PUBLICIDADE
Notícias

Os "céus artificiais" do Ceará

01:30 | 23/04/2018
NULL
NULL
[FOTO1]

Caros amigos leitores da coluna Visões do Cosmos, o Ceará atinge sua maioridade no que se refere à inovação no ensino e na popularização da ciência e tecnologia.


No próximo dia 28, comemora-se o aniversário do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, onde se encontra instalado o Planetário Rubens de Azevedo, que também faz aniversário nessa data, completando 19 anos de funcionamento. Em abril de 1999, foi instalado o equipamento alemão marca Carl Zeiss, modelo Skymaster ZKP3, na época, um dos mais modernos e completos planetários do Brasil.


Durante esses anos, o Planetário Rubens de Azevedo atuou no binômio turístico-pedagógico, realizando vários projetos e grande quantidade de atividades tais como: Projeto Planetário como Sala de Aula, Sessões de Planetário, Programa Noite das Estrelas, cursos de astronomia, palestras e oficinas, dentre outras atividades.


Após 10 anos de funcionamento, no ano de 2009, como uma ação por ocasião do Ano Internacional da Astronomia apresentamos um projeto ao Governo do Estado do Ceará que contemplava a aquisição de um novo planetário para Fortaleza, já com as novas tecnologias digitais e, um completo upgrade para o antigo Skaymaster ZKP3, transformando-o em um planetário também digital a ser transferido, posteriormente, para a cidade de Sobral.


O projeto foi aprovado e, em 30 de junho de 2010, foi inaugurado o moderno Skymaster ZKP 4 com o sistema de projetores digitais Space Gate Quinto, sendo na época o mais moderno do Brasil.


No dia 29 de maio de 2015, foi inaugurado o Planetário de Sobral, instalado na Praça do Patrocínio, onde já se encontravam o Museu do Eclipse e o Observatório Astronômico Henrique Morize, ambos alusivos ao Eclipse de 19 de maio de 1919, observado em Sobral, e cujas observações comprovaram pela primeira vez ao mundo a Teoria da Relatividade Geral de Albert Einstein.


Neste ano de 2018, o Planetário Rubens de Azevedo vai passar por mais uma atualização tecnológica. Sempre visando acompanhar as novas tendências e modernas tecnologias, apresentamos um novo projeto que consiste em adquirir o planetário mais moderno para Fortaleza – o Skymaster ZKP 4 LED com Sistema Velvet Duo; um upgrade para o atual Skymaster ZKP 3 de Sobrale um upgrade para o atual Skymaster ZKP 4 instalado em Fortaleza para ser posteriormente transferido e instalado na Região Sul do Estado – Cariri.


O projeto foi aprovado pelo Governo do Estado, através da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Ceará. O equipamento para o Planetário Rubens de Azevedo já foi embarcado na Alemanha e, se a burocracia permitir, no próximo dia 29 de maio estaremos inaugurando o novo planetário de Fortaleza.


Para Observação Astronômica no mês, existem duas excelentes oportunidades para observar as crateras da Lua e o planeta Júpiter. Uma é visitar o programa Noites das Estrelas, que nesse mês será nos dias 25 e 26 de abril às 19 horas. É gratuito. A outra oportunidade é visitar o programa O Céu da Seara, também gratuito. Para informações: seara@ufc.br ou pelo telefone: 3366-9245. Essas atividades não serão realizadas em noites com céu nublado.


Bons céus para os amigos leitores.

 

Por Dermeval Carneiro

 

TAGS