PUBLICIDADE
VERSÃO IMPRESSA

O futuro da construção

2018-03-24 01:30:00
NULL
NULL

Os avanços tecnológicos atingem todas as áreas em diferentes graus. Na construção de empreendimentos, o que tem mexido com o modo tradicional de produzir os projetos é o Building Information Modeling (BIM), traduzido em modelagem da informação de construção. Com o uso desses protótipos virtuais, é possível fazer uma simulação da obra, nos quais dados como área, volume, medidas, tipos de materiais são inseridos. “São várias ferramentas e softwares, seja modelagem, instalações hidráulicas, elétricas, para fazer todos os projetos um em cima do outro e ver se tem alguma incompatibilidade”, afirma Jeferson Böes, coordenador do GT do BIM Sinduscon/CE.
 

As vantagens são otimização do projeto executivo, precisão de orçamentos e quantitativos, menor custo de obra pela redução de retrabalhos, aumento da produtividade no canteiro de obra, racionalização dos projetos, segundo Paulo Marcelo, coordenador de incorporação da construtora Magis. “Não existia a simulação. Esse processo era feito em AutoCad, em 2D, em pranchas, era o modo tradicional de projetos. Com o BIM, o mais importante é a precisão de informação que aquele modelo construtivo oferece antes de eu construir o prédio”, acrescenta.
[QUOTE1] 

Dessa forma, o BIM modifica o processo de desenvolvimento do projeto, antecipando problemas que seriam enfrentados na hora da construção. “Ele deixa de ser só um desenho e passar a ser um modelo rico em informações. Muitas decisões no processo tradicional são tomadas só na hora de executar. No BIM, a gente tem que ter essas decisões mais cedo. Eu consigo fazer simulações, eu vou botar uma esquadria de tipo A. Será que esse esquadria vai me dar a acústica que eu quero em uma avenida como a Santos Dumont?”, exemplifica Jeferson Böes.
 

O caminho das tecnologias geralmente parte dos países mais desenvolvidos  em direção aos de menor engajamento científico. Dessa vez, não foi diferente. Segundo Paulo Marcelo, o BIM já vem se desenvolvendo desde a década de 1980 a nível internacional. Enquanto chegou no Brasil no início dos anos 2000, em Fortaleza, disseminou-se entre as grandes construtoras com mais consistência depois de 2010.

 

MAIS VERDE

[FOTO1] 

C. ROLIM
 

Cocó recebe 10 mil novas mudas
 

Em comemoração aos 40 anos da C.Rolim Engenharia, a construtora pretende plantar 40 mil árvores nativas no Parque do Cocó ao longo de quatro anos. Ontem (23), foi comemorada a marca de 10.400 mudas plantadas em evento que reuniu Pio Rodrigues Neto, presidente da empresa, Artur Bruno, secretário do Meio Ambiente do Estado, e Anastácio de Queiroz Sousa, reitor da Unilab. O projeto é parceria das três instituições. “É uma forma de retribuir o que todos recebemos de Fortaleza. Ver os pássaros, os camaleões, as garças e a vida voltando nos enche de alegria. O projeto não é questão de conveniência, é questão de convicção. E tudo que é feito aqui reflete na cidade toda”, diz o presidente da construtora.   

 

Vantagens do BIM

• Simulação se os materiais escolhidos são realmente apropriados para os objetivos que se pretende alcançar
com o projeto

• Antecipação de problemas e, consequentemente, redução de gastos pelos retrabalhos que não vão precisar ser feitos

• Aperfeiçoamento das análises de construtibilidade, ou seja, uma melhor interpretação dos projetos para as críticas de engenharia

• Suavização dos riscos do empreendimento durante a construção

• Exatidão nos orçamentos e aumento na confiabilidade
dos quantitativos

lorena marcello

TAGS