Logo O POVO+
Visitantes
Foto de Lêda Maria
clique para exibir bio do colunista

A jornalista, poeta e escritora Lêda Maria escreve sobre política, cultura e sociedade. É autora de duas edições do livro ''Memória Gastronômica das Famílias Cearenses'' e participante de várias antologias nacionais e internacionais, como ''A Literatura das Mulheres da Floresta'' e ''Assim Escrevem as Brasileiras''.

Lêda Maria comportamento

Visitantes


REDE HOTELEIRA de Fortaleza encerrou agosto com a respiração voltando ao normal. A falta de fôlego que abatia o setor foi recuperada com a boa movimentação do mês, atraindo turistas nacionais e internacionais, além de muitas excursões de estudantes.


AGORA O FERIADO de 7 de Setembro mantém o fôlego. Mais de 80% de ocupação na rede de hotéis e pousadas, tal qual agosto.


LOUVAR A EDUCAÇÃO


O COLÉGIO MASTER, tão bem dirigido por Herbenni e Nazareno de Oliveira, vive um ano de glória. Seus alunos, ao entrarem em competições pedagógicas saem sempre vitoriosos, mostrando o potencial do ensino e aprendizagem daquela unidade educacional. O Master Resultados registra agora a vitória de Celso Renam Soares Barbosa Lima, aluno do colégio desde a Alfabetização, conquistando a Medalha de Bronze na Olimpíada Internacional de Química, na Tailândia . Lá a representação brasileira reuniu somente 4 estudantes, e todos cearenses.


AÇÃO PELA PAZ


EMPRESÁRIO e atual presidente do Fortaleza, Luiz Eduardo Girão, realizou último dia 30, no Auditório da Arena Castelão, o seminário “Jogando pela Paz no Futebol”. Em boa hora o evento veio em busca de soluções para a superação da violência nos estádios e pela convivência pacífica entre as torcidas, reconhecendo que existirão sempre adversários, mas inimigos, jamais. Jogar pela paz em todos os segmentos é uma necessidade, e esse seminário inicia uma programação para atrair a calmaria. Aliás, esse é grande o esforço de Luiz Eduardo pela reconquista da paz.


Médica Márcia Medeiros com o filho querido Felipe, ambos oftalmologistas


UMA PERSONALIDADE


É CEARENSE e famoso o médico Felipe Araújo Andrade Medeiros, radicado nos Estados Unidos, e hoje em Fortaleza, para participar do 61º Congresso Brasileiro de Oftalmologia, e lá receber homenagens pelo trabalho que desenvolve, alcançando o reconhecimento e integrando a relação dos cinco melhores médicos de glaucoma do mundo.


SE NA PARTE científica o evento é valioso, nas festividades o ritmo é o mesmo. Abre com uma festa e show de Waldonys e se encerra com outro do forrozeiro Dorgival Dantas. Médico e presidente David Lucena se empenha com a equipe da organização para resultados de sucesso.


GENTE DO BEM


A ENTREGA de mais brinquedopraças nos municípios de Jucás e Araripe, na Região do Cariri, neste fim de semana, além da construção de rampas e piso tátil para auxiliar o trajeto de pessoas com deficiência, são benefícios necessários e alentadores para populações desejosas de ter condições de lazer. A idealizadora do programa e primeira-dama do Ceará, Onélia Santana, apoiada pelo governador Camilo Santana, participa da inauguração e ressalta que a brinquedopraça, espaço voltado para crianças de dois a doze anos, integra o pilar “Tempo de Brincar” do Programa Mais Infância Ceará, assegurando o direito ao desenvolvimento de suas capacidades físicas, cognitivas e psicológicas através do ato de brincar. O espaço tem playground, gira-gira, escalada, balanço duplo, casinha de boneca, cavalinho e gangorras. A meta prevê mais de 50 brinquedopraças entregues até o fim do ano.


PEQUENINOS


INTENSIFICANDO suas ações em prol dos pequeninos a primeira-dama de Fortaleza, Carol Bezerra, entregou último dia 30, na Regional V, kits educativos a famílias participantes do programa Cresça com seu Filho, no bairro de Mondubim. A iniciativa, realizada por meio de parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), fomenta o desenvolvimento emocional, cognitivo, social e motor de crianças de 0 a 3 anos. Ao todo, serão cerca de 830 kits distribuídos lá. Equipados com quebra-cabeça, bloco de montar, livro infantil, bolinha colorida e boneca, os materiais pretendem estimular o aprendizado por meio de atividades lúdicas e promover maior interação.


“O CRESÇA COM seu filho é um programa modelo aqui no Brasil. A gente bebeu muito da fonte do Primeira Infância Melhor (PIM), existente há 13 anos no Rio Grande do Sul, e do Iprede, que estabelece vínculos entre a mãe e o bebê”, informou Carol, sempre recebendo total apoio do prefeito Roberto Cláudio. Estamos felizes com a prática humanizante que revela a primeira dama de Fortaleza.


FORTALEZA DOENTE


POR QUE AS PRINCIPAIS redes de farmácias aportam em Fortaleza ocupando lado a lado, esquinas nobres da cidade? O diagnóstico é muito triste. A população está doente e precisa de remédios, só adquiridos na corrida pelo melhor preço e nas ofertas promocionais. A Rede Pague Menos tão bem nascida e administrada pelo talento de Deusmar Queiroz permanece líder e promete crescer muito mais.


