Logo O POVO+
Bairro Pedras deverá fazer parte de Fortaleza
Cotidiano

Bairro Pedras deverá fazer parte de Fortaleza

A mudança faz parte de um acordo entre os municípios de Itaitinga e Fortaleza. Cerca de 1.900 habitantes passarão a ser da Capital
Edição Impressa
Tipo Notícia
NULL (Foto: )
Foto: NULL

[FOTO1]
Um novo acordo entre os municípios de Fortaleza e Itaitinga deverá modificar o limite entre as duas cidades. Com a proposta, o bairro Pedras, atualmente integrante de Itaitinga, passará a ser parte de Fortaleza. Assim, a capital receberia 1.842 habitantes. O termo de ajuste foi assinado pelos dois prefeitos no último dia 27 de junho e a proposta deve ser enviada à Assembleia Legislativa no início de agosto.


De acordo com Prisco Bezerra, arquiteto da Secretaria do Urbanismo e Meio Ambiente de Fortaleza, além de Itaitinga, os limites da Capital estão sendo revistos em outros quatro pontos na Região Metropolitana.

Atualmente, há acordo para mudança de limite nos municípios de Eusébio, Caucaia, Maracanaú e Aquiraz. “Estamos fazendo essa mediação e estudos. Itaitinga saiu na frente e eles mesmos partiram com a proposta”, disse.

[QUOTE1]
Com o novo formato, Fortaleza ganha cerca de 193 hectares relativos ao bairro Pedras, mas perde outros 152 no território próximo ao Ancuri, área rural onde não há população considerável. “Muitas vezes essas linhas (entre municípios) não são bem estabelecidas. Tinha casas com uma parte na Capital e outra em Itaitinga”. De acordo com Prisco, os estudos para as novas divisões levam em consideração aspectos geográficos, sociais e rodoviários. “Usamos divisões mais claras como rios, avenidas, linhas férreas”, cita.


A divisão, segundo Prisco, não trará prejuízo de recurso para nenhum dos dois municípios. Então, mesmo com a perda populacional, não haveria prejuízo financeiro para Itaitinga devido ao crescimento da população que manterá o coeficiente de Fundo de Participação do Município, que é atualmente de 1,8.


“E Fortaleza já conta e arca com equipamentos no local e isso acaba não fazendo tanta diferença”, garante.


O comerciante Francisco Nascimento, 55, reside em residência que passará a ser definitivamente da Capital. “Eu já sentia que morava em Fortaleza, meu papel de luz vem como sendo de lá. Mas essa situação de morar entre as cidades é complicado, porque você não sabe de quem cobrar melhorias. Pode ser que agora melhore”, confia.


O bairro Pedras conta com escolas, unidade de saúde, rotas de ônibus e praças urbanizadas pela Prefeitura de Fortaleza.


Segundo Paulo Afonso Cavalcanti, secretário do Meio Ambiente de Itaitinga, a nova proposta foi orientada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). “Esse litígio é antigo, perdemos um território grande, faz tempo que Fortaleza vinha avançando, e procuramos o IBGE, que confirmou que de fato a divisão era antiga e não tinha mais como voltar atrás. Aí entramos em um acordo”, afirmou. 

[FOTO2]

O que você achou desse conteúdo?