Logo O POVO+
Adeus ao Centro
Foto de Lêda Maria
clique para exibir bio do colunista

A jornalista, poeta e escritora Lêda Maria escreve sobre política, cultura e sociedade. É autora de duas edições do livro ''Memória Gastronômica das Famílias Cearenses'' e participante de várias antologias nacionais e internacionais, como ''A Literatura das Mulheres da Floresta'' e ''Assim Escrevem as Brasileiras''.

Lêda Maria comportamento

Adeus ao Centro


DEPOIS de 91 anos compondo a fotografia da Rua Senador Pompeu, e desenvolvendo trabalhos para as administrações públicas e empresarias, além de confecção de livros, calendários e outras publicações, a Tiprogresso vai mudar de endereço. Se fixará na Rua Frei Teobaldo, em Jacarecanga. O que funcionará na área ocupada com linotipos e máquinas modernas?


SAÚDE ROSA E AZUL


COM O OBJETIVO de conciliar prevenção e saúde com um lugar cativante e cheio de vida, o Instituto do Câncer do Ceará (ICC) escolheu o Parque Ecológico do Cocó para dar início as suas campanhas de conscientização sobre o câncer de mama e de próstata, que pela primeira vez estão unificadas, conciliando assim a importância da saúde tanto da mulher quanto do homem. O ‘Cocó Rosa & Azul: juntos por mais saúde!’, está marcado para amanhã, domingo, a partir das 8 horas com muitas atividades educativas e de lazer, para toda a família. Evento gratuito.


PROSPERIDADE


CAMINHANDO sempre rumo ao vale das realizações, Marcelo Freitas e os filhos comemoram. A cearense Fortbrasil Administradora de Cartões S/A figura, mais uma vez, como uma das empresas que mais crescem no Brasil, de acordo com o ranking da consultoria Deloitte, em parceria com a Revista Exame. A cerimônia para o anúncio da 12ª edição da pesquisa foi realizada no Hotel Unique, em São Paulo. Essa é a quarta vez consecutiva que a Fortbrasil está presente na lista. A expectativa da empresa é fechar o ano com 1 milhão e 300 mil clientes e um faturamento de mais de R$ 1 bilhão.


COMPETÊNCIAS


O MÉDICO urologista Sálvio Pinto com o professor Miguel Srougi, professor titular de urologia da USP e integrante do Hospital Sírio Libanês. O encontro dos dois aconteceu quando da realização, aqui em Fortaleza, do Congresso Brasileiro de Urologia


SÃO 15 MIL


O GOVERNADOR Camilo Santana e a primeira-dama do Ceará, Onélia Santana, participaram do lançamento estadual do Curso de Qualificação em Desenvolvimento Infantil, durante abertura do Seminário “Compreendendo o Desenvolvimento Infantil”, que visa a formação de 15 mil agentes comunitários de saúde, de 184 municípios.


“NÓS QUEREMOS aqui, com esse seminário, reconhecer, apoiar e fortalecer o trabalho de todos os agentes de saúde do Estado do Ceará, além de fazer um diagnóstico em cada município cearense para saber a realidade das nossas crianças”, destacou o governador Camilo Santana.


PARA A primeira-dama do Ceará, é preciso trabalhar unindo forças para garantir os direitos de todas as crianças. “A neurociência está aí para explicar a importância da afetividade, do carinho, do amor, do lado mais humano, mais fraterno, da família, da comunidade. É preciso que as crianças tenham o desenvolvimento adequado que merecem”, salientou a Onélia Santana.


Governador Camilo Santana, primeira-dama Onélia deputada estadual Rachel Marques e prefeito de Quixadá Ilário Marques.


PROCURADORES COM MINISTRO


REPRESENTANTES da Associações Nacional dos Procuradores de Estados (Anape) continuam se movimentando em Brasília com o objetivo de discutir e contribuir com pautas de relevância para a categoria. Esta semana, representantes da Anape reuniram-se com o Ministro da Secretaria de Governo da Presidência da República Antônio Imbassahy e com o deputado federal Raimundo Matos (PSDB-CE) nos seus respectivos gabinetes no Palácio do Planalto. Na oportunidade, os políticos em questão ouviram os pleitos referentes à PEC 82 e PL 6726. Tanto o ministro quanto o deputado disponibilizaram-se para dialogar diretamente com o governo federal. De acordo com Vicente Braga, presidente da Associação dos Procuradores do estado do Ceará (Apece), “foi estabelecido contato direto de negociação dentro da articulação política do governo para discutir a matéria”. A categoria já esteve reunida com o presidente do Senado Federal, senador Eunício Oliveira (PMDB-CE), com os deputados federais Paulo Henrique Lustosa (PP) e outros.


CELEBRAÇÃO DE AMOR


HOJE, TODOS os presentes recordam uma das mais lindas festas de casamento. Os noivos Paulo Eduardo e Rafaela, ele filho de Denise e Alexandre Montenegro, reuniram na Mansão dos Montenegro, na Praia de Búzios /RJ, a família e os muitos amigos para a celebração de amor. Depois, da cerimônia, realizada no cenário externo da residência entre chuvas de flores de todas as cores e perfumes, o casal desceu para a beira do mar, seguindo o ritual de romantismo que ao longo do tempo marcou suas vidas.


A NOITE uma festa , com orquestra e bandas garantiu a animação, recheada de mil sabores e bebidas, não faltando os brindes de champagne francesa para que todos cultivassem o amor, espelhado nos lindos casantes.


Noivos fazendo suas juras de amor junto do mar


Paulo Eduardo com a mãe querida Denise


MAIS LUZES...


