PUBLICIDADE
VERSÃO IMPRESSA

Buracos na conta do asfalto

2018-06-03 00:00:00
NULL
NULL

 
As empresas que atuam com construção pesada sofrem com o peso do asfalto em proporção até maior do que os frotistas de caminhões.

A política da Petrobras desde 1º de janeiro aplica reajustes mensais.

O Sindicato da Construção Pesada do Ceará (Sinconpe) sente os buracos nas contas das empreiteiras do setor. As empresas lidam com contratos públicos que pregam ajustes de preços apenas uma vez por ano. Aliás, não apenas públicos. Contratos privados que utilizam o insumo, como a Fraport no Aeroporto de Fortaleza, estariam com desequilíbrio, diz o vice-presidente Eduardo Benevides.

Tem restado a elas, na falta de um recapeamento nos custos, adaptarem-se aos aumentos do preço dos insumos. Na lista de compras, além do óleo diesel e gasolina, emulsões, óleos para queima de caldeiras termelétricas e o asfalto. O presidente Dinalvo Diniz diz que as empresas estão à beira de não conseguir arcar com o peso. “O problema vem desde julho do ano passado”. A princípio, em 2015, a Petrobras praticava dois reajustes ao ano (abril e novembro). Em janeiro deste ano a periodicidade passou a ser mensal. O setor conseguiu um acostamento. Foi quando a Petrobras definiu que de janeiro a abril limitaria os reajustes a 8% ao mês.

Atendendo pleito da Câmara Brasileira da Indústria da Construção Civil (CBIC) até segurou a aplicação por três meses (fevereiro a abril). Mas teve de parar, em obediência ao equilíbrio financeiro da estatal. O tempo sem aumento deveria ter servido para que clientes – em larga medida União, Estados e municípios - tivessem discutido uma saída com as empresas, visto que a Petrobras foi bem clara quanto à disciplina na sintonia com o mercado internacional. Mas não houve. E o quadro segue crítico, segundo Dinalvo. Em carta à CBIC, na sexta-feira passada, o gerente-executivo de marketing e Comercialização, Guilherme Pontes Galvão França, detalha o porquê da volta dos reajustes. O asfalto diluído comercializado pela Lubnor subiu 8%. 

 

POSIÇÃO


Tudo pelo coletivo


O diretor técnico da NTU, a associação das empresas de transportes urbanos, André Dantas, afirma que a entidade defende prioridade para o transporte público no uso do diesel. “A escolha do Brasil foi pelo modelo de desenvolvimento baseado no automóvel (acho até que o caminhão é parte disso)”. Para ele, sem modelo voltado para o coletivo, nenhum investimento bastará.  

 

CONCURSO


BNB convoca


O presidente do Banco do Nordeste, Romildo Rolim (foto), disse que o BNB está convocando os aprovados em concurso vigente até julho.

Há 10 convocações em andamento. Desde janeiro, segundo ele, 132 já foram chamados. Historicamente o BNB foi um formador de quadros. No passado, seus jovens aposentados ocuparam postos importantes noutras organizações.  

[FOTO1] 

PRÉ-CANDIDATA


Por que Valéria é importante


Valéria Monteiro desenhou um organograma com 15 ministérios para o caso de ser eleita presidente. Por exemplo, o de Indústria Criativa abarca Cultura, Arquitetura e Urbanismo, Turismo, Cidades Planejadas e Tecnologia. Ela sabe que vencer é um verbo complexo para quem não conseguiu nem o aval do PMN. Mas, é bom ver gente nova se colocando e disposta a debater.  

 

NA PRESSÃO


Eu sou você amanhã


A Coluna apurou que no coração da equipe econômica – uma ilha, em um arquipélago menor ainda mais depois da saída de Henrique Meirelles e de Pedro Parente – a opinião média é de que Parente fez bem em pedir o capacete. O que mais assustou o quadro técnico do Governo foram as hordas de dentro e fora do Governo a pedir subsídios para combustíveis e o binômio redução da carga tributária e mais gasto público. Uma conta que não fecha.  

 

JOGO RÁPIDO

SÓ FALTA UM ANO O procurador Alessander Sales adorou a ideia apresentada para a Praia do Futuro. Mas a Prefeitura não, porque acabaria com a avenida perto da praia. Estaca zero.  

 

EDITAL


Aplicativo de água


A Blu – Sistema de Água Mineral foi uma das vencedoras do edital InovaFit 2018, da Funcap. Vai desenvolver estratégias de inovação em uso racional da água. A empresa cearense venceu com a proposta de um aplicativo que monitora o consumo das residências.

Em caso de vazamentos, permite o desligamento da chave geral de forma remota.  

 

HORIZONTAIS


MERCADO IMOBILIÁRIO - Nesta segunda, 15 horas, na rádio O POVO-CBN, os empresários Alessandro e Germano
Belchior são os entrevistados do Mercado Imobiliário.

APLAUSOS - De 4 a 6 de setembro, o Banco Palmas e a Rede Brasileira de Bancos Comunitários realizarão em Fortaleza, no Centro de Eventos, o Encontro Solidários 2018, um evento global de Bancos Solidários de Desenvolvimento (BSD). Esperam cinco mil pessoas de 15 países, incluindo os 114 Bancos Comunitários do Brasil.

NA PISTA - Fortaleza receberá de 18 a 21 cerca de 300 pesquisadores e engenheiros, agências estatais, construtores, consultores e profissionais da indústria oriundos de 24 países para a Conferência ISAP 2018 (Sociedade Internacional de Pavimentos Asfálticos). É a primeira vez que o evento é realizado na América Latina. Acontece a cada quatro anos. Esta será a 13ª edição.  

TAGS