PUBLICIDADE
VERSÃO IMPRESSA

Airbnb: projeto deve voltar à Câmara em novembro

2017-10-24 01:30:00
NULL
NULL

O projeto de indicação legislativo aprovado pela Câmara dos Vereadores, que pretende taxar as transações feitas por plataformas de hospedagem como o Airbnb, deve voltar a ser avaliado até o fim da primeira quinzena de novembro.


A expectativa dos hoteleiros é de que o projeto seja apreciado no dia 13, embora ainda não haja a confirmação do prefeito Roberto Cláudio.

[FOTO1]

O vereador Michel Lins (PPS), autor da proposta, acredita que não terá problemas para aprovação de regulamentação da plataforma, já que muitos parlamentares vêm se manifestando favoravelmente ao projeto. Caso isso ocorra e a proposta passe pelo plenário da Câmara, Fortaleza pode ser a primeira capital do País a taxar a plataforma online de hospedagem.


A Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH) vem realizando pressão para a regulamentação do Airbnb em todo o País, com a cobrança de ISS, IPTU, taxas de limpeza e iluminação e de ICMS.


MÃO DUPLA


BRASIL INVESTINDO EM PORTUGAL


O presidente da Câmara Temática de Comércio e Investimento Internacional, Rômulo Alexandre, comemorou através das redes sociais um feito importante: Portugal é atualmente o principal destino do investimento brasileiro na União Europeia.


Pelo estudo elabora pela Apex-Brasil em relação a investimentos estrangeiros, o País já aplicou 721 milhões de euros em Portugal. Rômulo lembra o trabalho da Câmara Brasil-Portugal para a construção dessa história. No caso do Ceará, a entidade tem tido uma participação tanto para ajudar a atrair investimentos estrangeiros quanto para mostrar oportunidades fora do País.


Com a chegada de projetos com recursos chineses e coreanos uma nova história passa a ser construída, mas há um risco embutido nisso: as empresas brasileiras ficarem apenas esperando a chegada desses investidores, sem aproveitar as oportunidades para se internacionalizarem, devido às dificuldades culturais.


NOVAS REGRAS


PROCONS ONLINE


Novas regras podem ser incluídas no Código de Defesa do Consumidor para facilitar o atendimento dos Procons através da internet. A Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara dos Deputados já aprovou projeto que possibilita o registro de queixas online para facilitar os atendimentos. A proposta ainda passará pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.


IBYTE


AMPLIAÇÃO DO VAREJO


Tudo indica que algumas lojas do varejo voltaram a apostar em um novo momento de crescimento da economia e resolveram ampliar sua participação no mercado. A Ibyte, por exemplo, inaugura quinta-feira unidade no Grand Shopping Messejana.


O balanço feito pela empresa aponta para a melhora dos resultados, o que motivou a abertura de mais duas lojas (Recife e Campina Grande). A expectativa da empresa é de fechar 2017 com crescimento de aproximadamente 20% em relação a 2016.


LIVRO


MERCADOS ATACADISTAS


O analista de mercado da Ceasa Ceará, Odálio Girão, mostra os melhores caminhos para evitar armadilhas na hora da comercialização de produtos através de livro, que será lançado quinta-feira, às 15 horas, no Complexo das Comissões Técnicas da Assembleia Legislativa.


A publicação Mercado S/A - como organizar sua vida, evitando armadilhas da comercialização é resultado de uma história de acompanhamento do setor atacadista, com a criação de indicadores sobre as centrais de abastecimento.


FÓRUM


LUCRATIVIDADE NO COMÉRCIO


Em meio à discussão sobre se a reforma trabalhista vai ou não ser a aplicada pela Justiça do Trabalho, o comércio se prepara para analisar o que precisará melhorar na gestão para obter resultados mais positivos. O assessor do Sindilojas, Celso Baldan, explica que a nova lei, que deve entrar em vigor no dia 11 de novembro, precisará de um tempo para ser aplicada. Ou seja: as mudanças serão processos gradativos.


Para que haja um impacto real nos custos das empresas, os lojistas terão de se organizar de uma forma diferente e aplicar planos de gestão mais eficientes. O Sindilojas preparou um fórum empresarial, que tem início hoje às 18 horas, no auditório do Sebrae para discutir esses assuntos. O tema principal do evento é lucratividade, mas a reforma trabalhista é um dos assuntos selecionados.


FUTURO E TENDÊNCIAS


GOVERNANÇA CORPORATIVA


A Unimed Fortaleza inicia hoje, no Seara Praia Hotel, o 3º Fórum de Governança Corporativa, fazendo uma reflexão sobre o futuro e as tendências do setor. O evento começa às 8 horas e é aberto aos gestores da cooperativa e de empresas parceiras.


A habilidade suprema consiste em conhecer bem os preços das coisas”

Duque de La Rochefoucauld (1613-1680), escritor francês

 

RÁDIO


O POVO Economia da Rádio O POVO CBN (FM 95.5), a partir das 14 horas. Destaque para o quadro “Sobe e desce da economia”, com o jornalista Nazareno Albuquerque.


FACEBOOK


Curta a nossa página: facebook/opovocbn.


TV


Você pode assistir ao programa O POVO Economia também através do portal: tv.opovo.com.br

 

TAGS