PUBLICIDADE
Notícias

Fortaleza: Uber é a segunda opção depois do ônibus

00:00 | 26/11/2017

A Coluna teve acesso a uma pesquisa feita pelo Iplanfor, o órgão de Planejamento da Prefeitura, com 1.190 entrevistados. As respostas desta amostra deram um retrato sobre ônibus e terminais em Fortaleza, além de revelar o peso dos serviços de aplicativo por telefone. Sobre outros modais utilizados, depois do ônibus, a pesquisa apontou em segundo lugar o Uber, com 26%. O resultado é uma pancada na restrição da Prefeitura ao serviço de transporte por aplicativo. Na época, o Uber era o único. Hoje já opera o 99 POP. Como plano B, carro teve 23% e topic 19%. Moto marcou 14%. Bicicleta em seguida com 8%. Táxi 6%.

 

Conforme o levantamento, o conceito sobre ônibus e terminais chega a 82% de Ótimo, Bom e Regular. Ótimo com 4%, Bom, 38% e Regular 40%. O ótimo dobrou de tamanho ante a anterior, de 2014. No Regular, um empate. O Bom era 20%. Do universo pesquisado, 31% declarou utilizar apenas os coletivos como meio de transporte. O índice de confiança é de 95%. Quanto à lotação, apenas 1% respondeu que está ótima. Mas o Bom teve 16% e Regular 31% (47% somados). Ruim (26%) e Péssimo (26%) somados chegam a 52%. De todo modo, na pesquisa de 2014, o Péssimo era 44% e, em 2012, atingiu metade, 49%. O Ruim tinha 18% em 2014.


Já o tempo de viagem alcançou 42% de Bom, 36% de Regular e 3% de Ótimo. Juntos, 81%. O Ruim (12%) somado com Péssimo (6%) ficou em 18%. Outro dado: 70% usam para ir ao trabalho e 15% para ir estudar. Lazer é motivo para 7%. O horário em que as pessoas pegam o ônibus: 30% entre 5 e 8 da manhã. 13% entre 8 e meio-dia. Outro pico ocorre entre 17 e 20 horas: 28%. O bolso: quem pega os ônibus, até um salário mínimo 31%, de um a cinco 61%.


A pesquisa foi feita nos sete terminais da Cidade em fevereiro, mas não chegou a ser divulgada.

 

JOGO RÁPIDO

 

OLÁ, PRAIA DE IRACEMA - A Praia de Iracema volta a ser uma promessa hoje na Cidade. Restaurantes andam sondando a região e tem até gente que pretende morar. Aquele terreno entre o Pirata e o Estoril foi comprado com a intenção de virar uma residência. A animação com o hub aéreo e a ressuscitação do bairro pelo lazer no calçadão e no mar explicam em parte a tendência.


EXTRAFARMA


O negócio da EXP é legalizar

Quem toca a operação dos projetos legais da rede de farmácias Extrafarma no Nordeste é uma empresa cearense. A EXP é formada por arquitetos que não fazem apenas projetos. Enxergaram este nicho: toda a legalização nos órgãos oficiais. Além do Ceará, Pernambuco, Paraíba, Alagoas, Rio Grande do Norte e Piauí. Sim, não falta trabalho.

 

HISTÓRIAS


Dois cases em prêmio

Roberto Nogueira, fundador da Brisanet, um case nacional como maior provedora de telecomunicações da região, fundada em Pereiro, a 400 km de Fortaleza, e o empresário Sílvio Frota, fundador do Museu da Fotografia, uma joia instalada na Varjota, em Fortaleza, são os dois cearenses que concorrem ao Prêmio Veja-se, da revista Veja (Abril).

 

GAME


Sony compra jogo de cearense da FB UNI

Pedro Gustavo Rocha, 28, aluno do curso de Jogos Digitais da FB UNI, criou o jogo Rubro’s Rhapsody: Alkacer. E o jogo vai longe. Foi comprado pela Sony. Ele é bacharel em Música pela Universidade Estadual do Ceará (Uece) e a passou a compor jogos por meio da música. Começou sozinho a estudar programação. Este ano ele entrou na FB UNI. A estratégia do Centro Universitário é formar desenvolvedores. Heitor Villa-Lobos e Alberto Nepomuceno são reis e guerreiros, enquanto conflitos ideológicos dos movimentos culturais se transformam em guerras épicas. Chega em 2018 à loja Playstation. Uma prévia do Alkacer pode ser vista na página https://www.facebook.com/alkacer.games.

 

O BNB E O FOCO NAS CIDADES MÉDIAS

 

ESTRATÉGIA. Quando leu texto da Coluna no final de outubro sobre polêmica envolvendo Celso Furtado e o mais tarde Nobel de Economia Douglass North, sobre a industrialização do Nordeste, em 1961, o presidente do BNB, Marcos Holanda, comentou com o redator: “O Banco mudou! Aposta em inovação, infraestrutura, cidade médias, pequenas e médias empresas, serviços e também indústria”. A realização do Fórum G20%2b20, na quinta e sexta-feira passadas, reforçou o posicionamento da gestão de Marcos no segmento de cidades médias, ante a força da inovação como principal marca. Marcos sabe da limitação do oxigênio dos municípios e que é no setor privado - conectado ao Banco - donde pode sair energia.

 

MICHELIN

A 7 horas de Fortaleza

Portugal está mesmo na moda. O Guia Michelin para Portugal e Espanha trouxe o país com mais dois restaurantes com uma estrela Michelin, ambos no Algarve. São agora estrelados o “Vista”, em Portimão, e o “Gusto”, em Almancil. São 18 restaurantes com uma estrela Michelin em terras lusitanas e cinco com duas estrelas. Já a Espanha tem 11 com três estrelas, 25 com duas estrelas e 159 com uma estrela.

 

POLÍCIA FEDERAL


Qual o nome da operação?

Uma corrente da Polícia Federal, constrangida pelas imagens e o relato sobre o almoço de comemoração pela posse do novo diretor-geral, Fernando Segóvia, deu de ombros. Uma fonte com tráfego em Brasília disse que a mudança foi abrupta. Sem transição “em verdade um DG não muda diretamente uma investigação, mas muda as chefias, que mudam as prioridades”. Segóvia, nome de uma bela e pequenina cidade espanhola de pouco mais de 50 mil habitantes, também daria nome a um diretor tecnicamente limitado, mas politicamente muito forte.

 

HORIZONTAIS

* MARINA. Uma rede internacional de hotéis chegou a se interessar pelo Marina Park Hotel, em Fortaleza. Mas não chegou a aprofundar diligências. Desistiu antes * BARRA GRANDE. A Multicase, com festas em Trancoso, Camarote Sapucai e outros corporativos no currículo, faz pela primeira vez o Piawaii, circuito de festas no vilarejo de Barra Grande, no município de Cajueiro da Praia, no Piauí (por que o Ceará trocou? É um lugar lindo e um dia já foi cearense...) * POLÍTICA. O governador Camilo Santana (PT) confirmou presença na comemoração de uma década da Agência de Desenvolvimento do Estado (Adece), na quinta-feira, 15 horas. A Agência é a veterana da tríade Assessoria Internacional e SDE

TAGS