Logo O POVO+
Cadê os hospitais..
Foto de Lêda Maria
clique para exibir bio do colunista

A jornalista, poeta e escritora Lêda Maria escreve sobre política, cultura e sociedade. É autora de duas edições do livro ''Memória Gastronômica das Famílias Cearenses'' e participante de várias antologias nacionais e internacionais, como ''A Literatura das Mulheres da Floresta'' e ''Assim Escrevem as Brasileiras''.

Lêda Maria comportamento

Cadê os hospitais..


...ESCOLA? O Ceará mapeia promessas de progresso com os sete cursos de Medicina em funcionamento. Mas nesse universo há só um hospital escola funcionando ao lado do curso de Medicina da UFC. A prática médica acompanha a subnutrição de atividades e a deficiência na formação das centenas de formandos.


NOVA LUZ

A REALIDADE derramando carências aos futuros médicos parece ver pousar um pequeno clarão. A diretoria do Hospital São Carlos, que projeta a construção de uma filial no município de São Gonçalo, decidiu erguer ali um hospital-escola. Serão dois para um universo que exige muito mais no atendimento ao médico-aprendiz.

 

REITOR DA UFC...

...HENRY CAMPOS seguiu ontem para Helsinque, a capital da Finlândia, considerada a melhor cidade do mundo para se viver. Ele participa do Encontro da Associação Médica Europeia e terá uma grande vitória: escolhido, assumirá um lugar no comitê executivo da instituição, que trabalha no mundo inteiro para promover a excelência na educação médica.

NA VOLTA para em Lisboa, que está mais linda que nunca. Na agenda de Henry Campos reuniões com os diretores de Faculdades de Medicina, visando à construção de parcerias e projetos colaborativos.


DÁDIVA: UM HOSPITAL MODERNO

 

TUDO PARECIA reluzir com as palavras e os sentimentos do médico Cândido Pinheiro, entregando, manhã da última quarta-feira, 23, o Hospital da Mulher Eugênia Pinheiro, centralizado na oferta de 156 leitos, UTIs, centro de imagem, laboratórios e emergência obstétrica 24 horas. A solenidade reuniu Candido Pinheiro e a matriarca Maria Eugênia Pinheiro, além de Alfredo Lima, Eveline Pinheiro, Eugênia Pinheiro,Jorge Pinheiro e Candido Júnior, todos dividindo com os presentes a perpétua missão de construir, empreender e cuidar da saúde, em todas as idades.

O MÉDICO Aramicy Pinto falou em nome da Associação dos Hospitais, e destacou a trajetória do fundador do Sistema Hapvida, colega de seu pai, o também humanista Almir Pinto. Mas, foi a oratória do fundador e empreendedor Candido Pinheiro que gerou muita emoção e intensa felicidade entre todos que participavam daquela dádiva médica, só entregue por quem sabe pensar e projetar o amanhã.

TRÊS MULHERES, além da matriarca Maria Eugênia Pinheiro acalantavam o prazer do servir e inaugurar o grande centro referencial de saúde: Ana Christina Lima, Socorro Nobre e Simone Varella. Ao lado delas podemos usufruir da comemoração e da visita as dependências do novo hospital, em momentos inesquecíveis para a história da Saúde do Ceará. Há nos mínimos detalhes a expressão visível de que naquela casa é impossível não se praticar, em todos os momentos e ações, o testemunho do acolhimento, do bem e da esperança.

Matriarca Maria Eugênia Pinheiro com a nora Ana Christina Lima

LANÇAMENTO DE DIOGO


MIUDEZAS do Azul. O novo livro de poemas de Diogo Fontenelle ilumina as palavras e as nossas emoções. Revestidos de lirismo e da musicalidade angelical que tanto ressalta a obra do poeta, ele percorre muitos caminhos contrabalançando alegrias, dores, saudades e as inquietudes de quem ainda sabe cultivar a criança que acompanha todos os adultos. É um lindo polo de criação, acrescido na capa assinada pela sua mãezinha, a artista Carmelita Fontenele.


