Projetos de ano novo
PUBLICIDADE

VERSÃO IMPRESSA

Projetos de ano novo

2018-12-31 01:30:00

A bsolutamente natural que uma data com tanto simbolismo como a mudança de ano traga consigo momentos de reflexão sobre o que passou e planos para o futuro. Nesse contexto, surgem projetos de ano novo e promessas de mudança em todas as dimensões da vida. Reduzir peso corporal, voltar para academia, estudar uma língua estrangeira, economizar dinheiro estão entre as propostas mais frequentes e também entre as frustrações mais presentes daqui a alguns meses.

 

Afunilando o tema para prática de exercícios físicos, os projetos de ano novo tendem a começar em um cenário já desfavorável, do tipo: "Vou aproveitar as férias para beber bem, comer mais e treinar menos, mas prometo que assim que começar o ano eu inicio meu projeto de ano novo". Prenúncio de insucesso, concorda?

 

Somente ter a intenção de algo não é capaz de modificar hábitos, não transforma comportamentos. Simplesmente decidir sobre o que você pretende fazer em relação à sua aptidão física não resultará em nada, se desde o início, você não incluir a parte dura: o esforço, o desconforto, o abrir mão de coisas que você acha que merece. Esqueça essa parte e em dezembro de 2019 lá estará você com o mesmo projeto na cabeça e alguns centímetros a mais na cintura.

 

Além de assumir a ideia que sempre haverá algum sacrifício envolvido para que você atinja suas metas em relação aos exercícios, vale a pena determinar as prováveis barreiras para o seu treinamento e pensar como suplantá-las, dessa forma seu treino será elaborado a partir de condições reais e aplicáveis e não de condições ideais, porém utópicas.

 

Quantos dias você realmente poderá treinar? Qual o horário que melhor se encaixa nas suas agendas (familiar, profissional, social)? Qual a academia em que as chances de você faltar serão menores? Essas são algumas perguntas que quando respondidas antecipadamente e de forma direta, alavancam sua chance de manter-se em atividade. É fato que a escolha de um programa de exercícios físicos frequentemente acontece por impulso e nessa situação as pessoas tendem a superestimar sua força de vontade e condições de tempo, dinheiro e paciência. O resultado disso é uma proposta de treinamento que atenderá alguém que não é você na vida real, então calma, reflita e peça ajuda de um profissional de Educação Física capaz de alinhar sua realidade com suas necessidades.

 

Como escolher a modalidade de exercício físico para começar o ano? Todos sabem que escolher práticas associadas ao prazer é um grande passo para manter-se ativo por muito tempo, mas se o que você mais gosta nãofor o mais indicado para sua saúde ou nível de aptidão física? Quero deixar claro que não estou fazendo juízo de valor sobre qual o melhor exercício para cada um, mas para ajudar as pessoas que me procuram com problemas em que a solução passa pelo movimento, não abro mão do combo: evidência e experiência. Nesses casos, quando há vontade, mas falta capacidade, um programa de exercícios preparatório para a modalidade de sua preferência pode ser a melhor opção.

 

Enfim, abordar os projetos de ano novo de uma forma realista pode parecer difícil e frustrante, mas frustrante mesmo é saber que, segundo uma pesquisa na Universidade de Scranton nos Estados Unidos, apenas 8% das promessas de ano novo se concretizam e eu realmente acredito que esse resultado pode melhorar muito quando as questões acima são consideradas.

 

Entre os corredores de rua que gostam de participar de competições, uma temporada de treinamento é o período de preparação que antecede uma prova. Normalmente após a temporada, incluindo a competição, muitos atletas recreativos e amadores aproveitam a fase de transição para se permitir excessos gastronômicos e etílicos, além de relaxarem mais do que deviam nos treinos. Nesse ano de 2018 completei 50 anos de vida e adotei um lema: "Minha temporada de treinamento somente acabará no ataúde", pode parecer meio sinistro, mas agora em plena fase de transição estou conseguindo cumprir minha proposta, sabem por quê? Não é projeto de ano novo, é projeto de vida.

 

Bons treinos!

 

Rossman Cavalcante

TAGS