PUBLICIDADE
VERSÃO IMPRESSA

Lideranças alimentam sonhos de Natal

2017-12-23 01:30:00
NULL
NULL
[FOTO1]

Lideranças do Ceará parecem que vivem um conto de Natal. Há um sonho e uma esperança de transformação da realidade através de uma certa magia.


As justificativas para essa atmosfera nova são embasadas em indicadores e nos discursos dos governos de melhorias, mas os processos no mundo real são lentos e as dúvidas para 2018 ainda são grandes.


O governo argumenta que o equilíbrio fiscal depende da reforma da previdência, cuja proposta dificilmente passará na sua integralidade devido ao ônus eleitoral embutido no projeto.


Os resultados das reformas tão comemoradas pela classe empresarial ainda precisam ser avaliados. Afinal, as melhores mudanças são aquelas que beneficiam o maior contingente de pessoas e, se houver uma fragilização maior dos salários, a circulação de dinheiro na economia também sofrerá as consequências.


Um ajuste eficiente e sem prejuízos socais e econômicos, certamente, exigiriam tanto saídas negociadas quanto a superação dessa polarização entre esquerda e direita, o que é muito difícil nesse momento.


Ou seja: o País continua encurralado pelas suas divergências políticas, com um pequeno alívio na economia.


Mesmo sendo necessário o choque de realidade, como já disse o poeta Vinicius de Moraes: “É melhor ser alegre do que ser triste”.


Feliz Natal a todos.


FIEC 1


SEM COLORIDO PARTIDÁRIO


O presidente da Federação das Indústrias do Ceará, Beto Studart, em entrevista à coluna, faz um balanço dos ganhos de 2017.


Ele destaca que, desprendido de qualquer colorido partidário ou caráter pessoal, considera neste ano avanços importantes como o controle da inflação e dos juros, bem como o retorno da geração de emprego: “Vivíamos um momento caótico. As reformas estão sendo concluídas”, relembra.


Fiec 2


MELHOR OFERTA DE CRÉDITO

 

Beto Studart destaca que a economia melhorou sem nenhum programa específico para as atividades produtivas, mas através de um trabalho conjuntural. Embora sinta falta da melhora da oferta de crédito, a aposta é em fôlego novo através de uma gradativa redução dos juros.


A economia, na sua avaliação, está em uma curva ascendente e lenta. “É um movimento responsável”. Pelos prognósticos do presidente da Fiec, esse período de arrumação deve ir até meados de 2018, devendo ocorrer em seguida uma melhora mais considerável.


Fiec 3


ILHA DE PROSPERIDADE


O Ceará dentro dessa conjuntura econômica, na visão de Studart, atravessa um momento especial. O empresário não esconde sua admiração pelo governador Camilo Santana, a quem ele destaca a juventude, o discernimento e a sua presença ativa. Essas características, segundo ele, têm gerado resultados mais rápidos, tornando o Ceará exemplo para o Brasil.


“Camilo tem feito um trabalho de forma ordenada, em um ambiente simbiótico. Todos nós temos o mesmo proposito no Ceará. Hoje estamos próximos para fazer um planejamento de longo prazo”.


FB UNI


CENTRO UNIVERSITÁRIO FARIAS BRITO


A Faculdade Farias Brito obteve aprovação do Ministério da Educação e agora será Centro Universitário, passando a ser FB UNI - Centro Universitário Farias Brito.


O reitor da instituição será o professor Tales de Sá Cavalcante, atual diretor-superintendente da Organização Educacional Farias Brito; já a professora Fernanda Denardin assume a função de diretora Acadêmico-Administrativa da FB UNI.


ICMS


CORREÇÃO DE DATA


O economista e consultor Sérgio Melo apresentou ontem um alerta importante para as empresas que recebem incentivos no Ceará, em função de mudanças no convênio ICMS 190/2017, publicado no D.O.U de 18.12.17.


A coluna, entretanto, se equivocou em relação ao prazo para a renovação dos convênios e adequação às novas regras. Ao contrário do que foi publicado ontem, a data será prorrogada até o dia 28 de dezembro de 2018.


A demanda por homens, como por qualquer outra mercadoria, regula necessariamente a produção de homens”


Adam Smith (1723-1790), filósofo e economista escocês


Rádio


O POVO Economia da Rádio O POVO CBN (FM 95.5), a partir das 14 horas, de segunda a sexta.


Facebook


Curta a nossa página: facebook/ opovocbn


TV


Você pode assistir ao programa O POVO Economia também através do portal: tv.opovo.com.br/ opovoeconomia.

TAGS