou as oportunidades de negócios e parcerias no País, ontem, no Centro Industrial do Ceará (CIC)
Edição Impressa
Tipo Notícia

Importante compradora de produtos cearenses, a Suíça espera expandir os negócios com o Ceará. Carga tributária, logística eficiente e segurança legal foram os atrativos citados durante o Conexão Ceará-Suíça. O evento ocorreu na tarde de ontem, no Centro Industrial do Ceará (CIC), em Fortaleza.

O país europeu já tem uma relação comercial consolidada com o Estado. Tanto pela compra de polpas de acerola, calçados, mica e redes cearenses, como pela importação de máquinas e equipamentos, produtos químicos e defensivos agrícolas.

Durante o evento, que teve como mote a internacionalização das indústrias cearenses e a inovação, Hamilton Belizario, diretor no Brasil da Agência Greater Geneva Bern Area (GGB), falou sobre as vantagens competitivas do mercado suíço.

"Temos carga tributária simples, localização privilegiada, leis trabalhistas flexíveis, educação de alto nível, baixa taxa de desemprego, qualidade de vida excepcional, além de consistentes investimentos a fundo perdido, efetivas relações entre academia e empresa, e números expressivos de patentes", enumerou.

A GGB é uma agência de promoção de investimentos da Suíça ocidental, que une as cidades de Berna, Fribourg, Vaud, Neuchâtel, Genebra e Valais. Também participou do debate a consultora de desenvolvimento de negócios do Centro Suíço de Eletrônica e Microtecnologia no Brasil (CSEM Brasil), Danielle Guimarães Moraes. A CSEM Brasil é um centro de pesquisa aplicada e desenvolvimento tecnológico, privado e sem fins lucrativos, focado em inovação.

No evento, coube ao secretário executivo de Comércio, Serviço e Inovação da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho do Ceará (Sedet), Júlio Cavalcante, destacar as questões de política de desenvolvimento do Estado e a importância do setor de inovação nesse contexto mercadológico.

O gerente executivo de inovação do Sistema Fiec, Pablo Padilha, apresentou o ambiente de P&D e inovação, incubadoras e parques tecnológicos. Já o presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Químicas, Farmacêuticas, Colchões e de Materiais Plásticos e Produtos Isolantes do Estado do Ceará (Sindquímica), Marcos Soares, lembrou sobre o Polo Químico de Guaiúba, na Região Metropolitana de Fortaleza.

A programação segue hoje com reuniões entre sindicatos filiados à Fiec (Sindlaticínios, Sindquímica, Simec e Sindialimentos) e os representantes das instituições suíças. Amanhã, o evento encerra com visitas técnicas à unidade do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), em Maracanaú, e ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE).

O que você achou desse conteúdo?