Logo O POVO+
Nada de cadastro
Foto de Lêda Maria
clique para exibir bio do colunista

A jornalista, poeta e escritora Lêda Maria escreve sobre política, cultura e sociedade. É autora de duas edições do livro ''Memória Gastronômica das Famílias Cearenses'' e participante de várias antologias nacionais e internacionais, como ''A Literatura das Mulheres da Floresta'' e ''Assim Escrevem as Brasileiras''.

Lêda Maria comportamento

Nada de cadastro

 

UMA NOVA legislação do Governo do Estado proíbe as lojas a exigirem do cliente, no ato da compra, a feitura de um cadastro contendo seus dados pessoais. Quem desobedecer sofrerá punições severas como multas, fechamento da loja e cancelamento de licenças de funcionamento por determinado período.


CEARÁ COM ISRAEL


COM OBJETIVO de pensar estratégias inovadoras para minimizar a crise hídrica no Estado do Ceará, o deputado estadual Carlos Matos promoveu encontro do embaixador de Israel, Yossi Shelley, com as lideranças do Estado: o senador Tasso Jereissati; o presidente da Fiec, Beto Studart; e o reitor do IFCE, Virgílio Araripe. O embaixador de Israel fez visita oficial para discutir a criação de um projeto de dessalinização para o Estado e a possibilidade de intercâmbio entre estudantes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) e da Universidade de Ben-Gurion, em Bersebá.


UMA MISSA ...


...CELEBRADA na Escola de Ensino Fundamental, do programa Sesc Educar (antigo Colégio Salesiano), marca esta manhã a troca de idade do presidente do sistema Fecomércio Luiz Gastão Bittencourt. Ao lado dos filhos Lucas, Luana, Luiza e Luiz Eduardo, mais das suas amadas,

Eliana e a mãe Eliane, o aniversariante receberá as orações e o abraço dos muitos amigos, que depois da missa participarão de um almoço servido no local.


Jardson Cruz cerca-se de Valdetário Monteiro (Conselho Nacional de Justiça); deputado Leonardo Araújo e Marcelo Mota (presidente da OAB/Ceará). Era a comemoração do Dia do Advogado, na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, quando a Casa homenageou o Dr. Jardson Cruz, pelos seus méritos junto a advocacia cearense.


DJALMA PINTO...


...FOI CONVIDADO e aceitou palestrar com os integrantes do Rotary Club Fortaleza Planalto sobre qual a “Reforma Política Mais Urgente para o Brasil”. O tema é de seu domínio como um cientista político e escritor, revelando em sua trajetória o testemunho de um homem sério, estudioso e realizador de muitos projetos, ações e livros. Será dia 24, ao meio-dia, no Salão Humberto Cavalcante, no Ideal Clube.


EMÍLIA BUARQUE...


...TROUXE A Fortaleza, ontem, seu amigo João Dória, prefeito de São Paulo, e fundador do Lide, entidade congregando pelo País afora lideranças empresariais, desejosas de ver o “ordem e progresso” executados. Com 15 estados filiados, o Lide se fortifica dia a dia e em Fortaleza conquista bom espaço e bons nomes. O convidado Dória fez exposição brilhante sobre seu trabalho e seus projetos, ganhando da plateia muitas perguntas e aplausos.


HERMENEGILDO...


...DE SÁ CAVALCANTE, jornalista cearense dos mais atuantes nas décadas de 50/60, é reverenciado com uma medalha entregue anualmente a personalidades que colaboram com o movimento cultural. Este ano foram escolhidos o jornalista Cid S. de Carvalho e o bibliófilo José Augusto Bezerra. A entrega acontecerá dia 5 de setembro, às 18 horas no Teatro Nadir Sabóya, da Universidade Farias Brito.


