PUBLICIDADE
VERSÃO IMPRESSA

Empreender apresenta propostas de ações

2017-10-20 01:30:00
NULL
NULL
[FOTO1]

O seminário Empreender apresentará hoje propostas para a melhora do ambiente de negócios das micro e pequenas empresas no Ceará. O documento foi elaborado depois de reuniões realizadas com o governo do Estado, Sebrae e Junta Comercial, com o propósito de desburocratizar o setor; facilitar o acesso às compras públicas; ao crédito e de criar condições para o desenvolvimento de startups.Todas as propostas, segundo Nazareno Albuquerque, coordenador do evento, foram articuladas para ter início em 2018, com ações efetivas para o segmento.


No eixo da desburocratização, foi feito um diagnóstico dos problemas e criado um cronograma de ações. Algumas delas já foram iniciadas pela Junta Comercial e serão intensificadas; outras dependem ainda da integração de órgãos públicos e de parcerias com as universidades para a elaboração de indicadores de avaliação de desempenho do registro de empresas no Ceará.


Essas ações serão discutidas hoje, no painel “Um Novo Ambiente para o Desenvolvimento dos Pequenos Negócios no Ceará”, durante o seminário, no Centro de Negócios do Sebrae, a partir das 8 horas.


FORNECEDORES 1


SIMPLIFICAÇÃO DE CADASTROS


Uma das conquistas importantes na área de compras governamentais foi o processo de simplificação de cadastros de fornecedores, com atualizações de certidões por email. Também tem sido reconhecido o efeito da criação de um painel de compras, que permite disponibilizar informações e indicadores de monitoramento da participação das micro e pequenas empresas.


FORNECEDORES 2


PADRONIZAÇÃO DE EDITAIS


O diagnóstico realizado pelas entidades que lidam com empreendedorismo é de que faltava padronização dos editais que assegurassem o cumprimento da legislação. Esse problema já estaria sendo ultrapassado, segundo o relatório do Empreender. As propostas na área consistem agora na divulgação dos programas de compra; atualizações de decretos estaduais de regulamentação do sistema, e de ampliação do número de empresas no cadastro de fornecedores.


CEARÁ


SUSTENTABILIDADE DAS STARTUPS


O diagnóstico elaborado pelo projeto Empreender, depois de várias reuniões com entidades do setor, engloba o segmento de startups. Foi verificado que a sustentabilidade do ecossistema das startups não ocorrerá através de ações de individualizadas.


Portanto, é recomendado para o ano que vem ações de integração do setor, inclusive com maior contato com empreendedores de
outras regiões.


INCENTIVO


NECESSIDADE DE EMPREGO


Os números do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do mês de setembro, divulgados ontem pelo Ministério do Trabalho, confirmam a necessidade de ações mais efetivas nessa área. Não houve grande alteração nos dados divulgados pela coluna quanto aos municípios do Ceará; mas foi percebida uma piora na situação de Fortaleza, que passou a ser a terceira capital em saldo negativo de emprego, no acumulado de a janeiro a setembro (-8.293), atrás apenas de Recife (-9.273) e do Rio de Janeiro (-48.788).


CRECI


TRABALHO CONTRA FALSÁRIOS


O Conselho Regional de Corretores de Imóveis (Creci) chama atenção para cuidados antes de alugar imóveis. O Creci realiza trabalho de identificação e fiscalização e informa que no mês passado 40 contraventores foram autuados. Apesar disso, ainda ocorrem casos em Fortaleza, principalmente nesse período de aquecimento do mercado de locação por temporada.


SENAI


NOVA FASE DE TRABALHO EM MOÇAMBIQUE


Os técnicos do Senai Ceará estão realizando diagnóstico da educação profissional em Moçambique. Essa nova etapa do projeto na África foi iniciada em setembro e conta com representantes das áreas automotivas, construção civil, alimentos, energia e metalmecânica, respectivamente.


“Só nas horas de ócio se fazem coisas excelentes”

André Gide (1869-1951), escritor francês

RÁDIO


O POVO Economia da Rádio O POVO CBN (FM 95.5), a partir das 14 horas. Destaque para o quadro “Sobe e desce da economia”, com o jornalista Nazareno Albuquerque.


FACEBOOK


Curta a nossa página: facebook/opovocbn.


TV


Você pode assistir ao programa O POVO Economia também através do portal: tv.opovo.com.br/opovoeconomia.

 

TAGS