Logo O POVO+
Mirabilia
Foto de Socorro Acioli
clique para exibir bio do colunista

Escritora e jornalista com doutorado em estudos da literatura pela Universidade Federal Fluminense. Ganhou o Prêmio Jabuti, na categoria de Literatura Infantil com o livro

Mirabilia

 

Mirabilia é a origem da palavra maravilha. Vem do Latim, designa as coisas que não se compreende e que causam alumbramento, espanto, admiração.

Depois de muitos anos de experiência com cursos de Escrita Criativa, em dezembro de 2017 fiz a minha primeira oficina de contos com tema pré-definido. A ideia era escrever um conto de Natal em quatro dias. Rapidamente lotamos a turma dentro do projeto Cultura em Curso, da Livraria Cultura de Fortaleza.

 

Nos primeiros dois dias de aula apresentei conceitos básicos sobre a teoria do conto, as características principais do gênero, as ideias dos teóricos e contistas sobre essa categoria de texto e expliquei alguns caminhos sobre como estruturar uma narrativa curta.

 

As aulas teóricas seriam na segunda e na terça. Na quarta, uma pausa para a escrita. Na quinta e sexta, leitura dos textos. Depois de conduzir as orientações principais, fiz um pedido: que os alunos escrevessem sobre o Natal, mas fugindo dos clichês. A cena da família em torno da árvore, abrindo presentes e comendo peru com farofa já foi explorada à exaustão. O Papai Noel feliz e bonachão, também.

 

Escritores são seres com talento para enxergar o que a maioria não vê. Por exemplo: como é o Natal dos que não tem onde morar? Das mulheres que criam seus filhos sozinhas? Do ponto de vista das crianças? Como seria o Natal se todos os estereótipos fossem abolidos?

 

Minha provocação faz parte do trabalho de formação de escritores. Além do aprendizado da técnica da escrita, é preciso respirar e observar o mundo, calçar os sapatos do outro, enxergar muito além do próprio território, recriar a ordem da vida.

 

Quando começaram as leituras dos contos, percebi que o resultado seria algo inesquecível. Um dos alunos, Filipe Pinho, entrou em sala de aula vestido de Papai Noel e subvertendo totalmente a imagem do bom velhinho que todos conhecemos. Com trilha sonora e tudo, causando espanto e crise de riso coletiva.

 

Assim eles e elas foram me mostrando o resultado dos seus processos individuais de escrita. Cada um a seu modo, como deve ser o resultado de um curso dessa natureza. Estávamos ali para ser o que somos. A única possibilidade no trabalho com a literatura é a honestidade.

 

Mirabilia - contos de Natal virou livro. É o conjunto de maravilhas que nasceu do encontro entre pessoas que cultivavam o sonho de escrever.

 

O que fizemos juntos foi aprender um com o outro. Eu, enquanto professora, sou quem mais aprende. Tenho imenso orgulho do trabalho de cada um, respeitando seus ritmos, experiências e práticas de texto. São contos para rir, chorar, pensar. São provas honestas de uma experiência que virou alegria, sonho realizado, nossa mirabilia coletiva.

 

Foto do Socorro Acioli

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?