PUBLICIDADE
VERSÃO IMPRESSA

Vizinhos em débito

2018-04-07 01:30:00
NULL
NULL

 

[FOTO1]


Os custos gerados desde a água que rega os jardins à manutenção do elevador estão inclusos na taxa de condomínio, distribuída para todos os moradores do empreendimento. Quem se atrasa no pagamento complica o orçamento que é de todos. De acordo com o Código Civil de 2003, além dos juros diários, é possível aplicar uma multa de 2% em cima da taxa de  condomínio aos inadimplentes.
 

Em um prédio de 19 apartamentos, Ada Greenhalgh, 45, já é síndica há cinco anos. A taxa de condomínio de R$ 713 cobre as despesas de água, energia, manutenção de elevador, portaria eletrônica, folha de pagamento dos funcionários e material de limpeza. Quando um dos moradores não consegue pagar em dia, a primeira tentativa de Ada é mandar uma carta para o vizinho para notificá-lo da falta de pagamento. “Às vezes a pessoa faz o pagamento, mas dá problema no banco”, afirma.
[QUOTE1] 

Caso ainda não seja o suficiente, Ada parte para uma comunicação mais pessoal. “Meu trabalho é corpo a corpo. Mando outra (carta) e já chego junto. Interfono. Ligo. Tento mostrar todos esses pontos prejudiciais”, conta. Em nenhum caso precisou-se recorrer à medida mais drásticas, a solução escolhida entre os condôminos sempre foi o acordo. “Eu tenho vizinhos-amigos. Se é 700 reais e você tem 200, vai pagando. Pode amenizar”, revela.
Segundo Rodrigo Costa, presidente da comissão de direito imobiliário da OAB-CE, o procedimento a ser seguido quando não há o pagamento do condomínio é pelo caminho da Justiça com uma ação de execução. “Em média, é uma ação rápida. Quando você é notificado, você tem que pagar em três dias. Se você não pagar, já tem que deixar um bem de garantia”, explica. Assim, bens podem ser leiloados para quitar a dívida. “Geralmente é o bloqueio das contas, depois vai para o carro. Se não tiver nada, pode leiloar o imóvel”, exemplifica.
 

É permitido que o morador que não estiver em dia seja barrado na votação em assembleias internas. Além disso, o síndico pode recorrer a outras alternativas por meio do advogado do condomínio, como o protesto de inadimplentes. “Você pega o boleto que ele não pagou e vai em um cartório e protesta. O protesto é só uma forma de negativação do crédito dele, é só prejudicar ele em outras coisas. Ele não vai fazer mais compra no comércio, mas não obriga ele a pagar”, afirma Rodrigo.
 

Algumas condutas de síndicos devem ser evitadas por causar constrangimento aos moradores, por exemplo, a restrição do uso das áreas de lazer do prédio. “Não pode restringir o morador de nada. Não pode colocar o nome no flanelógrafo, jamais. Na prestação de contas, o síndico pode colocar o número do apartamento”, reforça o advogado.  

 

CERTO E ERRADO
 

É permitido

• Acordos: pode ser uma forma eficiente e é uma boa maneira de evitar que o caso vá para a Justiça
 

• Proibição de voto: enquanto o morador não tiver quitado as dívidas, ele pode ser barrado de votar nas assembleias de condomínio
 

• Multas e juros: o Código Civil de 2003 permite a cobrança de juros por dia e uma multa de 2% por parcela atrasada
 

• Penhora: Depois de recorrido à Justiça, caso o morador não pague, ele pode ter bens penhorados, como carro ou o próprio imóvel
 

• Protesto de inadimplente: É uma forma de limitar os gastos do morador que está inadimplente até que ele fique em dia com o pagamento do condomínio

Não é permitido

• Limitação: além da proibição de voto em assembleias internas, o morador não pode ser restringido de nada, nem de acesso às áreas de lazer do prédio
• Constrangimento: é proibido a exposição de inadimplentes em listas no flanelógrafo, listas de avisos no elevador

 

