Logo O POVO+
TAP estuda novas conexões com o Aeroporto Pinto Martins
Economia

TAP estuda novas conexões com o Aeroporto Pinto Martins

FORTALEZA | Estratégia em análise é montar malha com conexões até mesmo com a Gol, parceira da Air France- KLM no hub de Fortaleza
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
NULL (Foto: )
Foto: NULL

[FOTO1] 

A TAP não pretende assistir do terraço do Aeroporto Pinto Martins a instalação do hub da Air France-KLM, com data marcada para 3 de maio. No comando da empresa portuguesa, o espírito é de guerra. Uma guerra de preços. Mas não apenas. Estuda incluir conexões com as outras nove capitas onde opera – até mesmo com a Gol - a partir de Fortaleza.

 

O vice-presidente de Marketing e Vendas, Abílio Martins, disse que a estratégia da companhia ainda está sendo desenhada. “Ainda estamos vendo malha, dos voos e estratégia comercial”. Ele estima que a ação da empresa poderá ser implantada no segundo semestre. Segundo Abílio, a politica de preços da empresa hoje segue o dinamismo próprio do setor aéreo, pela qual em voos com alta ocupação não faz sentido reduzir preço.

[SAIBAMAIS]

Ademais, a TAP quer atrair a ligação com a Europa por Portugal, em função de stopovers. O stopover é um modelo em que um passageiro é estimulado a ficar em uma cidade de conexão por meio da não cobrança de tarifas extras e também da concessão de descontos por parceiros locais – em restaurantes, hotéis e no comércio. A TAP tem 150.


“Imagine que o passageiro que está indo para Milão (Itália) pode ficar vários dias em Lisboa ou Porto”, disse Abílio. A propósito, o modelo é a estratégia que interessa ao Ceará em função do Hub Air France-KLM – ver os passageiros em trânsito saírem do Aeroporto para ficar no estado por alguns dias.

[QUOTE1]

A ofensiva da TAP em Fortaleza acontece no momento em que a companhia festeja crescimento declarado de 21,7% em 2017 no número de passageiros transportados, ante 2016. Fechou o ano com 14,27 milhões de passageiros, 2,55 milhões a mais. Nas rotas para o Brasil, crescimento menor, mas expressivo: 14%. Abílio avalia que, a despeito do cenário de crise, os brasileiros adquiriram o hábito de voar para o Exterior.


Dados do Instituto Nacional de Estatísticas (INE), de Portugal, confirmam: os turistas brasileiros foram maioria em duas regiões portuguesas no mês de janeiro: Lisboa (36,9 mil) e Centro (11,5 mil). Tomando por base todo o país, os brasileiros perderam apenas para os vizinhos ibéricos, os espanhóis. Ao todo, 78 mil turistas do Brasil foram registrados pelos estabelecimentos hoteleiros em janeiro, um aumento de 30% em relação a 2017.


No caso de Fortaleza, a TAP diz ter aumentado a oferta de assentos em 9% no ano passado, na comparação com 2016. Na rota Fortaleza-Lisboa-Fortaleza - crescimento apontado de 12% no volume de passageiros transportados.


A TAP lançou o programa Portugal Stopover em julho de 2016 e afirma ter atingido a marca de 100 mil passageiros transportados por essa modalidade. E seis em cada 10 passageiros do Stopover são brasileiros. No últimos seis meses, evolução de 86%, versus aumento total de 30%.


O passageiro pode fazer uma parada de até cinco dias, na ida ou na volta, nas cidades de Lisboa ou Porto, quando embarcarem para destinos além Portugal, na Europa ou em África. Faro, Madeira e Açores são destinos onde a empresa também oferece.


*O jornalista viajou a convite da TAP

 

JOCÉLIO LEAL

ENVIADO A LISBOA*

leal@opovo.com.br

 

O que você achou desse conteúdo?