PUBLICIDADE
VERSÃO IMPRESSA

Samba e futebol

2017-09-28 01:30:00

FORTALEZA CONSEGUIU CHEGAR
 

Tal qual um poeta do samba que em harmonia com a ala dos compositores musicais procura ressaltar e valorizar fatos significativos do enredo proposto, a torcida tricolor se encarregou de escrever através dos seus hinos e dos seus cânticos uma das belas páginas da sua história. E olha que não foi fácil, porque do meio para o fim o time ameaçava atravessar o samba. Qual a saída? Foi lotar as arquibancadas e cantar cada vez mais alto, de modo que possíveis falhas do desfile se tornassem imperceptíveis e a equipe cumprisse o seu objetivo.
 

Quando o time começou a vacilar no campo, a torcida compreendeu que não adiantava mais vaiar e o jeito de libertar o grito que estava atravessado na garganta era aplaudir e aplaudir. Essa comunhão que uniu os tricolores levou o time até o fim.
 

Chegou aos trancos e barrancos, mas chegou. Chegou diferente dos anos anteriores, quando era considerada favorita e seus passistas encantavam com seus movimentos, mas como disse outro dia um comentarista de resultados: dessa vez não morreu na praia.
O presidente Luís Eduardo Girão foi preponderante para o sucesso.  

 

Nesse ambiente hostil do futebol, onde interesses nem sempre confessáveis fazem girar a máquina, sua presença tranquila e pacata estabelecia uma nova ordem. Em vez de procurar culpado, que tal outra chance?
 

Foi assim que recuperou Éverton para as partidas decisivas, quando o jogador falava em abandonar o clube. Foi assim que administrou possível conflito após a derrota para o Confiança quando o goleiro Boeck exigiu de jogadores maior responsabilidade.
 

O poeta Paulo Mendes Campos escreveu que o futebol no Brasil é uma função da alma, função esta que se enreda em todos os ramos da grande árvore psíquica, nos levando num piscar de olhos do amor, do ódio, do medo e da solidariedade ao sentimento de morte. 

 

Evidente que esses sentimentos com vitoriosos e derrotados ficam muito mais expressos nos jogos decisivos, quando toda a mídia está ligada no evento. A ascensão do Fortaleza e o comportamento de sua torcida engrandecem o futebol cearense e todos ganham com isso.

Sérgio Redes

TAGS