PUBLICIDADE
VERSÃO IMPRESSA

Futebol e possibilidades

2017-11-23 01:30:00

ESPORTE E EDUCAÇÃO


Vestidos de preto, branco, vermelho e azul os torcedores cearenses se movimentam nas ruas, nos bares e restaurantes dando um toque festivo à Cidade. “A loura desposada pelo Sol” contada em verso, prosa e música se alegra com os resultados no futebol.


Também partilho desses momentos e acho que 2018 pode ser um ano de ouro para o futebol cearense.


Por outro lado, estamos assustados com a violência, irmã gêmea das injustiças, e não há um só dia em que os meios de comunicação não informem um assassinato.


Violência gera violência. Já não se veem mais os carros passarem trazendo colados nos seus para-brisas a máxima que foi muito divulgada pelo profeta da barca da Cantareira que perdeu sua família num incêndio de um circo: “Gentileza gera gentileza”.


Uma luz surge nessa escuridão sugerindo que se trate essa violência como uma grave epidemia. A notícia foi dada através do jornalista e editor executivo do núcleo Cotidiano Érico Firmo na sua coluna do O POVO e nos parece uma medida correta dos governos estadual e municipal.


A prevenção é imprescindível. Penso imediatamente no futebol como poderoso instrumento de promoção social. Aliás, não só o futebol, mas o esporte em geral. E cito o futebol porque desperta nos jovens, as maiores vítimas, um fascínio por um clube e por um ídolo.


O futebol é um grande momento na nossa evolução humana e democrática. Está presente a cada metro dos oito milhões de metros quadrados que compõem a nossa superfície territorial. Envolve brancos, negros, índios, mulatos e seja mais quem estiver por perto.


Encham o Estado de areninhas e campinhos e contratem professores de Educação Física e ex-jogadores de futebol. Todo bairro tem um ou dois times e tem seus ídolos, que mesmo não tendo sido profissionais, são conhecidos, respeitados e compreendem o universo educativo do futebol.


Pergunte a estes milhares de torcedores de Ceará, Fortaleza e Ferroviário qual a importância do futebol nas suas vidas. No mínimo dirão que fizeram amigos e sempre guardam fotos de recordação. No meu caso, foi muito mais longe. O futebol me deu régua e compasso.

 

 


 

Sérgio Redes

TAGS