Logo O POVO+
E o nosso arcebispo?
Foto de Lêda Maria
clique para exibir bio do colunista

A jornalista, poeta e escritora Lêda Maria escreve sobre política, cultura e sociedade. É autora de duas edições do livro ''Memória Gastronômica das Famílias Cearenses'' e participante de várias antologias nacionais e internacionais, como ''A Literatura das Mulheres da Floresta'' e ''Assim Escrevem as Brasileiras''.

Lêda Maria comportamento

E o nosso arcebispo?

NULL (Foto: )
Foto: NULL
Em 2019, será que a primeira notícia que vai envolver os católicos é o adeus do arcebispo? Dom José Antônio, sofrendo problemas graves de diabetes, já encaminhou pedido de renúncia ao papa Francisco. Deixará sua missão, tranquilo com a chegada de dois novos bispos que, somando aos existentes, já fortalecem a divisão de missões e tarefas. São mais de 150 paróquias e um número elevado de religiosos. Quem será o novo arcebispo? Comentam que o nome sairá entre os bispos já trabalhando na arquidiocese de Fortaleza.

 

[FOTO1]

Troféu Iracema 

 

O empresário Clóvis Rolim Neto trazia bem guardada no coração a emoção de ser mais um da família recebendo o Troféu Iracema, noite do dia 13, em bonita solenidade conduzida pelo presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Fortaleza, Assis Cavalcante. Na listagem dos agraciados está seu avô Clóvis Rolim, em 1980. Depois o tio Pio Rodrigues, em 1987. Vem o pai Clóvis Rolim Junior, em 1994, e agora o agraciado, trazendo a mesma marca de integridade, trabalho e entusiasmo de seus antecessores.

"Dedico este prêmio ao meu pai, sócio e amigo, que tem me ensinado a ser empresário. E faço desse momento uma celebração dos 90 anos da Casa Pio. O prêmio nos dá a certeza de que estamos no caminho certo", afirmou o homenageado.

MOLDURAS 

70 Anos Novos Começos. Este é o título do livro a ser lançado hoje, enfocando toda a história da Fecomércio, onde o trabalho precioso dos integrantes da entidade tem garantido expansão dos serviços e muitas realizações importantes à categoria, principalmente nas gestões assumidas por Luiz Gastão, este ano passando o comando para Maurício Cavalcante Filizola.

A 25ª edição do Natal dos Amigos em Ação terminou com um leilão de 87 peças de arte, no salão do Hotel Gran Marquise. Este ano a arrecadação de alimentos alcançou a cifra de 26 mil quilos, entregues para entidades carentes. O grupo é liderado por Walter Belchior e os filhos Alessandro, Delano e Germano.

Empresário e presidente da Fiec, Beto Studart, recebe hoje em sessão solene, no Plenário 13 de Maio, da Assembleia Legislativa, a Medalha Edson Queiroz. Mesma comenda foi para Rafael Ferreira Leal e José Vilmar Ferreira.

Tudo azul 

 

Ao rever o álbum da história, quando o compromisso com a saúde avivava os corações médicos, acompanhamos os 74 anos da fundação do Instituto do Câncer do Ceará. Dois importantes profissionais, sabendo honrar o compromisso de formatura, se juntavam, na época, oferecendo ao Estado a valiosa assistência aos necessitados. Haroldo Juaçaba e Waldemar de Alcântara. Hoje, a frondosa árvore mantém a imagem viva dos dois pioneiros. Um através de seu filho Lúcio Alcântara, presidente, o outro com seu sobrinho Sérgio Juaçaba, diretor do hospital.

Próximo ano, se vivo fosse Haroldo Juaçaba, em vida bem amado por Heloísa, a fiel e bela companheira, faria 100 anos. Homenagens serão registradas para quem, como diz a empresária Edyr Rolim, voluntária do ICC, soube construir um hospital planejado sobre o amor e a solidariedade.

PASSARELA

 

Quando da festa natalina, no Ideal Clube, reunindo os integrantes da Associação de Bibliófilos e a Academia Cearense de Cultura e Arte (Acecult), Mailson Furtado, o poeta laureado com o Prêmio Jabuti, maior da literatura na América Latina, nas categorias poesia e melhor livro publicado este ano, foi indicado e aclamado para ocupar a Cadeira 36, tendo por patrono o cantor e poeta Belchior.

Fortaleza mantém o Clube de Gamão Jorge Vieira, um dos grupos mais antigos, funcionando há 15 anos, disputando torneios e desenvolvendo jogadas amistosas. São quase 50 participantes, desses somente quatro mulheres, uma inclusive, Marly Bastos, dedicadíssima ao esporte com seus 75 anos. Próximo dia 18, José Matias Leal Bezerra e outros impulsionam a Noite Natalina, na Picanha do Jonas e entrega da premiação do campeonato de 2018, às 19 horas.

MAIS, MAIS 

Natal, Beleza e Poesia, o suplemento anual do O POVO, editado pela colunista, será lançado na comemoração da festa, registrando os lindos trabalhos de escritores cearenses, sabedores da importância poética para exaltar o Deus Menino e a família.

Marcus Fernandes, depois de ter colocado todo seu potencial de ator e poeta, na programação natalina, da Academia Metropolitana de Letras (Amlef), prepara as malas para passar o Ano Novo com sua família, em Guarabira/PB. Depois segue para os Estados Unidos para merecidas férias com a amada Cláudia e a filha Raphaella.

Stélio Marinho conseguiu criar a mais linda decoração de Natal para seu restaurante Alpendre da Vila. Nenhum outro, em Fortaleza, fez mais bonito. Ali, tem atrações musicais, cozinha de primeira e ambiente ideal para as confraternizações natalinas.

Celina e Carlos Larroca, atualmente residindo em São Paulo, chegam hoje a Fortaleza para passar a festa natalina. Com eles, a filha Renata e a querida Pelusa. Quando do Ano-Novo todos se reunirão na casa de praia das Flecheiras.

Grupo de grandes mulheres se reúne aos sábados para boas conversas em torno das artes e visitação à galeria de antiguidades mantida no shopping Del Paseo. Glaura Férrer, Cybele Pontes, Letícia Fialho, Herbênia Benevides, Luíza Alcântara, Tereza Fontenele, Inalda Vidal, Vera Alencar, Tereza Maslowa, Edir Rolim e outras.

AS FESTAS de Natal tornam-se mais saborosas com os salgados, doces e pratos especiais do Ilmar Gourmet. "Estamos com um cardápio especialíssimo e saboroso para as recepções", garante Pontes Neto, gestor comercial e de marketing da casa.

MÉDICA Francisca Alves e Arlene realizam, às 17 horas de hoje, a confraternização do Nutof, um centro de acolhimento e de atividades atraentes para as pessoas na melhor idade

 

Foto do Lêda Maria

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?