PUBLICIDADE
VERSÃO IMPRESSA

O custo político da insegurança

2018-01-11 01:30:00
NULL
NULL

Qual será, mesmo, o peso dos índices da violência urbana nas eleições para o governo do Ceará, em 2018? A ladainha de que houve grandes investimentos em pessoal e estrutura não suporta as estatísticas negativas. No ano passado, por exemplo, mais de 5 mil assassinatos foram registrados no território cearense. Além disso, o fator facções criminosas pesará no discurso de que o governo Camilo Santana sofre com crime organizado, principalmente na periferia. A sorte do petista, ou talvez menos azar, é que os candidatos de oposição não conseguem formular projetos coletivos, críveis, de segurança social. E são personagens fracos ou desgastados. Por falar em insegurança pública, até agora, a SSPDS não atualizou os números de seu site público. O mês de dezembro e o fechamento de 2017 permanecem uma incógnita e sujeito a especulações. Transparência pública, bom lembrar, é um direito.


SEGURANÇA SOCIAL

[FOTO1]

O condomínio Babilônia (foto), no Barroso II, onde a facção GDE usou apartamentos para o crime é de responsabilidade da Prefeitura de Fortaleza. Seria importante, para a segurança social dali, o Município finalizar a obra e legalizar a ocupação.


SEGURANÇA SOCIAL 2


O Babilônia foi invadido e se transformou numa favela vertical. Não há reboco, iluminação pública, pavimentação... O único alento é que a PM ocupou o bairro e as facções pinotaram.


SEGURANÇA SOCIAL 3


Sem a presença, de verdade, das secretarias estaduais e municipais na área do Babilônia, a SSPDS e a tropa do tenente Dummar darão murro em ponta de faca.


POIS, VAMBORA!


O defensor público Lino Fonteles, coordenador do Núcleo de Habitação e Moradia da Defensoria Pública do Estado, prometeu ser mais incisivo na cobrança à Prefeitura de Fortaleza pela dignidade do Babilônia.


PÕEM NO PAPEL


Segundo Lino Fonteles, o secretário municipal Diogo Vital (Habitafor) disse em audiência pública, na Câmara Municipal, que a obra será retomada. Mas não deu prazo. No Babilônia, um dos apartamentos foi utilizado para julgamento e execução de inimigos da facção GDE.


 


RELÓGIO ATRASADO


O Pinto Martins não está entre os aeroportos mais pontuais do mundo. No ranking da consultoria Britânica OAG, entre os 20 de porte pequeno, se destacam de Curitiba (14º), Recife (17º) e Porto Alegre (20º).


ESTÁ ANDANDO?


A quantas andam as investigações sobre a Lava Jato no Ceará. No pacote, obras suspeitas de derrame de propina: cinturão das águas, Castelão e Transfor. Edson Fachin (STF) enviou em abril do ano passado para Justiça, Ministério Público e Polícia Federal.


HORIZONTAIS


O ator cearense Demick Lopes, do Grupo Bagaceira, está no elenco da série Treze dias longe do sol, da Globo. Ele não é o único daqui, Elena Soares assina o roteiro.


O projeto Mediação Itinerante, do Ministério Público do Ceará, está em Caucaia. Hoje, amanhã e 29. Das 9h às 11h30min, ao lado do 23º Distrito Policial, no Nova Metrópole.


Só lembrando: Por que a Polícia Federal não entrou na investigação do furto das caixas de munição do Exército?

 

 

SOBE

 

PROJETO PRAIA ACESSÍVEL, parceria do governo do Ceará e com a Prefeitura de Fortaleza. Um bom exemplo de inclusão.

 

DESCE


CLIMA DE INSEGURANÇA nos blocos de Pré-Carnaval em Fortaleza, que já está fazendo foliões desistirem da festa.

Demitri Túlio

TAGS