Logo O POVO+
Conquistas
Foto de Lêda Maria
clique para exibir bio do colunista

A jornalista, poeta e escritora Lêda Maria escreve sobre política, cultura e sociedade. É autora de duas edições do livro ''Memória Gastronômica das Famílias Cearenses'' e participante de várias antologias nacionais e internacionais, como ''A Literatura das Mulheres da Floresta'' e ''Assim Escrevem as Brasileiras''.

Lêda Maria comportamento

Conquistas

NULL (Foto: )
Foto: NULL

1 POUSOS de alegrias continuam acontecendo para marcar a conquista histórica dos voos aproximando o Ceará de Paris, Amsterdã e outros destinos. O governador Camilo Santana participou, noite do último dia 4, na residência do cônsul geral da França no Brasil, Brieuc Pont, em São Paulo, da solenidade que marcou o lançamento oficial do HUB da Air France-KLM representadas ali pelo vice-presidente comercial Patrick Alexandre; da Gol com o presidente Paulo Kakinoff. Sintonizado com o azul do entusiasmo, o governador revelou, mais uma vez: “Estamos muito felizes por esse projeto, ele concretiza a estratégia de fazer o Ceará um centro de conexões com o mundo”. Finalizando, presenteou o cônsul e aos representantes da Air France, KLM e Gol com um pequeno troféu em acrílico simbolizando o Estado do Ceará.


2 PREFEITO de Fortaleza, Roberto Cláudio, parabenizou as empresas aéreas por acreditarem em Fortaleza e no Ceará e destacou: “Nossa capital, hoje, mantém o maior PIB do Nordeste e batalhamos para cada vez mais tornar a cidade aberta aos investimentos e aos planos internacionais”.


3 LOGO EM seguida, a solenidade, na bela mansão de Brieuc Pont foi servido um saboroso e farto coquetel nos jardins iluminados ao lado da piscina, onde uma passarela de flores naturais completava a ambientação. Vinhos franceses e champagnes Louis Roederer e Dom Perignon acompanharam os convidados até perto de meia-noite, não faltando a romântica música francesa, em alguns momentos estimulando o secretário Mauro Filho a emprestar sua linda voz.


4 ALÉM da presença dos parceiros dessa conquista cearense, integravam também a plateia de 150 convidados, o presidente da Assembleia Legislativa, Zezinho Albuquerque; os secretários de Estado, Mauro Filho, Arialdo Pinto, Élcio Batista e Alexandre Pereira, e o assessor Thiago Cafardo, mais os secretários municipais Patrícia Macedo, Moacir Maia e outros.


ENTRE BORDADOS...


Ethel e Renata Jereissati preparando a Loja do Bem


DEIXANDO repousar em seu olhar a beleza do artesanato do Ceará, Ethel Whitehurst desenvolve com brilhantismo mais uma nova missão nesta sua longa história dedicada ao segmento. Assumiu no grupo Mulheres do Brasil a oficina de Artesanato. O primeiro ponto desse bordado veio com o projeto: “Rendas de Aquiraz Transformando Vidas” garantindo o estímulo à criatividade e à comercialização da produção de um grupo que trabalha com renda de bilro. Desde o ano passado tudo acontece, inclusive exposições e agora a colocação de peças no Shopping Iguatemi,de São Paulo, em parceria com a ONG Orientavida de Celeste Chad.


ESTA semana quem esteve conferindo tudo foi Sonia Quiintella da Artesol, que foi ao Centro da Prainha e se encantou com a produção, acenando com alianças. Mas é neste mês de outubro, o favorecimento maior aos sonhos de Ethel. Próximo dia 10, às 19 horas, as integrantes do Mulheres do Brasil e muitos amigos se reúnem com ela para a abertura da Loja do Bem, no Shopping Iguatemi, onde serão comercializados produtos de vários grupos de artesanato com preços diretamente do artesão para o consumidor final. É um projeto social de Renata Jereissati com curadoria de Ethel Whitehurst. Só aplausos!


IAQ COM ARTE


MÉDICO Edmar Maciel, através do seu Instituto de Apoio aos Queimados, e o Shopping Iguatemi, lançou grande ação de valorização da vida: o projeto Under The Skin. Uma exposição de fotos beneficentes, onde a arte é utilizada para restaurar a autoestima de vítimas de queimaduras. Na abertura, aconteceu um show de Marcos Lessa, atualmente um intérprete dos mais competentes para embalar corações e embelezar a MPB e a boa música internacional.


