Beira Mar: projeto seguirá sem os autores
PUBLICIDADE

VERSÃO IMPRESSA

Beira Mar: projeto seguirá sem os autores

2018-10-26 01:30:00

O projeto do Mercado dos Peixes, no Mucuripe, em Fortaleza, foi selecionado entre 20 projetos brasileiros que representaram o Brasil no Prêmio Oscar Niemeyer, cuja segunda edição aconteceu anteontem no México. O Prêmio da Rede de Bienais de Arquitetura da América Latina (Redbaal) reconhece a produção da arquitetura latino-americana no contexto internacional. O mesmo projeto, integrante da Fase 1 da Nova Beira Mar, foi selecionado como finalista na Categoria Edifícios Comerciais no Prêmio da Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura (AsBEA). Os vencedores serão apresentados no dia 26 de novembro, às 19h, no mezanino do Instituto Tomie Ohtake, em São Paulo (SP).

 

Caso vençam, os autores do projeto, os arquitetos Ricardo Muratori, Esdras Santos e Fausto Nilo farão seus agradecimentos usando os verbos no passado. É que os responsáveis por conceber o desenho da principal área turística da Cidade decidiram formalizar a saída e protocolar uma carta comunicando o adeus no Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU). Na prática, os três deixam de ter qualquer responsabilidade pelo formato que as intervenções na avenida venham a ter.

 

A Coluna apurou terem sido determinantes as divergências com a Prefeitura quanto a decisões sobre as obras. Segundo uma fonte com acesso aos corredores do Paço Municipal, chegou a haver tentativas de diálogo ante uma mudança aparentemente prosaica, mas não aceita pelos arquitetos por razões técnicas. Conforme a concepção, o piso previsto para a Beira Mar seria em paralelepípedos, de pedra, portanto. Todavia, a Prefeitura optou por piso intertravado, aquele com bloquetes pré-moldados de cimento ou concreto, muito em uso. É o mesmo da Praça Portugal.

 

Os três profissionais foram escolhidos em concurso nacional de ideias lançado em 2009. O "Concurso para Reordenamento da Avenida Beira Mar" trazia no edital a exigência de "valorizar o aproveitamento geral do espaço e o redirecionamento das soluções arquitetônicas, que deveriam estar voltadas ao bem-estar humano, preservação ambiental e também para o desenvolvimento das atividades turísticas, culturais, de esporte e lazer situadas na orla". Houve 78 pré-inscrições e 22 projetos entregues. O prefeito Roberto Cláudio (PDT) assinou ordem de serviço do projeto em julho passado. O prazo para conclusão é fevereiro de 2021 e custará R$ 120 milhões, provenientes do Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF).

 

A Coluna localizou o arquiteto Fausto Nilo. Ele confirmou a saída, mas não quis comentar o assunto.

 

LIDE CEARÁ

 

Viviane Senna não vem

Viviane Senna, presidente do Instituto Ayrton Senna, não virá mais a Fortaleza hoje para um café-debate do Lide Ceará. A empresária declarou ter sofrido um pequeno acidente doméstico e que precisará ficar em observação.

 

LATICÍNIOS

 

Betânia, Mônica, Cascão, Magali...

A cearense Betânia Lácteos, a maior indústria de laticínios do Nordeste em produção, reformulou a linha de produtos infantis e lançou a Betânia Kids. São iogurtes em bandeja e garrafas, leites fermentados em dois sabores e achocolatado. Os novos produtos trazem os personagens da Turma da Mônica em suas embalagens e na campanha publicitária. Os produtos já estão no mercado da região. A agência da campanha é a Artplan, de São Paulo. Quem assina as embalagens é a carioca Tátil, uma das melhores empresas do Brasil no ramo. É a mesma que atende a Coca-Cola.

 

JOGO RÁPIDO

"Intimidações a pessoas, jornais ou a quem seja são inadmissíveis. Repudio ameaças à Folha e seus jornalistas, com energia. Os democratas, apoiem um candidato ou outro, votem em branco ou nulo têm o país, o respeito à divergência e a liberdade de pensamento acima de tudo", FHC, ontem no Twitter.

 

Horizontais

Bonecos - Atrações de nove países e de oito estados brasileiros com releituras de clássicos da literatura e da música. Este é o Sesi Bonecos do Mundo, que volta à Fortaleza de 5 a 11 de novembro. Vale muito a pena ir.

Na primeira manhã - Na manhã de segunda-feira, quando já se saberá do resultado das eleições de domingo, o Conselho Regional dos Corretores de Imóveis (Creci-CE) vai discutir o cenário econômico a partir de 2019. Para ajudar, buscou o presidente de outro conselho, o de Economia.
Lauro Chaves Neto (Corecon-CE) vai falar sobre o tema.

 

TAGS