FEIRAS DE OUTUBRO


HÉLVIO ROBERTO Pompeo Madeira, diretor-presidente do FCEM|Febratex Group – que promove e organiza algumas das principais feiras têxteis do País - participou do “Ceará Fashion Trade”, nos dias 15, 16 e 17/08, com o objetivo de fortalecer a parceria com o Sindtêxtil CE, o Sindconfecções CE e o Sindroupas CE, apoiadores das Feiras de Outubro.


NO VERDE DA SERRA


OS FILHOS de cada um dos noivos garantiram o encanto da cerimônia formando o cortejo. Adolfo Bichucher e Mariana Viana celebraram casamento no cenário da casa do noivo em Guaramiranga, reunindo as duas famílias e os muitos amigos. O espaço todo decorado por Gil Santos ganhou cascatas de lírios, orquídeas, copos de leite brancos cultivados na serra. Destacava-se a beleza do orquidário cercando as mesas de doces. No quesito musical, Paulo José desfilou o belo repertório, acompanhado de sua banda. A noiva vestiu um lindo Lino Villaventura, para acompanhar a elegância do noivo.


ENTRE AS presenças, a mãe do noivo Maria Cláudia e a cúpula do Mc.Donald, de São Paulo só para a festa. A elegância, a alegria dos convidados completavam o cenário. A organização da festa levou a assinatura da Celebre Eventos.


A beleza dos noivos


Mayra e Aderaldo Silva


Eveline e Lisandro Fujita


Elas formavam o grupo de amigas


HIPISMO TEM...


...EM FORTALEZA a realização da III Etapa do Circuito Norte e Nordeste, reunindo crianças e jovens em uma das mais lindas e importantes competições. Tudo acontece hoje e amanhã, na Hípica Sítio Siel Camará, em Aquiraz. Victoria e Sarah Erel juntas com os integrantes da Federação Equestre do Ceará recebem nomes fortíssimos do hipismo brasileiro. Empresas nacionais de peso apoiam e patrocinam.


A COMEMORAÇÃO ...


...DOS 123 ANOS da Academia Cearense de Letras, atualmente presidida pelo poeta Ubiratan Aguiar, ganhou a luminosidade da gratidão. Ali foi prestada homenagem póstuma aos empresários Ivens Dias Branco e Airton Queiroz. Em vida, eles souberam reconhecer e valorizar o processo educativo e cultural como jograis para a formação de uma sociedade melhor. Suas vidas e realizações foram poeticamente ritmadas e apresentadas pela acadêmica Beatriz Alcântara.


EDSON QUEIROZ Neto e Consuêlo agradeceram a homenagem, buscando em palavras eternizar o amor plantado pelos seus dois amores, hoje reverenciados com saudades. Encerrando Ubiratan Aguiar, conclamou a todos a se unirem em torno de realizações e da defesa de um país que desconhece e desvaloriza um dos seus maiores bens: a cultura. Cybele Pontes lançou ali o concurso Osmundo Pontes de Literatura.


Ubiratan Aguiar, presidente da ACL com Consuêlo Dias Branco e Edson Queiroz Neto

 

Regina e Graça Dias Branco com Edyr Rolim


Consuelo Dias Branco com Beatriz Alcântara


Graça com Ângela Gutierrez, Fany Soàrez e Lourdinha Leite Barbosa


Ticiana Queiroz com o pai Pio Rodrigues, Graça e Lêda Maria Souto


Terezita e Ubiratan Aguiar


COMEMORANDO


PADRE GEOVANNE Saraiva completou 29 anos de sacerdote. Ganhou mensagens carinhosas dos colegas da Academia Metropolitana de Letras.


TAMBÉM O médico José Maria Bonfim trocou de idade, dia 13, mas fugiu às comemorações por estar dedicado à feitura de sua tese de conclusão do curso de Teologia.


HOJE É DIA de parabenizar Marcelo Freitas e Augusto Guimarães, maridos de Eveline e de Valéria.


CAROL GUIMARÃES e Victor Eleutério, ela filha querida de Neuma e Esdrinhas, marcaram casamento para o próximo ano.

 

Foto do Lêda Maria

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?