Logo O POVO+
Na berlinda
Foto de Lêda Maria
clique para exibir bio do colunista

A jornalista, poeta e escritora Lêda Maria escreve sobre política, cultura e sociedade. É autora de duas edições do livro ''Memória Gastronômica das Famílias Cearenses'' e participante de várias antologias nacionais e internacionais, como ''A Literatura das Mulheres da Floresta'' e ''Assim Escrevem as Brasileiras''.

Lêda Maria comportamento

Na berlinda


ENTRE os grupos de empresários e articuladores da política o assunto dominante é o lançamento do nome de Geraldo Luciano, vice-presidente de investimentos do Grupo M.Dias Branco, para candidato ao governo do Ceará.


A INDICAÇÃO faz rebobinar o filme da história, onde em 1986 a tentativa de mudancismo descobriu Tasso Jereissati, que foi às urnas, venceu e fez grande administração por dois mandatos.


A CREDIBILIDADE que Geraldo Luciano mantém em sua empresa, mais a competência, juventude, integridade e visão para os projetos que administra, sempre foram um “Chão de Estrelas” no grupo que o empresário maior Ivens Dias Branco criou e frutificou, recebendo GL para a floração dos negócios. Daí uma das declarações dos herdeiros ao ser abordado sobre a indicação dele ao governo: “O Ceará só tem a ganhar”.


AGORA, a agenda de Geraldo Luciano tem novas marcações, d’antes nunca registradas. Reuniões e reuniões com grupos diversos. Dias desses, almoçava com Genecias Noronha, Roberto Pessoa, Carlos Castelo e Iranildo Pereira. Outro encontro foi com o prefeito de São Paulo, João Dória, e por aí vai. Mas deve haver espaço para Geraldo Luciano avaliar sua coragem diante do desafio novo. Teria abnegação para trocar uma posição empresarial poderosa e de sucesso para disputar um lugar incerto diante das contradanças em salão que tem o governador Camilo Santana, o ex-Cid Gomes e o senador Eunício Oliveira (que garante ter um candidato seu)?


CONVENÇÃO


TIM GOMES envolvido na programação do Encontro do Diretório Regional, agendado para o próximo dia 29. O deputado quer reunir mais de 100 municípios no auditório Murillo Borges, da Assembleia Legislativa, impulsionando as informações, os debates e as ideias.


SÃO 16 HECTARES...


...DOADOS pelo coronel Bosco, para a construção da sede do Instituto Militar do Exército (Ime) nas proximidades da Praia do Cumbuco. A área integra o universo imobiliário daquele que soube unir a paisagem de mar e dunas com belas residências e unidades hoteleiras. Agora poderá abrigar um dos maiores complexos educacionais do País.


RADIODIFUSÃO


O MINISTRO de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, veio abrir o congresso de radiodifusão Fala Norte Nordeste, último dia 4 de setembro. Na ocasião, ele assinou o contrato de Migração de rádios AM para FM, e garantiu à colunista que até o fim do ano alcançará o número de 1000 emissoras beneficiadas com o processo que assegura maior audiência e faturamento publicitário.


O ENCONTRO, considerado um dos maiores de radiodifusão do País, reuniu seus participantes em torno do tema central: “Inteligência Criativa Para a Geração de Negócios da Comunicação”. A presidente da Associação Cearense de Rádio e Televisão, Carmen Lúcia Dummar Azulay, está hoje mais feliz, porque o evento se encerra deixando boas sementes para plantios novos de recursos e medidas viçosas ao setor.


RADIALISTA de mais de sete décadas, Edilmar Norões ganhou homenagem póstuma, quando da solenidade de abertura, levando sua amada Lucília a subir ao palco recebendo medalha e ouvindo os aplausos a quem soube fazer a história bonita do rádio do Ceará.