PARA NORMA BEZERRA...


....FOI A NOITE banhada de estrelas, onde família e grupinho de amigos levaram todo o afeto para marcar a sua troca de idade. O cenário dominado por orquídeas brancas e lilás, teve a assinatura de Gil Santos e o cardápio saboroso de Toca Couto . A música sempre suave e romântica garantiu o clima intimista da reunião.


Norma e o amado Humberto Bezerra


Norma com os filhos: Márcia, Sérgio, Binho e Denise


Sérgio e Humberto Bezerra, Anamaysa e Teodoro Santos


Regina Aragão


Luiz Marques


Adauto Bezerra e Silvana


HERMENEGILDO VIVE


TALES, DAISY e Hilda realizam mais um encontro sentimental. Entregarão a Medalha Hermenegildo de Sá Cavalcante ao jornalista Cid Carvalho e ao bibliófilo José Augusto Bezerra, em solenidade marcada para às 18 horas do dia 5 de setembro, no Teatro Nadir Papi Saboya, da Faculdade Farias Brito. Para abrilhantar o evento lá estará Nádia, a amada de Hermenegildo, com ele casada por 39 anos de muito amor.


DIA DO SOLDADO foi comemorado na Assembleia Legislativa do Ceará. Deputado Manuel Duca, na foto com o comandante da 10ª Região Militar, Gen.Div. Estevam Theóphilo e o chefe da assessoria parlamentar do Exército, Cel. Luiz Benicio, entregou Medalha e Diploma ao comandante maior.


No Instituto Rotary o Ceará representado por Meton Vasconcelos e Yolanda; Eduardo Augusto Campos (governador do Distrito 4490) e Leninha; Henrique Vasconcelos e Renata


ROTARY VITORIOSO


YOLANDA e Meton Vasconcelos passaram 18 dias só em Miami e Orlando divertindo-se com os netos e os filhos. Elétricos que são, chegaram aqui, trocaram as malas, seguindo para Atibaia/SP onde acontece até hoje a reunião do Instituto Rotary.


O MAIS importante desta reunião é que o Distrito 4490 buscou atrair em um grande estande, todos os olhares para a beleza de Fortaleza, com um só objetivo, votos para sediar em 2018 o encontro. Ontem, isso foi confirmado por unanimidade na votação. Assim, próximo ano, no dia 30 de agosto, será instalado no Centro de Eventos, o “Instituto Rotary Brasil Meton César de Vasconcelos”, reunindo cerca de 1.500 participantes.


IDEAL CLUBE: GRANDE BAILE


O GRANDE baile de aniversário do Ideal Clube, mantendo a elegância do traje a rigor e de seus participantes, promete este ano ter mais brilhos. Para o quesito musical a participação de Marcos Lessa e sua banda e o piano melodioso de Rafael Maia. O presidente Amarílio Cavalcante e toda a diretoria se empenham para o sucesso. Samira e Alódia Guimarães estão na organização, repetindo a presença de debutantes lindas , ali dançando com seus pais a primeira valsa. Grupos de amigos já fazem reservas de mesa, na secretaria do clube.


Amanhã, Thaís Pinheiro Feitosa, sempre uma jovem feliz e estudiosa, recebe da família almoço festivo, no Máxima Buffet. É seu aniversário


Lara Melo Torquato e Moacir Macedo Pinto saíram em viagem plena de romantismo. Ao chegar para contemplar e subir as Muralhas da China, Moacir armou uma surpresa. Pediu Lara em casamento e entregou-lhe bonita aliança de noivado.


ARCO ÍRIS


ESPERA-SE uma programação verde-amarela para o Dia 7 de Setembro. Escolas, igrejas, associações, unidades militares, empresas e toda a população devem revelar a cidadania, a fé e o amor à Pátria.


BUSCA-SE empresa para adotar os cuidados com o Jardim Japonês, segundo ponto mais visitado da cidade. A beleza do monumento, dos jardins. A segurança do local e do entorno, merecem recuperação.


ALEGRA: A plantação de flores na Serra da Ibiapaba colorindo a economia do setor.


MOLDURAS


CARAVANA DOS Inhamuns, um movimento da Casa da Caridade Dr. Adolpho Flitz, sairá de Fortaleza dia 7, diretamente para Tauá, de lá seguindo para outros povoados, distribuindo cestas básicas a 350 famílias. Detalhes e inscrições: 9.9295.1846.


MÉDICO Edson Lopes Júnior, após a festa bonita, reunindo os amigos para a comemoração de seus 60 anos, seguiu para o Rio de Janeiro acompanhado da amada Júlia. Outra festa foi preparada pelos amigos cariocas.


RÉGIS FROTA, presidente da Academia Cearense de Cinema, está reunido esta manhã, no Palácio da Luz, com os integrantes. Pauta recheada de projetos. É bom lembrar que dia 20, no Ideal Clube - salão Humberto Cavalcante - tem a exibição do filme Ninho de Cobra, com direito a whisky e pipoca.


OLAVO XIMENES Junior, professor e fisioterapeuta é aniversariante do próximo dia 5.

 

Foto do Lêda Maria

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?