O LANÇAMENTO está agendado para o próximo dia 30, às 19h30min no Terraço Cultural do Ideal Clube. Ubiratan Aguiar, Lourdinha Leite Barbosa e Amarílio Cavalcante, presidentes da Academia Cearense de Letras, Academia de Letras e Artes do Nordeste, e Ideal Clube, organizam. Autor e obra apresentados por Carlos Augusto Viana.


A CELEBRAÇÃO...


... DE AMOR de Helder e Bia, filhos queridos de Viviane Studart e Helder Vasconcelos de Miranda e de Martha Lobo e Renato Monteiro, ganhou ato religioso na matriz de Nossa Senhora, em Guaramiranga, e recepção aos convidados no belo cenário do Hotel Vale das Nuvens. Coube a Alódia Guimarães cuidar de todo o cerimonial e à banda Reite animar os convidados. Liana Queiroz cuidou da decoração. Familiares e um grupo pequeno de convidados acompanharam o encanto da festa, onde a natureza desfolhou a admiração de todos pela beleza do lugar, atraindo o casal de noivos para captar mais alegrias e ternura.


O TROFÉU RECICLA...


...2017 DO SINDVERDE foi entregue ao diretor da Fiec, Ricardo Cavalcante, prefeito Roberto Cláudio e empresário João Carlos Paes Mendonça. A solenidade divulgou os propósitos do sindicato e defesa da natureza, mas foram as palavras do presidente da Fiec, Beto Studart e do deputado Evandro Leitão direcionadas a Ricardo Cavalcante, de reconhecida trajetória humana e profissional , que emocionaram a plateia. Beto o denominou de meu amigo, meu irmão caçula e destacou parte de seu perfil revelando sempre sua dedicação aos interesses coletivos, seu olhar positivo para as diretrizes de trabalho, sua amizade e apego à família. “Meus avanços, como presidente da Fiec”, prosseguiu, “são consistentes porque conto com sua colaboração, dedicação, competência e companheirismo”... Deputado Evandro Leitão prosseguiu a saudação a Ricardo Cavalcante garantindo uma convivência de há muito tempo e que ele é um exemplo de obstinação, humildade, capacidade de gestão e lealdade para sua família e todos que o conhecem.


Ricardo Cavalcante com a família


Agraciados: Ricardo Cavalcante, Águeda Muniz (representando prefeito Roberto Cláudio) e o representante de João Carlos Paes Mendonça com autoridades amigas


COMUNICAÇÃO


A PRESIDENTE da Acert (Associação Cearense de Emissoras de Rádio e Televisão) jornalista Carmen Lúcia Dummar e demais diretores da entidade se mobilizam para a realização em Fortaleza, de 4 a 6 de setembro , da programação Fala Norte Nordeste 2017, envolvendo um workshop sobre Novas Tecnologias e a Jornada Aboio de Comunicação.

Temas importantes constam do programa.


CEARENSE MAIOR


QUANDO da realização do Congresso Brasileiro de Oftalmologia, marcado para Fortaleza de 6 a 9 de setembro, um cearense, radicado nos Estados Unidos, receberá justas homenagens. O médico Felipe Araújo Andrade Medeiros, filho querido da médica Márcia Medeiros, aqui estará. A classe médica exalta seu nome e trabalho, revelando ser ele um dos cinco melhores médicos de glaucoma do mundo.


FÓRUM DE DIREITOS


É HORA DO DEBATE, da conscientização política, de união. Pensando nisso é que a presidente da Alfe, Selma Cabral, lidera a realização do Fórum Social de Direitos Humanos - consequências sociais e econômicas, marcado para o dia 29, às 17h30min, no auditório da CDL. Tudo se inicia com uma palestra da procuradora e secretária de Justiça, Socorro França, sobre Sistema Carcerário - Visão nos direitos humanos. Segue-se um painel sobre Responsabilidade e Direitos Humanos, mostrando projetos vitoriosos como Ceará Pacífico, apresentado pela vice-governadora Izolda Cela; Programa Apac, Inclusão Empreendedora (acionado pelo Sebrae) e outros.