O reitor da UFC, Henry Campos com a colunista e o ministro de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab


CEARÁ NA ABIH


A ASSOCIAÇÃO Brasileira da Indústria de Hotéis - ABIH Nacional tem eleição dia 26 de setembro, em Brasília. A chapa única, encabeçada por Manoel Cardoso Linhares (Ceará), atual vice-presidente da Associação, conta com Luciano de Castro Carneiro (Goiás), na vice-presidência; Manoel Lisboa Barbosa (Sergipe) na diretoria administrativa.


MAIS PESQUISAS E SAÚDE


PARA quem não acreditava, agora o resultado já chegou e vai contribuir para a expansão e ofertas de empregos, educação, condições de trabalho e bem viver. Por meio da assinatura de um memorando de entendimento, o Governo do Ceará e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) firmaram, último dia 30, parceria para o desenvolvimento de ações integradas em pesquisa, desenvolvimento tecnológico e inovação na área da Saúde. A solenidade foi realizada durante visita ao Polo Industrial e Tecnológico da Saúde, localizado no Eusébio. Entidade francesa com a qual o Estado articula acordos futuros, o Instituto Pasteur também integrou o ato e conheceu as instalações da estrutura. Participaram do encontro, entre gestão estadual e instituições, o governador Camilo Santana; a presidente da Fiocruz, Nísia Trindade; o presidente do Instituto Pasteur, Christian Bréchot; além de secretários de Estado e diretores e técnicos das duas entidades. Na cerimônia, o chefe do Executivo destacou o empenho do Governo do Ceará na articulação com os principais institutos de pesquisa na saúde do Brasil e do mundo para trazer mais desenvolvimento para o Estado.


MEDALHA HERMENEGILDO...


...SÁ CAVALCANTE foi entregue em solenidade melodiosa pelo programa da Orquestra de Sopro de Jovens de Pindoretama, regida pelo maestro e pelos discursos de Tales de Sá Cavalcante lembrando passagens bonitas da vida do tio Gildo, e mais dos discursos dos dois agraciados jornalista Cid Carvalho e o bibliófilo José Augusto Bezerra.


TALES, Daisy e Hilda comandaram a festa, reunindo pessoas queridas como o jornalista Lúcio Brasileiro, já agraciado com a Medalha, e ali registrando acontecimentos do amigo jornalista Hermenegildo, qualificando-o como “um dos homens mais extraordinários de sua geração”. Lá estavam na listagem feminina: as escritoras Suzana Ribeiro, jovem e entusiasta, nos seus 100 anos de vida; Beatriz Alcântara, Lourdinha Leite Barbosa, Regine Limaverde. A presidente da Academia Fortalezense de Letras, Fernanda Quinderé, leu um dos poemas de Hermenegildo. Daisy Machado, Constança Távora, Nêda Barros, Maria Luiza Fontenele e Regina Fiúza. Na listagem masculina: o ex-governador Lúcio Alcântara,; presidente da Academia Cearense de Letras, Ubiratan Aguiar (com Terezita); deputado Artur Bruno, Miguel Dias, Ednilo Soàrez, Sabino Henrique, José Maria Bonfim, João Soares Neto, Jaime Machado, Igor Queiroz Barroso, Dito Machado e Victor Frota Pinto. A presença marcante era de Nádia, a amada de Hermenegildo, narrando eternas recordações daquele que, por 39 anos, plantou e fez florir seu jardim de amor.


Tales de Sá Cavalcante com os agraciados


Iramir e Nadia de Sá Cavalcante receberam rosas das sobrinhas Daisy e Hilda


Sá Junior e Bebel com o filho Sá Neto e o amigo Sabino Henrique

 

Lúcio e Beatriz Alcântara com os amigos Nádia e Tales


Augusto Bezerra com Lúcio Brasileiro


Elenir e Edson Liberato


Tales de Sá Cavalcante e Jaqueline com a filha Hildete


Raquel Garzón e Thiago Miller celebraram seu casamento religioso e depois recepcionaram os amigos no Royal Gourmet. Os noivos são filhos de José Garzón Megias e Maria do Socorro Barreto, e Marcos Aurélio e Clema Castelo Branco.


