Logo O POVO+
Travessia da UFC
Foto de Lêda Maria
clique para exibir bio do colunista

A jornalista, poeta e escritora Lêda Maria escreve sobre política, cultura e sociedade. É autora de duas edições do livro ''Memória Gastronômica das Famílias Cearenses'' e participante de várias antologias nacionais e internacionais, como ''A Literatura das Mulheres da Floresta'' e ''Assim Escrevem as Brasileiras''.

Lêda Maria comportamento

Travessia da UFC

vida_e_arte
NULL (Foto: )
Foto: NULL

TRAVESSIA DA UFC 

 

Ficando prata o mapa de recursos para a Universidade Federal do Ceará neste amanhecer de 2019. A Finep aprovou projetos da UFC no valor de R$ 6,2 milhões nas áreas de biotecnologia, ciências biomédicas e saúde, ciências sociais e nanotecnologia. Pela Capes está aprovado o início do projeto de internacionalização da pós-graduação da UFC no valor de R$ 17,5 milhões. E mais, reitor Henry Campos levou a UFC, a credenciar-se junto ao CNPq para participar do Programa Doutorado Acadêmico para Inovação.

 

PHD EM ECONOMIA 

[FOTO2]

O jovem cearense Felipe Bastos Gurgel Silva foi laureado com o diploma de PhD em Economia, com foco em Contabilidade e Finanças, pela Cornell University, Ithaca, nos EUA. Ele é graduado em engenharia aeronáutica pelo ITA e mestre em engenharia financeira pela Cornell University. Seu desempenho acadêmico garantiu a ele permanecer em Columbia (EUA). Fará carreira docente, contratado pela University of Missouri. Professor e pesquisador. Papai Marcelo Gurgel (foto) é só sorrisos.

 

MOLDURAS 

 

Um cardápio de boas recordações ocupou a mesa, em restaurante da Cidade, onde estavam reunidos os integrantes do Clube do Mijo. O estranho nome do grupo em nada tira o respeitado. E ali unidos os médicos José Edson Pontes, mais que internacionalmente conhecido, uma figura carinhosa; Sérgio Juaçaba, Paulo Mota, João Borges e César Pontes. Também os bem sucedidos em seus negócios: Tales de Sá Cavalcante e Edson Ventura. Entre os saborosos temperos e o bom vinho, foi escolhido o segundo prato: Brasil e o governo Bolsonaro, opiniões de otimismo, sal de esperança e nenhuma preferência por lula, jabá ou petiscos.


Já anunciando prosperidade, neste início de ano, o Mercadinhos São Luiz abriu, sexta-feira, a 20ª loja, em centro comercial na av. Santos Dumont, esquina com Rui Barbosa. O novo endereço proporciona além da diversidade de produtos, a prática de atividade física na academia interna, seção Costume Saudável, os caixas de autoatendimento, padaria, rotisserie e adega atraentíssima.

 

Mais de 20 cafés e bistrôs foram abertos somente em Fortaleza no mês de dezembro. É uma nova fonte de renda para os pequenos empresários. Maioria administrados por jovens mulheres, às vezes mães e filhas, irmãs e cunhadas. Pequenos, atraentes, oferecem comidinhas leves e exploram o nosso regional. Só é bom lembrar: segmento tem que ter qualidade e pessoal qualificado. Improvisar é risco.

 

TUDO AZUL

[FOTO1]

Carlos Larocca nunca esteve tão feliz. Veio de São Paulo, para as festas de fim de ano e cercou-se de toda a família, na casa de veraneio, em Flexeiras. Aqui ele e suas mulheres: Celina e as filhas Sofia e Renata

 

Uma jovem integrante de família de empresários bem sucedidos prepara inaugurar seu primeiro negócio. Um buffet de luxo, no cenário da casa grande, com opção para recepções encontros de amigos e recepções.

Está EM UMA das prais de Icapuí, o recanto de serenidade e verde floração de ideias para o ex-secretário de Educação Antenor Naspolini; o homem de publicidade Bosco Carbogin e sua Leinar; Rogério Alcântara, Demócrito Dummar Filho; família de Eudoro Santana e outros atraídos pelo lugar.

 

regresso

 

Salmito Filho, ao lado da amada Jamile e dos filhos, chega amanhã da viagem de férias. Percorreu os cenários ingleses, navegando entre os braços da família na prática da felicidade e curtição amorosa que a vivência política muitas vezes, distancia.

 

PASSARELA 

 

A aceleração da construção do novo hotel Carmel, na Praia da Taíba, garante sua inauguração para o próximo semestre. É possível avaliar a beleza do lugar com 36 luxuosas acomodações, parque aquático, heliporto, SPA e mais equipamentos para o estar bem, curtindo também uma das praias mais lindas do Ceará. Empresários Vanley e Tasso Melo se garantem.

 

MAIS MAIS

 

Ter um presidente Armando Abreu e um ex- Rômulo Alexandre em plena atividade pró-fortalecimento da Câmara Brasil-Portugal é saber que teremos o brilho dos feitos e efeitos.

 

Bispos do mundo inteiro serão convocados pelo papa Francisco para uma reunião, em fevereiro, no Vaticano. Tema central girará em torno do testemunho moral diante dos cristãos e das atividades da igreja.

 

Médico Carlos Cartaxo Aderaldo e sua bela mulher Neyva regressando de bons dias em Portugal. Souberam contemplar as belezas e ouvir lindas histórias.

 

Ana Juaçaba, coberta de talento e simpatia, faz pausa no ritmo de trabalho intenso para arrumar as gavetas e os desejos, preparando-se para a nova missão que vem por aí.

Pensando nas crianças, o Ideal Clube garante seu baile infantil de Carnaval. Será 16 de fevereiro com música de Fonseca Júnior. Mamães e vovós bem poderiam levar os pequeninos com lindas fantasias.

 

Pelusa Larocca que aqui residiu com o marido Carlos e hoje, permanece em Buenos Aires, veio curtir filhos e netos quando das festas de fim de ano. Hoje regressa, mas ontem ganhou despedidas das amigas Selma Pagneretti, Zenaide Bezerra, Rejane Fujita, Lúcia Pierre e a colunista.

 

Pablo Mañé e Carolina Campos, atualmente residindo no Cariri e desenvolvendo bons projetos na universidade federal, curtem a espera da cegonha. Em maio chegará Leonor, a primogênita.

 

Des. Edite Bringel escolhida por unanimidade, para acompanhar os projetos do Rotary Club Fortaleza Planalto, junto a Fundação Rotária.

 

Porque a pintura faz bem à alma e às atividades criativas, a querida Maria José Emygdio já convoca grupinho para suas aulas, na Inventus. Matriculadas: Lucila Norões, Zuila Bulcão, Lúcia Luzardo, Solange Neves, Adelita
Aires e outras.

Foto do Lêda Maria

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?