Os filhos e grupinho de amigos não deixaram que José Maria Andrade silenciasse sua troca de idade. Ao lado da amada Neysse traçaram jantar temperado de muito carinho. Na foto, o casal com os filhos Gustavo e Fabíola e as netas Iára e Luísa


PASSEATA


AMANHÃ, às 17 horas médicos, enfermeiros, fisioterapeutas e famílias inteiras saem em passeata pela Beira Mar, envolvidos na campanha pelo aleitamento materno dentro do Programa Nacional Doe Vidas. Secretaria de Saúde do Estado e a BPW, leia presidente Fátima Duarte fortalecem a promoção.


VERDE E AFETO


FLORES, passarinhos cantando, sombras de árvores frondosas e um sol brilhante. Estes são os elementos da paisagem do sítio de Fátima Goulart e Jeová prontinho para receber amanhã as integrantes do Grupo Azul, em sua reunião mensal. Acrescida do carinho dos anfitriões, serão comemorados os aniversários de Wilma Patrício e Maria Vital.


ELES E ELAS


FOI PARA o médico Edson Lopes Júnior o jantar comemorativo marcando seus jovens 60 anos. A amada Júlia e demais familiares garantiram a dose máxima de afeto e os amigos a alegria de ver o grande profissional tingir de azul sua dedicação à saúde de muitos.


VAMOS RIR. Este é o título do livro do gen. Torres de Melo lançado com sucesso, no salão do Círculo Militar de Fortaleza.


BRANCA PEGADO, aniversariante da última quarta-feira, viveu a noitada de carinho melodiada pela alegria dos filhos e netos que souberam na intimidade louvar a vida da mãe querida.


LIANE THEÓPHILO Arcoverde recebeu grupo de amigas para boas conversas. Todas atenderam o pedido de levar leite em pó para doação às crianças carentes. Ela é a amada mulher do gen. Estevan Cals Theóphilo, comandante da 10ª Região Militar.


MÉDICO oftalmologista Abelardo Targino regressando de Boston. Lá participou do Congresso Americano de Retina.


ESTA MANHÃ, o empresário Lewton Monteiro Jr. um dos líderes de vendas da Peugeot, no Brasil, faz na sua loja da av. Barão de Studart, brunch reunindo os amigos, para marcar o lançamento do novo SUV 3008.


OS BONS VENTOS...


...SOPRARAM aquareladas esperanças para os muitos que ouviram a palestra do prefeito de São Paulo, João Doria, falando para um auditório de mais de 400 pessoas, no cenário do La Maison Buffet. Ali acontecia o Fórum Empresarial de Gestão, evento apoiado pelo Grupo de Líderes Empresariais do Ceará (Lide), Fiec Ceará e CDL Fortaleza. O prefeito Dória teve como anfitriões Emília Buarque (Lide Ceará) e os presidentes das duas entidades apoiadoras Beto Studart e Severino Ramalho Neto.


No hangar da Fábrica Fortaleza, Doria foi recebido por Emília Buarque, Geraldo Luciano e Graça Dias Branco da Escócia que o presenteou com a biografia de seu pai Ivens.


AFETOS FEMININOS


DIANTE DAS carências, das buscas e dos desejos de se manter relações afetivas provocadoras de bons momentos e alegrias, muitas são as necessidades da mulher para conquistá-las. Assim, o próximo encontro-almoço do Grupo Mulheres Pensantes, dia 29, ao meio-dia, no Ideal Clube, vai ter como palestrante o médico Adalberto Barreto enfocando o tema “Alegria e afeto, caminhos certos para a saúde feminina”.

 

Foto do Lêda Maria

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?