PUBLICIDADE
Notícias

O senhor dos anéis vs. o deus das guerras

01:30 | 09/07/2018
NULL
NULL

[FOTO1] 
Caros amigos leitores, o mês de julho nos presenteia com quatro maravilhas celestes: os planetas Marte, Júpiter, Saturno e um eclipse total da Lua. Os olhares dos amantes da Ciência do Céu voltam-se para "o senhor dos anéis" e o "deus das guerras". No início da noite, olhando para o Leste (nascente) você pode ver facilmente o brilhante Marte, avermelhado e, mais acima, Saturno, alaranjado.

Saturno está de volta ao céu noturno exibindo seus belíssimos anéis que podem ser vistos até mesmo através de pequenos telescópios. É o mais esplendoroso dos planetas.

E, ao contrário do que muita gente pensa, não é o único que possui anéis. Júpiter, Urano e Netuno também são rodeados por anéis, embora imperceptíveis por pequenos telescópios.

Para os gregos antigos, Saturno era chamado de Ouranós (divindade que representava o Céu e o Universo). Era o planeta mais distante conhecido e visível a olho nu pelos povos antigos, gasta muito tempo para se deslocar entre as estrelas, por isso lhe foi atribuído também o nome Cronos (tempo).

Na mitologia profetizavam que Saturno - o deus do tempo, seria destronado por um de seus filhos. Para garantir seu trono, Saturno devorava seus filhos logo ao nascer. Mas, quando Júpiter nasceu, a mãe Réia escondeu o menino do pai e lhe entregou várias pedras embrulhadas num pano. O deus do tempo engoliu tudo rapidamente e foi para o descanso. O jovem Júpiter cresceu, destronou Saturno e foi para o Olimpo tornando-se o deus dos deuses ladeado por outros onze deuses.

O PLANETA SATURNO


É o segundo maior planeta do sistema solar, está aproximadamente a um bilhão e meio de quilômetros do nosso Sol, isso equivale a 10 vezes a distância da Terra ao Sol. Seu ano dura quase 30 anos dos nossos, ou seja ele gasta quase 30 anos para dar uma volta em torno da nossa estrela. Ele também gira muito rápido como Júpiter, seu dia dura pouco mais de 10 horas. Saturno é um planeta gasoso, sua atmosfera é composta de 73% de hidrogênio e 3% de hélio e a temperatura chega a 180 graus abaixo de zero. Sua densidade é menor do que a da água, isso significa dizer que se pudéssemos colocar Saturno dentro de um gigantesco oceano, ele ficaria boiando na água.

Saturno possui 31 satélites conhecidos, um deles TITÃ, é maior do que o planeta Mercúrio. O globo de Saturno é quase do tamanho de Júpiter e seu diâmetro é quase 10 vezes o da Terra.

A outra joia das noites de julho e agosto é Marte! O planeta vermelho - "Deus das Guerras". Nesses dias de julho, ele está na constelação de Capricórnio, logo abaixo de Saturno. E dessa vez, um destaque a mais - no dia 27 de julho Marte estará em OPOSIÇÃO, posição astronômica em que o planeta se aproxima da Terra e apresenta brilho máximo, pois a Terra se encontrará entre o Sol e Marte, e nós terráqueos veremos o disco do planeta vermelho todo iluminado pelos raios solares.

Ainda no dia 27 de julho teremos outro presente celeste - o Eclipse Total da Lua. Para o Nordeste do Brasil a lua já vai nascer eclipsada às 17h 20min, ocasião de Lua Cheia. Vale a pena observar a Lua Cheia em cores diferentes das habituais.

TAGS