LETRAS


POETA e escritor Gonzaga Mota lançou no Ideal Clube seus livros Poemas no Tempo e Textos Escolhidos. A jornalista Mônica Silveira apresentou livros e autor.


Mostrando sua liderança, o ex-governador autografou suas criações para políticos, empresários, professores universitários, jornalistas e amigos da velha guarda, além dos colegas da Academia Metropolitana de Letras, Amlef, em lista encabeçada pela presidente Grecianny Cordeiro.


19ª CASA COR


QUEM quiser conhecer as tendências para manter ou construir sua casa ou seu local de trabalho, tem em Fortaleza 35 ambientes projetados na nova e bela edição da Casa Cor Ceará. A movimentação é intensa e na agenda consta o lançamento do livro de Pedro Ariel Santana, noite do dia 11, A Grande Beleza 2, inspirado no filme italiano homônimo, de Paolo Sorrentino. Para os dias 13 , 14 e 15, das 17 às 21 horas, o espaço da Casa Cor receberá a Feira de Joias com a participação de Bruna Bortolotti, Carolina Figueiredo, Jamille Weyne, Suyenne Lemos e Evelyn Jucá.


NOITE da recepção as autoridades, expositores, jornalistas e convidados especiais, Neuma Figueiredo, a organizadora maior, provou sua garra e competência para acionar o evento, considerado o mais importante da região Norte/Nordeste. Ela, vestindo azul, fez bonito. Primeiro, uma homenagem ao empresário Max Perlingeiro, promovendo os bons artistas e os negócios de arte, ali acompanhado da amada Bia, vestindo uma linda blusa de Lino Villaventura e o filho Victor. O outro homenageado foi Francisco Silveira, diretor da Granos.


ÉLCIO Batista, representando o governador Camilo Santana disse em seu discurso que o momento é de investir na criatividade e nos projetos geradores de bons frutos para a economia e projeção do Ceará, o que a Casa Cor faz muito bem. De São Paulo veio a gerente de franquia, Graziela Caroli. Uma música ambiente afinadíssima e de qualidade, completou a noitada, permitindo que todos ali trocassem boas conversas.


O CÔNSUL honorário do Brasil Emmanuel Guillemette e sua amada Lêda (uma cearense talentosa na área universitária), receberam em sua residência, em Paris, a dois passos do Arco do Triunfo, o escritor Luiz Fernando Veríssimo, ali acompanhado de sua mulher Lúcia. No grupo também estava a jornalista da Rádio France, Annie Bourrier e seu marido Patrick


ACONTECENDO


DESDE ontem, a Galeria do Palácio da Abolição, apresenta a exposição Do Crepúsculo ao Noturno, reunindo belos trabalhos do famoso e internacional pintor Antônio Bandeira. Todas as peças são do acervo do Governo do Estado. Imperdível.


DURANTE TODO o dia de hoje acontece o 4º Encontro da Família Caracas, em Guaramiranga, colorido de total entusiasmo e união. Na organização, Rita Flávia, Maria Tereza e Roberto Caracas, mais Diana Lima. Tem missa ao meio-dia na Capela da Gruta, seguindo-se almoço no bonito Hotel Vale das Nuvens. Artistas de serra animarão os momentos, com um repertório musical lembrando os velhos e novos tempos de romantismo.


PRESIDENTE


JEAN-Philippe Imperato, presidente mundial da Peugeot veio ao Brasil manter reunião com representantes da marca para comemorar o sucesso de vendas do 3008 e anunciar os lançamentos para o mercado brasileiro. Em jantar comemorativo registrou esta foto para a coluna. Nela estão Lewton Monteiro Júnior, concessionária Belfort Fortaleza e presidente da das Concessionárias Peugeot; Jean-Phillippe Imparato; Ana Tereza Borsari, presidente da marca no Brasil e Carlos Gomes, presidente da PSA Peugeot Citroen para a América Latina.


