PUBLICIDADE
Notícias

Há 99 anos...

01:30 | 21/05/2018
NULL
NULL
Caros amigos leitores, hoje chamamos a sua atenção para o famoso eclipse de 1919. No próximo dia 29 de maio completam-se 99 anos que esse eclipse foi observado com o mais alto interesse científico, especialmente em duas localidades: na Ilha do Príncipe, situada no Golfo da Guiné, e em Sobral, no Ceará. O principal objetivo era comprovar a Deflexão (curvatura) do Raio Luminoso, prevista por Albert Einstein na sua Teoria da Relatividade Geral.
[FOTO1]
Ao longo dos séculos os eclipses foram associados a mitos e lendas por vários povos de várias civilizações, anunciavam maus presságios e, nas ocasiões de suas ocorrências, serviam para cultos religiosos e sacrifícios. Para os antigos chineses, uma lenda conta que, durante um eclipse, um dragão devorava o Sol e logo depois o regurgitava. Já para os antigos egípcios, a serpente Apófis, inimiga do deus Rá (Sol), periodicamente se colocava à frente do Sol, impedindo que sua luz atingisse a Terra.

Mesmo na antiguidade, a observação dos eclipses já tinha algum cunho científico. Sabe-se, por exemplo, que Tales de Mileto conhecia o período Saros, de ocorrência dos eclipses. No início do século XIX, as observações científicas dos eclipses tiveram especial atenção dos astrônomos e trouxeram descobertas.
[FOTO2]
Desde que Einstein divulgou suas ideias sobre a gravitação, vários cientistas, inclusive o próprio Einstein, pensaram em testar a hipótese através da observação de um eclipse solar. A teoria previa uma curvatura do raio luminoso ao passar por um campo gravitacional muito intenso, como é o caso de uma estrela como o Sol.

O que poucos brasileiros sabem é que foi realmente em Sobral que foi comprovada pela primeira vez a Teoria da Relatividade. O próprio Einstein anunciou: “Um problema concebido pelo meu cérebro, incubiu-se de resolver, o luminoso céu do Brasil”.

A comissão inglesa que veio a Sobral, encarregada da verificação do “efeito Einstein”, foi chefiada pelo doutor C. D. Cramelin acompanhado do doutor C. Davidson. A comissão brasileira foi chefiada pelo doutor. Henrique Morize, então diretor do Observatório Nacional, que trouxe os astrônomos Domingos Costa, Lélio Gama, Teófilo Lee, Luís Rodrigues e Arílio de Matos.

No próximo dia 29 haverá um grande evento em Sobral – vai ser dado o “Ponta pé inicial” para o “O Ano da Ciência em Sobral”. Para tanto, foi criada uma comissão de pesquisadores, que ficará responsável pela organizarão de eventos mensais durante todo esse ano, culminando com o centenário do eclipse em 29 de maio de 2019. O trabalho tem apoio do prefeito Ivo Ferreira Gomes; do presidente da SBPC, Ildeu de Castro Moreira e da titular da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Nájila Drumont.
TAGS