PUBLICIDADE
Notícias

Hub da Air France-KLM muda mapa do turismo

00:00 | 24/09/2017

O aguardado anúncio a ser feito pela Air France-KLM e Gol na manhã de segunda-feira, no que provavelmente será a escolha da Capital do Nordeste a receber o terceiro voo direto para Paris (a partir do Brasil tem Rio e São Paulo) e a localização de um hub na região, será uma decisão profissional. Assim como a Latam (cujo martelo segue suspenso), a empresa mira no aumento do tráfego não apenas entre os continentes, mas para o Norte e Nordeste e, em especial, para a cidade a ser definida: Fortaleza, Recife ou Salvador.


Dona de 1,5% da Gol, a empresa europeia desenhou um modelo no qual a malha doméstica da brasileira irá alimentar o novo hub, donde os passageiros partirão para a Europa. Ao mesmo tempo, os europeus poderiam pousar em Fortaleza, por exemplo, e decolar em seguida para destinos brasileiros. Mas é neste encontro de conexões que surgem as oportunidades para a cidade-sede. O estado escolhido terá uma imensa oportunidade de reter visitantes. Hoje, Guarulhos é o hub nacional da companhia. Com o novo, o público da parte de cima do mapa, bem como os viajantes europeus, não terão de sobrevoar o Nordeste, voar mais três horas até São Paulo, esperar uma conexão e voar mais três horas. Uma revolução na demanda.


Terceira maior da Europa, a Air France-KLM vive momento alvissareiro no País. A Gol já responde por 25% dos passageiros no Brasil, contra 7% em 2014. Assim, o investimento a ser anunciado compõe a meta de aumentar em 10% a oferta de assentos Brasil-Europa. A estabilidade cambial entre real, dólar e euro explica em boa medida o céu limpo.


A entrevista coletiva convocada pela Air France- KLM e Gol será concedida por Jean-Marc Pouchol, diretor geral da Air France-KLM para a América do Sul, e Paulo Kakinoff, presidente da Gol.


No último dia 12, a empresa negou a informação divulgada pela cônsul da França em Fortaleza, Fernanda Jensen, dando conta de que Fortaleza havia sido escolhida. O comunicado da companhia à Coluna afirmava: “A Air France-KLM informa que ainda não tomou a decisão sobre qual cidade do Nordeste do Brasil será operada a nova rota. A expectativa é que ela seja tomada ainda em setembro”.


A Coluna apurou que a imprensa de Pernambuco não foi convidada para o anúncio. Um indício forte de que o Aeroporto de Recife estaria descartado. Apenas um indício.


FAMOSA


Poços mais fundos

Maior exportadora de frutas frescas do País, a Agrícola Famosa segue colhendo a safra há um mês melão e melancia são o forte. Luiz Roberto Barcelos, o presidente, diz que muitos foram os investimentos em aprofundamento de poços para dar conta da demanda por água. “É muito investimento até isso entrar no fluxo de caixa da empresa, mas vamos bem”.

 

NICHO


Pré-fabricado

A cearense T&A Pré-Fabricados mira nos prédios mais altos construídos com o sistema pré-fabricado de concreto. Depois de edifício de 14 andares no Recife, monta o prédio da nova sede administrativa do Hapvida, em Fortaleza. São nove pavimentos e área construída de aproximadamente 7.300 m². A montagem da estrutura já começou em agosto e deve ser finalizada no mês de dezembro.

 

JOGO RÁPIDO

 

POLÍTICA. Primeiros escalões de Governos nunca são 100% coesos. Os diversos grupos, no máximo, lidam com suas diferenças. Na disputa por um hub isto está claro nos bastidores da equipe de Camilo. O time tem vários DNAs.


FORA DA CAIXA


CONTRAMÃO. A decisão da Caixa de limitar o financiamento de imóveis usados a 50% do valor não terá impacto no grande mercado, avalia Ricardo Bezerra (Lopes Immobilis). Para ele, a Caixa vai na contramão do que os bancos privados farão. Ademais, diz, nada mudou em relação aos imóveis novos ou em construção, a base do setor. RB é quem toca o Black Week Imobiliário, no Iguatemi e RioMar.


HORIZONTAIS

 

* HERDEIROS. O sócio da PwC Brasil, Carlos Mendonça, e a diretora Mary Nicoliello farão palestra sobre boas práticas de gestão em negócios familiares. Sexta, 9h30min, no Centro de Eventos, em promoção da HSM Educação Executiva * RÁDIO. De segunda a sexta,a qualquer momento, tem Vertical S/A nas rádios O POVO-CBN e Mucuripe FM.

 

TAGS