OUTUBRO DE AFRÂNIO


Grifado pela beleza, modernidade e funcionalidade, o novo empreendimento do empresário Afrânio Barreira, localizado na Av. Senador Virgílio Távora, em Fortaleza, ocupa uma área de 3 mil metros quadrados. Concebido pelo arquiteto Racine Mourão, que recebeu passe livre do proprietário para criar, o Coco Bambu Special tem salões para festas, quarto e sala de encantamento para noivas, quando ali realizar suas bodas. Também espaços para reuniões privadas, pequenos eventos e cenário completo para grandes acontecimentos.


Entre os detalhes possui sete lustres de cristal italiano, cadeira da Dior, serviços de som e gravação, além de um gerador próprio. Revestidas em mármore e madeira, as paredes e os ambientes têm a tonalidade bronze luxo. Os cenários externo e interno ganham plantas e flores, mais de 100 jardineiras e um grande jardim vertical, tudo trabalhado por Celinha Pinheiro.


Empresário de sucesso Afrânio Barreira faz parceria com Toca Couto, um dos mais renomados nomes , atuando na gastronomia, e responsável por toda a cozinha. A inauguração está programada para o dia 21, com o aniversário de 90 anos de uma jovem matriarca. O calendário de marcação de eventos cresce, inclusive com a proposta de uma festa de réveillon. Para o próximo ano, Afrânio tem projeto girando em torno de cinco restaurantes em São Paulo e dois em Minas Gerais.


PRÊMIO GANDHI...


...de tão cobiçado pelos profissionais e estudantes de Comunicação, teve suas inscrições prolongadas até o dia 20. Trabalhos valiosos estimulam a paz, testemunhando muitos fatos e notícias que abrigam a linguagem e os sinais desse tesouro, celebrado por Gandhi e pelos homens de boa vontade. É uma promoção da Agência da Boa Notícia.


IPREDE COM ARTES


O FAMOSO leilão do Iprede, acontecendo anualmente, tem data marcada. Dia 18, às 19h30min, no Pipo Restaurante. Artistas famosos e solidários com o trabalho da entidade de saúde, agrupando crianças desnutridas e carentes, assistidas pelo médico Sulivan Mota e sua equipe, estão doando peças valiosas. Figuram como patronos e patronesses: Onélia Leite Santana, primeira dama do Estado; Tales e Jaqueline de Sá Cavalcante, Luiz Gastão, Joaquim Caracas. Mais Adolfo e Mariana Bichucher, jornalistas Lêda Maria Souto e Márcia Travessoni, Tomás Figueiredo Filho , Aline Pinho e outros.


EUDORO...


...Santana está em Paris. Ao lado da amada Hermengarda e dos filhos (o único ausente é o governador Camilo Santana) festeja a chegada de seus jovens 80 anos.


Cultivando o amor à vida e a bonita família que soube formar, ele optou por vivenciar as alegrias da data na cidade que a família cultiva grande paixão. Surpresas vão marcar a comemoração.


CRIANÇAS E CINEMA


Presidentes Amarílio Cavalcante, Ideal Clube, e Régis Frota, Academia de Cinema de Fortaleza trazem atraente programação para marcar o Dia da Criança. Dia 12 às 10 horas, no salão Macambira, será exibido um dos filmes de Charles Chaplin, obra prima do cinema e atração total para os pequeninos e seus papais.


NOIVOS...


...LARA e Paulo celebram esta noite, no salão nobre do Ideal Clube, seu casamento. Eles são filhos de Daniela e José Antônio Perez da Silveira e de Helena Maria e Marcos Brasil de Andrade. Após a cerimônia recepcionam seus convidados com um jantar dançante com
Daniel de Paula, Banda Nana Costa e Forró das Antigas.


ROTARY CLUB...


...Fortaleza Centenário, através de seu presidente Marconiélton Pessoa comemora dia 19, no Teka’s Buffet, seu 12º aniversário. Na ocasião serão homenageados o governador Háteras e Silva, com a medalha do Mérito Rotário Francisco Waldo Pessoa e o diretor do Rotary International, José Ubiracy Silva com o Troféu Agerson Tabosa Pinto. Darlene Sorensen, receberá o distintivo de lapela com um diamante, e será agraciada com o cristal por se tornar a 12ª Major Donor do clube aniversariante.

 

Foto do Lêda Maria

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?