PUBLICIDADE
VERSÃO IMPRESSA

PIB do comércio deve crescer o dobro da média nacional

2017-12-22 01:30:00

Representantes do comércio acreditam que o País está realmente saindo da recessão. Ontem, em entrevista ao O POVO Economia, o empresário cearense Honório Pinheiro, presidente da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), destacou que o PIB do comércio restrito (não inclui a área de automóveis e material de construção) deve crescer o dobro da média do nacional.


No caso do Ceará, por exemplo, se houver uma melhora da economia de 2%, os resultados projetados para o segmento são de 4%. Esse desempenho é atribuído pelo empresário a um cenário conjuntural mais favorável, com a queda dos juros, da inflação e a redução do desemprego.


Mesmo com a competição do comércio formal com as vendas virtuais, Honório destaca que há um crescimento vigoroso do varejo, com uma média de elevação de 2,4%. A palavra-chave para esse ânimo do setor seria confiança. Na sua avaliação, os empresários estão confiando mais em ganhos de produtividade, em função dos pacotes de reforma aprovados pelo governo.


SENAC


CRESCIMENTO DE OPORTUNIDADES DE EMPREGO


A direção do Banco de Oportunidades do Senac-CE comemora os resultados na oferta de empregos em 2017. Mesmo com a crise, foi registrada a marca de 6.523 pessoas (ex-alunos) encaminhadas para o mercado de trabalho de janeiro a novembro, movimentando 2.767 vagas de emprego.


A coordenadora do Banco, Alcilane Mota, explica que o resultado foi bem superior ao de 2016, quando o número de egressos encaminhado chegou a 5.393, com 2.622 vagas de emprego. Alcilane conta que há uma grande parceria entre o Senac e as empresas, favorecendo essa intermediação.


As principais contratações, principalmente em novembro, refletem a demanda por trabalho temporário, com a ampliação do número de vagas para vendedor, operador de caixa, atendente e auxiliar financeiro.


ZPE CEARÁ 1


PRIMEIRA EMPRESA DE GRANITO NO SETOR II


A ZPE Ceará conseguiu ontem destravar um processo importante para a instalação da primeira empresa de granito na sua área de expansão. Foi assinado o termo de compromisso entre a ZPE e a empresa Montiel Stone Processing LTDA, disponibilizando quatro hectares na área industrial do Setor II para o parque industrial da empresa, que produzirá placas de mármore, granito, quartzito e limestone.


A Montiel será a primeira empresa do setor do granito na ZPE Ceará.

A companhia pretende exportar seus produtos principalmente para os Estados Unidos. O investimento é de aproximadamente R$ 50 milhões, com a geração de 200 empregos.


ZPE CEARÁ 2


APOIO DO BANCO DO BRASIL


O Banco do Brasil é o principal agente financiador desses projetos na ZPE e vinha exigindo a documentação dos terrenos. Com o termo de compromisso esse problema fica resolvido. Ontem, o secretário de assuntos internacionais do governo do Estado, Antônio Balhmann, recebeu o superintendente estadual do Banco do Brasil, Amauri Aguiar de Vasconcelos; o gerente-geral de agência do Banco do Brasil, Marcus Paulo Neves e os empresários do setor do granito, Francisco Mendes Aragão e Demontiê Mendes Aragão Filho, conseguindo resolver o impasse para a implantação da empresa.


ICMS


INCENTIVO FISCAL ESTATUAL


O economista e consultor Sérgio Melo faz um alerta importante para as empresas que recebem incentivos no Ceará.


Segundo ele, as companhias com incentivos governamentais devem analisar o impacto do convênio ICMS 190/2017 nas suas operações.

“O referido convênio ICMS 190/2017, publicado no D.O.U de 18/12/17, dispôs sobre a remissão dos créditos tributários decorrentes das isenções, incentivos ou benefícios fiscais ou financeiro-fiscais de ICMS instituídos em desacordo com a Lei Complementar nº 27/75 (Lei Kandir) e com o artigo 155, parágrafo 2º, inciso XII, alínea “g”, da Constituição Federal”.


Ou seja: os benefícios elencados no convênio serão ratificados ou prorrogados. Caso não sejam atendidas todas as condicionantes para ratificação, concessão e prorrogação dos benefícios, o Estado terá um prazo até o próximo dia 28 para revogar seus atos.


STARTUPS


FINEP PRORROGA INSCRIÇÕES


O Finep prorrogou até 26 de janeiro as inscrições no programa de apoio a startups. O total investindo é de até R$ 1 milhão e pretende ajudar empresas a inserir novas tecnologias no mercado ou ganhar escala de produção. As startups podem concorrer ao edital através de inscrições no site da financiadora.


Prometemos segundo nossas esperanças e cumprimos segundo os nossos temores”


François La Rochefoucauld (1613-1680), escritor francês


RÁDIO


O POVO Economia da Rádio O POVO CBN (FM 95.5) a partir das 14 horas. Destaque para o quadro “Sobe e desce da economia”, com o jornalista Nazareno Albuquerque.


FACEBOOK


Curta a nossa página: facebook/ opovocbn


TV


Você pode assistir ao programa O POVO Economia também através do portal: tv.opovo.com.br/ opovoeconomia.

TAGS