TRAMPOLIM DE SUCESSO
 

BPOP é uma ativadora de negócios do Populares para PMEs do setor de imóveis


No Brasil, 90% dos consumidores pesquisam os produtos na internet antes de realizar a compra na loja física, quando não concluem o processo inteiramente pelos sites, tornando imprescindível a presença das empresas no mundo virtual. Assim, foi desenvolvido a plataforma de marketing digital Business POPULARES (BPOP), ativadora de negócios do POPULARES, classificados do O POVO. “O BPOP nasceu com o objetivo de ofertar a pequenos e médios negócios a possibilidade deles existirem na internet com ferramentas que facilitem o dia a dia deles a um preço acessível e ainda desenvolvemos, alimentamos e realizamos a manutenção do ambiente digital da empresa, além de criarmos as campanhas digitais em ambientes como o do Google, afirma Lucas Dorini, gerente comercial do BPOP.


A BPOP oferece ainda ferramentas que estreitam o relacionamento entre consumidor e vendedor.
 

FERRAMENTAS DISPONÍVEIS
 

PORTAL DE IMÓVEIS: Entregue em poucos dias, o ambiente digital é um Portal de Imóveis próprio para você divulgar seus Imóveis e, assim, captar clientes na internet. Caso sua empresa já tenha um site, mas você esteja em busca de uma página customizada para ações de ofertas primes ou promocionais para gerar leads especificas, uma boa opção é a Landing Page ou Smartsite.


WHATSAPP LEAD: é um serviço no qual o cliente pode entrar em contato com sua empresa através do Whatsapp. Um botão, instalado no site, irá direcionar todos os clientes para o aplicativo e, automaticamente, irá registrar as informações dos mesmos no CRM Ativador de Negócios.
 

LEADPHONE:O sistema arquiva a gravação do atendimento telefônico que foi prestado aos seus clientes e monitora de onde o contato de seu telefone foi encontrado (jornal, revista, rádio, TV). Também todas as informações dos clientes que entrarem em contato podem ser registradas por meio da uma “máscara” instalada no seu celular.
 

LEAD TRACKER: Trata-se de um aparelho que instalamos no Wifi da sua empresa e, por meio dele, ao cliente realizar o login com nome, telefone e e-mail, essas e as informações adicionais ficam registradas no CRM.
 

CRM ATIVADOR DE NEGÓCIOS: Os interessados que entrarem em contato, através do formulário do ambiente digital, WhatsApp Lead, Leadphone ou Lead Tracker, serão encaminhados para essa ferramenta com detalhamento de dados com inteligência de mercado, tais como renda, telefones anteriores, endereços anteriores, localização e muito mais.
 

SUPORTE E TREINAMENTO: o BPOP garante suporte técnico para seus clientes e sua equipe é treinada para implantar as ferramentas adquiridas no seu plano por pessoas especializadas.
 

SERVIÇO
bpop.populares.com.br
(85) 2180.9904 

 

Mercado imobiliário para ler
O programa Mercado Imobiliário, transmitido pela rádio O POVO/CBN e veiculado no jornal impresso há cinco, foi a fonte da coleção de entrevistas no livro Grandes Reportagens do Mercado Imobiliário. O lançamento será na quarta, 11, na Lopes Immobilis, patrocinadora do projeto. “A gente sabe da importância desse segmento (imobiliário), relevância no PIB do Estado, inclusive, é um dos maiores empregadores”, afirma Valeria Xavier, coordenadora de Projetos do O POVO.


Assim, o livro é composto de reportagens e entrevistas e depoimentos de representantes de empresas de prestígio no mercado que destacam a importância da informação na busca pelo sucesso. “É um registro importante de como o mercado imobiliário foi se reinventando e atraindo compradores, mesmo diante das oscilações econômicas do País”, relata Lucinthya Gomes, editora do livro.


LANÇAMENTO
 

Data: 11 de abril (quinta-feira), às 19h
Local: Lopes Immobilis - Rua Osvaldo Cruz, 800 - Meireles 

lorena marcello

TAGS