PUBLICIDADE
VERSÃO IMPRESSA

Ceará: 43,5% dos municípios têm saldo negativo de emprego

2017-10-19 01:30:00
NULL
NULL

Quase a metade dos municípios cearenses (43,5%) registrou saldo negativo do emprego no acumulado de janeiro a agosto deste ano.


Pelo monitoramento realizado pelo IDT, o cenário é de preocupação. Mesmo as cidades mais estruturadas registraram forte queda do emprego formal, ampliando a necessidade de políticas de trabalho para a reversão deste quadro.


Fortaleza, considerada o epicentro da economia cearense, concentrando quase metade do PIB e dos empregos, também sofre mais o peso da crise. O analista do mercado de trabalho do Sine/IDT, Erle Mesquita, explica que, nos momentos de forte expansão e de retração, as disparidades regionais e econômicas ganham um peso maior (ver tabela).

[FOTO1]

No caso de Fortaleza, entretanto, os efeitos da crise foram mais sentidos. A cidade foi a quarta capital do País com pior resultado no saldo de emprego formal, segundo os números do Caged (calculados sem ajuste no período de janeiro a agosto), perdendo apenas para o Rio de Janeiro, Porto Alegre e Recife.


ESTADO 1


MUDANÇA DE ESTRUTURA


Mesmo com os números ruins do saldo de empregos, o Ceará pode estar prestes a conseguir uma mudança considerável na sua estrutura econômica. Caso os projetos de criação de centros de conexões portuários e aeroviários se concretizem, pode haver um corte no ciclo de dependência do Estado.


Ou seja: teremos finalmente uma estrutura empresarial desatrelada do governo. Pelo menos essa é a visão de especialistas, como o presidente da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear), Eduardo Sanovicz, que esteve ontem em Fortaleza.


ESTADO 2


PASSAGENS 9,1% MAIS BARATAS


As perspectivas para o Ceará com a criação de um centro de conexões aéreas em Fortaleza são extraordinárias; somente a Gol projeta um crescimento de 35%. É esperado um grande impacto na geração de empregos e uma perspectiva diferenciada para o Estado em relação ao restante do País.


Também há previsões de um aumento na concorrência entre as companhias aéreas, o que pode impactar nos preços. Pelos dados da Anac, já houve queda de 9,1% entre janeiro e agosto deste nos preços das passagens para o Estado.


CDL


PROPOSTAS PARA O CENTRO


O presidente eleito da CDL de Fortaleza, Assis Cavalcante, assumirá o cargo no dia 16 de dezembro. Ontem, no O POVO Economia, ele destacou que a entidade trabalhará em prol do comércio em toda a cidade, mas será dada uma grande atenção ao Centro.


A perspectiva é de implantar gradativamente o novo horário de funcionamento do Centro, logo após a aprovação do projeto na Câmara dos Vereadores. Paralelamente a isso, deve ser elaborado um trabalho de criação de eventos, gerando fluxo de movimento para a área.


Tudo dependerá de acordos com a Prefeitura.


RIO GRANDE DO SUL


ATRAÇÃO DE EMPRESAS


A presidente da Adece, Nicolle Barbosa, viajou ao Rio Grande do Sul, onde visita empresas. Ontem, ela esteve em uma companhia desenvolvedora de soluções inovadoras que trabalha com marcas de veículos produzidos no Brasil, além dos setores calçadista, moveleiro, metal-mecânico, construção civil. A empresa avalia a possibilidade de se instalar no Estado.


TV


O POVO ECONOMIA


O POVO Economia recebe o secretário de Planejamento e Gestão, Francisco Maia Júnior; o secretário de Assuntos Internacionais, Antônio Balhmann; e o assessor jurídico do Sindilojas, Celso Baldan. O programa será exibido hoje, às 23 horas, na TV O POVO (UHF/aberta – 48; Multiplay – 23; NET – 24).


É inútil querer discutir e tirar de alguém as suas ideias; as pessoas não querem deixar-se convencer; o melhor é deixá-las.”

Miguel de Unamuno (1864-1936), ensaísta, romancista, dramaturgo, poeta e filósofo espanhol

 

RÁDIO


O POVO Economia da Rádio O POVO CBN (FM 95.5), a partir das 14 horas. Destaque para o quadro “Atacado e Varejo”, com o jornalista Eliomar de Lima.

 

FACEBOOK


Curta a nossa página: facebook/opovocbn.


TV


Você pode assistir ao programa O POVO Economia também através do portal: tv.opovo.com.br/opovoeconomia.

 

TAGS