PUBLICIDADE
VERSÃO IMPRESSA

Ceará no radar da chinesa Goldwind

2017-10-18 01:30:00
NULL
NULL

Os investimentos chineses estão chegando ao Brasil com mais velocidade na área de energia.


Uma das empresas que estuda a possibilidade de se instalar no País é a Xinjiang Goldwind Science & Technology, considerada uma das maiores fabricantes do mundo de turbinas de energia eólica.

A companhia já anunciou o seu interesse no mercado brasileiro e pretende instalar uma fábrica de equipamentos no País. Como esses projetos demoram um pouco mais para começar e, normalmente, necessitam de recursos do BNDES ou BNB para incorporação, a entrada inicial do grupo no País poderia ocorrer através da aquisição de parques eólicos.
[FOTO1]

O presidente da Câmara Brasil-Portugal e da consultoria em energia renovável Braselco, Armando Abreu, em entrevista à coluna, explica que representantes do grupo chinês têm declarado esse interesse.


O Ceará, segundo ele, estaria no radar da empresa por ter um dos maiores potenciais eólicos do Brasil e por concentrar um bom número de projetos. Atualmente, o Ceará possui dois grandes fabricantes de turbinas eólicas: a dinamarquesa Vestas e a alemã Wobben.


ESOCIAL


PLATAFORMA DE INFORMAÇÕES


A coluna de ontem falou da resistência das empresas para iniciar os testes para adesão ao eSocial. Alguns leitores reclamaram da falta de informações sobre o que é a plataforma. Eis a reparação da colunista, a seguir.


O eSocial é uma ferramenta do Governo Federal que será utilizada para a prestação de informações feita pelo empregador. A plataforma integrará a rotina de mais de oito milhões de empresas e 40 milhões de trabalhadores, concentrando informações de diversas naturezas – entre elas, as obrigações fiscais, trabalhistas e previdenciárias de forma unificada.


EXPORTAÇÕES


VANTAGENS TRIBUTÁRIAS


O Ceará apresenta condições especiais para as empresas exportadoras, mas nem todas as companhias conhecem os caminhos para conseguir esses benefícios. A Associação das Empresas do Complexo Industrial e Portuário do Pecém (Aecipp) resolveu tirar essas dúvidas e fará amanhã uma discussão sobre oportunidades tributárias na área de importações e exportações.


O evento contará com palestra do gerente sênior encarregado pelo Departamento de Comércio Exterior da PwC, Andre Apostolopoulos, a partir das 9 horas, na sede da Aecipp, no Campus do IFCE, no Pecém.


CDL DE FORTALEZA


RODÍZIO DE LIDERANÇAS


O presidente da CDL de Fortaleza, Severino Neto, em entrevista ao O POVO Economia, destaca que tem várias razões para comemorar a sua jornada na direção da entidade. A CDL conseguiu, durante esta gestão, estabelecer uma das principais bandeiras do comércio, defendida durante muitos anos, mas só agora alcançada: a mudança no horário do comércio.


Na avaliação de Severino Neto, três anos pode parecer pouco, mas são suficientes para várias realizações, mesmo descontando o tempo de adaptação. O empresário se diz contra a reeleição e destaca a importância de formação de novas lideranças.

 

Aliás, não é só Severino Neto que vem se colocando contra a reeleição. Beto Studart, presidente da Fiec, também vem defendendo mandatos mais curtos e sem direito a reeleição.


Parece que as entidades estão dispostas a fazer um rodízio maior de suas lideranças.


BNDES


MAIS DINHEIRO PARA OS PEQUENOS


O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) apresentou ontem números que tentam desconstruir a ideia de que os recursos da instituição não chegam para as pequenas e médias empresas.


Pelos números apresentados, houve um maior rateio das verbas e 41,5% dos desembolsos tiveram participação de micro, pequenas e médias empresas, entre janeiro e setembro de 2017.


Detalhe: R$ 9,4 bilhões dos recursos do banco foram destinados a projetos no Nordeste.


TRAINEE


NOVOS PROFISSIONAIS


A empresa Fortbrasil Administradora de Cartões S/A voltou a reeditar seu programa de trainee, em busca de novos talentos. As inscrições para novos profissionais foram abertas e o programa exige a conclusão da graduação em 2017 ou que o curso de ensino superior seja terminado até dezembro de 2018.


Quando o passado não ilumina o futuro, o espírito vive em trevas”

Alexis de Tocqueville (1805-1859), historiador francês

RÁDIO


O POVO Economia da Rádio O POVO CBN (FM 95.5), a partir das 14 horas. Destaque para o quadro “Sobe e desce da economia”, com o jornalista Nazareno Albuquerque.


FACEBOOK


Curta a nossa página: facebook/opovocbn.


TV


Você pode assistir ao programa O POVO Economia também através do portal: tv.opovo.com.br/opovoeconomia.

 

TAGS