Meio ambiente e ambiente de negócios
PUBLICIDADE

VERSÃO IMPRESSA

Meio ambiente e ambiente de negócios

2018-09-14 01:30:00

Dentro do Governo do Ceará há batidas de cabeça quando o assunto é segurança jurídica para investimentos imobiliários-hoteleiros. Impasses como o verificado no hotel Vila Galé Cumbuco - com obras de ampliação concluídas, contudo embargadas - são a pior credencial para quem pensa em trazer projeto semelhante. Ora uma prefeitura concede licenciamento, ora o órgão ambiental do Estado, a Semace, barra. Caso do hotel no Cumbuco. Mas há outros.

 

Exemplo: um empresário conseguiu o licenciamento para tocar um empreendimento, com vigência de no máximo três anos - o que não foi suficiente para todas as obras necessárias. Ao pedir renovação, noutros termos, mais prazo para aquilo que já foi licenciado, teve negado o pedido. No percurso, decerto, podem haver interferências que levem à negativa. Mas também mudam os fiscais, os gestores e as opiniões.

 

Enquanto habita o pântano, o empreendedor precisa lidar com os balcões. No caso do balcão dos clientes, não são raros os casos nos quais compradores acionam quem vende cobrando o que foi anunciado. Outro dia, uma francesa que adquiriu um lote em área cuja licença não foi renovada entrou com ação pedindo R$ 300 mil de indenização. Ela comprara com tudo legal, porém, alguns anos depois foi construir e recebeu a resposta de que o empreendimento estava irregular.

 

O governador-candidato Camilo Santana (PT), a propósito servidor de carreira do Ibama, sabe o quão grave é a insegurança para o Estado. Mas a Semace segue indiferente. Uma saída ventilada no Palácio da Abolição, mas sem indícios de que será adotada, seria trazer as atribuições da Procuradoria jurídica da Semace para a Procuradoria Geral do Estado (PGE).

 

Camilo não conseguiu ainda equacionar o necessário rigor na proteção do meio-ambiente sem prejuízo para o ambiente de negócios. Não se pode afrouxar. O mercado é implacável. Mas a falta de segurança para investir também.

 

NOVOS E USADOS


Como nos tempos do "Milagre

As vendas financiadas de veículos novos e usados - contando autos leves, motos e pesados - chegaram a 505.608 unidades em agosto. Desde dezembro de 2014, ainda em pleno "milagre petista" - o País não atingia a marca de 500 mil unidades. Na comparação com agosto de 2017, a alta foi de 7,7%. Do total, 194.936 foram de unidades novas e 310.132 mil de usadas. Agosto também supera o volume de veículos leves 0km financiados em julho, quando foram registradas 108.375 unidades vendidas a crédito. Crescimento de 13,2%. No Ceará, o total em agosto foi de 14.281 veículos. Autos leves novos foram 3.213 e usados 6.565. O levantamento é da B3.

 

JOGO RÁPIDO

 

Meia para tomar cerveja

O direito à meia-entrada, um benefício tratado como conquista pelos estudantes, é também um malefício. Não tem erro. A conta da Meia é devidamente distribuída na sociedade, ainda que entre os pagantes esteja, por exemplo, gente pobre ou mesmo desempregada a arcar com passagem de ônibus ou ingressos mais caros para dar uma força no cineminha de um bem nascido. A última da distorção contém cevada e lúpulo. A Oktoberfest prevista para o Shopping Iguatemi em 20 de outubro é obrigada a conceder o direito.

 

PETROLEIROS

 

Rumores de greve

Há rumores de uma greve de petroleiros. Já há uma "espécie de operação padrão". As cotas de carregamento foram cortadas ontem pela metade para todos os distribuidores. Para completar, o aquecimento da demanda já faz os estoques de cimento asfáltico, por exemplo, chegarem perto do fim. Todo ano perto de eleição acontece isto. A Lubnor (refinaria da Petrobras no Ceará) é pequena e atende não só o mercado de asfalto do Estado.

 

Horizontais

ALUGUEL DE BLINDADOS - A cadeia de negócios da violência gera oportunidades. Este mês, a Viperfort, empresa cearense de segurança armada e desarmada, lança o serviço de aluguel de carros blindados. No menu, Corolla, Jeep Compass e Volkswagen Passat.

MERCADO IMOBILIÁRIO - A diretora da C. Rolim Engenharia, Ticiana Rolim Queiroz, é a entrevista da próxima segunda-feira, 15 horas, no programa Mercado Imobiliário, ao vivo na rádio O POVO-CBN (95.5 FM e AM 1010).

 

 

TAGS