PUBLICIDADE
Notícias

"Olhe para as estrelas e não para os seus pés"

01:30 | 19/03/2018

 

Por Dermeval Carneiro

 

Caros amigos leitores, hoje faremos uma homenagem a um dos mais importantes cientistas da atualidade – Stephen Hawking. O consagrado cientista faleceu em Cambridge no último dia 14 de março. Jornais do mundo inteiro e as demais redes sociais comentaram as coincidências: Hawking faleceu no dia do nascimento de Albert Einstein (14 de março de 1879) e nasceu em Oxford em 8 de janeiro de 1942, exatamente 300 anos depois da morte de Galileu Galilei em 8 de janeiro de 1642, mesmo ano em que nasceu o outro gênio inglês, Isaac Newton. Como sabemos; Einstein, Galileu e Newton são três dos principais protagonistas da Teoria Geral da Gravitação, assunto de principal interesse nos estudos de Hawking.


Homem de humor invejável, querido e amado por parentes e amigos. Notabilizou-se por levar ao público leigo, de forma simples e palpável, através dos seus livros, os mais complexos e abstratos conhecimentos da Astrofísica, promovendo a popularização da ciência. Ficou conhecido como um dos mais populares cientistas da atualidade, participando de episódios de séries e gravação de discos.


Além de grande pesquisador e divulgador da ciência, na minha opinião, Stephen Hawking nos deixou outro legado – um exemplo de sobrevivência! Aos 21 anos, foi diagnosticado com Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA), uma doença degenerativa. Os médicos lhe deram no máximo 2 anos de vida. A doença foi paralisando seus membros e a face aos poucos, mas o cérebro continuou...e ele fez contribuições da mais alta importância para a ciência. Hawking superou todos os prognósticos médicos. Quem era pra morrer em 2 anos, viveu 55 anos com a tal ELA. Ele mesmo disse uma vez numa entrevista ao “The Guardian” em maio de 2011:“Vivo com uma expectativa de uma morte precoce há 49 anos. Não tenho medo de morrer, mas também não tenho pressa”.


Sua capacidade de generalização e dom da síntese era impressionante. Certa vez, em um jantar, sua filha Lucy perguntou: “ o que acontecerá se eu entrar num Buraco Negro?” Ele respondeu assim: “Você se tornaria em um espaguete!”. As crianças entenderam, os adultos não!.


Seus pais eram Frank Hawking, biólogo pesquisador do Instituto Nacional de Pesquisa de Londres, e Isabel Hawking, professora de filosofia. Ele tinha duas irmãs, Philippa e Mary, e um irmão adotivo, Edward.


Stephen Hawking se interessou por ciência desde a infância. Na universidade, seu maior interesse era em Termodinâmica, Relatividade e Mecância Quântica. Foi um físico teórico e doutor em Cosmologia. Na Universidade de Cambridge, ocupou os cargos dos gênios Isaac Newton, Paul Dirac e Charles Babbage como Professor Lucasiano.


Pouco antes de sua morte foi diretor de pesquisa do Departamento de Matemática Aplicada e Física Teórica (DAMTP) e fundador do Centro de Cosmologia Teórica (CTC) da Universidade de Cambridge.


Hawking escreveu vários livros e inúmeros trabalhos resultantes de suas pesquisas. Dentre os livros, destacan-se: “Breve História do Tempo: Do Big Bang aos Buracos Negros”; “Buracos Negros, Universos-Bebês e outros Ensaios”; “O Universo numa Casca de Noz”; “Uma Nova História do Tempo (em co-autoria com Leonard Mlodinow)”.


Você Stephen Hawking, que nos inspirou a olhar para as estrelas, agora está para sempre entre elas...


Para Observação Astronômica no mês:


Existem duas excelentes oportunidades para observar as crateras da Lua e os planetas: Uma é visitar o programa Noites das Estrelas, que ocorre mensalmente no pátio do Planetário Rubens de Azevedo do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, sempre nas noites de quarto crescente lunar às 19h, onde são disponibilizados telescópios de boa performance, é gratuito. A outra oportunidade é visitar o programaO Céu da Seara, também gratuito, e ocorre mensalmente na Seara da Ciência (UFC).


Para informações: seara@ufc.br ou pelo telefone: 3366-9245. Importante: essas atividades não serão realizadas em noites com céu nublado. Bons céus para os amigos leitores.

 

TAGS