...BAILAM no mapa do Ceará e anunciam que alguém está muito feliz. Governador Camilo Santana encerra o mês de setembro vencendo qualquer pessimismo. Foi à China, multicolorido de esperanças. Em Pequim, ele sentou-se à mesa com diretores do grupo Fosun Internacional Limited, buscando parceria para conclusão e operação do Acquario do Ceará.


ACOMPANHADO do presidente da ZPE do Pecem, Mário Lima, o governador Camilo Santana se reuniu em Hangzhou, com os diretores do CHINT Group, uma das maiores empresas do mundo na área de energia. “Foi uma reunião proveitosa, onde apresentamos as potencialidades do Ceará, incluindo a ZPE, atraindo acenos para a possibilidade de instalação de uma unidade no Ceará”. Integravam a equipe do governador, além de Mário Lima, os secretários Élcio Batista (chefia de Gabinete) e Antônio Balhmann (Assuntos internacionais), e o deputado estadual Tin Gomes.


NA ÚLTIMA segunda-feira, dia 25, as empresas Air France, KLM e Gol confirmaram, em São Paulo, que a capital cearense foi escolhida para sediar o centro de conexões das companhias no Nordeste. A partir de maio, a capital cearense terá, por semana, três voos para Amsterdã, operados pela KLM, e dois voos para Paris. Além disso, a Gol anunciou que reforçará a oferta de voos para quatro capitais do Norte e do Nordeste.


IPREDE : SOPRO DE ESPERANÇA


O TRABALHO desenvolvido pelos seus integrantes e a dedicação exclusiva e em tempo integral do médico Sulivan Mota são responsáveis pela manutenção (mesmo difícil) das 1.360 crianças assistidas pelo Iprede. Vez ou outra vem uma grande alegria. Agora, a entidade recebeu, em São Paulo, a Certificação conferida pela FGV e Revista Época como uma das 100 ores ONGs do Brasil.


PARA O MÊS de outubro, visando angariar fundos para cobrir suas dificuldades (só para cada dia são consumidas 450 latas de leite em pó), o Iprede realizará no Restaurante People o tradicional leilão de peças de arte. No acervo trabalhos de Aldemir Martins, Mano Alencar, Vando Figueiredo, Sílvio Rabelo, Estrigas e muitos outros. Data: dia 18 às 19 horas.


ESPETACULAR


A ORQUESTRA Filarmônica do Ceará, fundada em 1998, e necessitando de apoio financeiro para sobreviver, apresentou mais um grande espetáculo. Depois dos tributos a Luiz Gonzaga, Elvis Presley, Fagner, Belchior e Ednardo, chegou a vez de trazer a magia do cinema para o teatro em uma apresentação com temas de filmes. A noite especial foi realizada último dia 21, no Theatro José de Alencar, mantendo a regência do maestro Gladson Carvalho com participação de três artistas convidados: Cláudia Rebouças (foto), Itauana Cilibeli e Leandro Cavalcante.


APAIXONADA por música e possuidora de uma voz linda e forte, Cláudia firmou o sucesso do evento, brindando a plateia com L’hynne a L’Amour e Maybe This Time, tema do filme Cabaret, e outros sucessos.


AO COMEMORAR sua nova idade, em almoço surpresa, no Colosso, entre amigos e companheiros deputados, Tin Gomes, presidente regional do PHS, era só alegria. Garantiu que seu grande desejo é colaborar com o governador Camilo Santana para a prosperidade do Ceará, possibilitando mais condições para a geração de emprego e renda, à população carente.


INTIMIDADES


Eduardo Cals, Beatriz Philomeno, Julinha e Mari Martini


JULINHA Philomeno Gurjão, ao lado do filho e sócio Eduardo Cals, organizou um desfile em sua loja Nuage para apresentar a coleção de camisolas, criadas em parceria com Mari Martinni (veio de Sampa só para o evento). São peças em seda, malha fria e outros tecidos leves, acrescidos de detalhes em rendas e bordados, fazendo reluzir a feminilidade e a sedução.


ELES E ELAS


IRISMAN CIDADE, ex-presidente do Tribunal Regional do Trabalho, 7ª Região, tem agora uma nova missão. Acompanhar o processo de nascimento, em dezembro, do primeiro neto, Lorenzo, herdeiro de Fábio Alves Cidade e Fernanda.


GRAÇA FONTELES proferiu na FA7, último dia 27, palestra desvendando os mistérios da relação de Cecília com o Sagrado, assunto lindamente enfocado em seu livro: Cecília Meireles Lirismo e Religiosidade.


QUERIDA Alódia Guimarães foi cercada pelo universo das amizades,
nos jardins de sua casa. Era seu aniversário. Interrogada sobre o
segredo de manter a juventude ela garante: a dedicação ao
trabalho e o amor incondicional a família.


TERÇA-FEIRA 3, Fortaleza receberá três brasileiros que são referências internacionais em inovação e chegam para falar a uma plateia de empresários associados ao Lide Ceará e convidados da entidade, pela dinâmica Emília Buarque. O Fórum começa com a palestra de Roger Ingold sobre “Inovação e os segredos do Vale do Silício: o que transformar no Brasil.” Em seguida, Felipe Matos abordará “A onda das startups, o seu impacto no mundo dos negócios e o que podemos aprender com elas”. depois “Desvendando o ecossistema do Blockchain e do Bitcoin”.


DECORANDO


Ainda comemorando o sucesso do evento que organizou para reunir as noivas que o escolheram para decorar a festa de casamento delas, Márcio Aldigueri assina a decoração do aniversário de 15 anos de Isabel Aragão, hoje, 30, no Barbra´s Éden, em tons de laranja, azul tiffany, prata e preto. A debutante é filha de Kátia e Hélder Aragão. DJ Marciano Djow foi convocado para garantir a animação.

 

Foto do Lêda Maria

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?