O BAILE DO IDEAL CLUBE


A FESTA programada para comemorar o aniversário do Ideal Clube, manterá a elegância do traje a rigor e a alegria de seus participantes. A procura de mesas já reflete o sucesso do baile, este ano ganhando a participação de Marcos Lessa e seu conjunto e o piano melodioso de Rafael Maia. ali interpretando o melhor da música internacional e da popular brasileira, inclusive os boleros e sambas, que anualmente, levam os casais aos salões para dançar. O presidente Amarílio Cavalcante e toda a diretoria se empenham para o êxito. Samira e Alódia Guimarães estão na organização, levarão grupo de debutantes lindas, para ali dançar com seus pais a primeira valsa. Grupos de amigos, turma de profissionais médicos, engenheiros e advogados já fazem reservas de mesa na secretaria do clube.


FORTALEZENSE...


...DE LETRAS realiza dia 16, no Colégio Farias Brito mais uma edição do Literar, movimento que informa e impulsiona os estudantes à dedicar-se a literatura. A academia presidida por Fernanda Quinderé leva seus integrantes para esta oficina com os alunos, recebendo o apoio total do diretor Tales de Sá Cavalcante.


BENQUERENÇA


PROCURADOR Geral do Estado Juvêncio Viana teve sua troca de idade comemorada por um grupo de amigos. Ao lado da amada Solange recebeu os abraços de Alcides Saldanha e Eliane; Alexandre Barroso e Denise; Marciane e Luiz Dias Martins. Mais João Luiz Matias e Débora; Danilo Fontenele e Maria Vital.


TEM


1 ROBERTO Farias faz próximo dia 14, às 19 horas, no La Maison, mais uma edição do seu Personalidades Empresariais e de Serviços - 2017. Um júri formado por Honório Pinheiro – presidente da CNDL; ex-Ministro Ubiratan Aguiar – presidente da Academia Cearense de Letras; Gonzaga Mota – ex-governador do Estado; Luiz Marques – diretor da Santa Casa e ex-prefeito de Fortaleza; deputado Raimundo Gomes de Matos e muitos outros escolheu entre os agraciados: Clube do Vôlei, Colégio Antares, Coliseum Hotel Resort, Leandro Vasques Advogados, Locker Blindagens, Marina Park Hotel, restaurantes Coco Bambu, Unichristus e Unimed.


2 MÚSICA Brasileira terá seu destaque na programação traçada por Rose Espíndola e Maurício Benevides, querendo brindar a todos com composições inesquecíveis de nossa MPB. Intérpretes e músicos competentes contribuirão com a beleza do espetáculo marcado para o próximo dia 16, às 19 horas, no auditório da Câmara dos Dirigentes Lojistas, CDL.


ELAS


CONSTANÇA Távora e Cleusa Ponte conduziram bem a reunião do Consórcio Harmonia, última quarta-feira, no Barbra’s Eden. Na ocasião foi festejada, a troca de idade de Norma Bezerra, Regina Aragão, Dayse Machado e Constancinha, tudo sob a regência da alegria. Dançarinos de tango também fizeram demonstração.


CLÉA e Isabel Lustosa. Graça Fonteles e Socorro Cunha presentes ao lançamento do livro de Diogo Fontenelle, Miudezas do Azul, noite de quarta-feira, no Ideal Clube, com apresentação de Carlos Augusto Viana.


DELANNE Nápravník oferecendo no seu Hotel Santuário das Águias, no Porto das Dunas, aos domingos atividades recreativas para as crianças ali hospedadas. Nestes dias de lua cheia, a beleza do cenário atrai casais credores do romantismo.

 

TUDO AZUL


Não bastasse o céu e o mar, a cor que denomina o grupo, a luminosidade do entusiasmo e do bem receber ocuparam o último fim de semana na praia da Taíba, onde, em sua bela casa à beira-mar, Tane Albuquerque e Francisco de Matos Brito receberam amigos do coração. O afeto e a boa mesa acompanharam os amigos: Fátima Goulart e Jeová Lucena; Lêda Maria e Francisco Souto; Wilma Patrício, Maria Vanda Sá e Taís....


Foto do Lêda Maria

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?