PUBLICIDADE
VERSÃO IMPRESSA

Um estudo sobre sucessão familiar

2018-05-20 00:00:00
NULL
NULL

 

Nem sempre os herdeiros estão dispostos a seguir com os negócios da família. O mais honesto é lidar com limitações profissionais e as idiossincrasias. Afinal, o sonho de perpetuar a empresa pode não ser coletivo. O Núcleo Rumo de Governança Corporativa estudou como os fatores que impactam na longevidade dos negócios familiares são percebidos e praticados nas empresas familiares do Nordeste.

O Núcleo se apresenta como uma associação sem fins lucrativos, formada por empresários e consultores, que promove ações focadas no estudo da governança corporativa nos negócios de família. A pesquisa intitulada “Longevidade das empresas familiares” terá os resultados apresentados na terça-feira, em evento no auditório do Empresarial JCPM, em Recife (PE).

Teve apoio técnico da AJA Gestão & Governança, apoio executivo da EY (antiga Ernst & Young) e institucional do IBGC (Instituto Brasileiro de Governança Corporativa), da Federação das Indústrias de Pernambuco (Fiepe) e da Faculdade de Ciências da Administração de Pernambuco (UPE/FCAP).

Foram três meses de avaliações realizadas espontaneamente pelo Núcleo Rumo, sem nenhum custo para as empresas participantes. A análise foi feita com 35 empresas familiares do Nordeste sediadas nos estados de Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Bahia, Sergipe e do Ceará. São de vários segmentos, como o sucroalcooleiro, bioenergia, saúde, hotelaria e construção civil.

As empresas participantes têm mais de cinco anos de fundação, são de controle familiar e tem faturamento acima de R$ 10 milhões ao ano. Ao todo, houve 61 entrevistas - presenciais, individuais e confidenciais — com 26 representantes da geração sênior (no comando) e 35 membros da nova geração.

Ler o presente e se preparar para o futuro é determinante longevidade dos negócios e para a boa convivência da família


AEROPORTO

[FOTO1]

Exemplo alemão

A alemã Siemens acertou parceria estratégica com o compatriota Aeroporto de Munique para fornecer melhorias digitais. Mira na eficiência energética dos edifícios e a logística do sistema de manuseio de bagagem. A gigante alemã está usando o MindSphere, seu sistema operacional aberto baseado na nuvem para a Internet das Coisas (IoT). Também virou parceira de desenvolvimento do LabCampus, o novo centro de inovação do Aeroporto de Munique. Lá, empresas, startups, universidades e institutos de pesquisa devem trabalhar juntos em novas tecnologias. Quem sabe um dia a Fraport invista aqui em inovação.

 

IBYTE E IONE

 

No Ceará e alhures

A cearense Ibyte toca a vida no Ceará e alhures. Tem hoje 36 lojas, contando com a bandeira iONE. São 32 unidades da Ibyte (22 em shoppings e 10 de rua) e mais as quatro da caçula iONE. O sócio Pedro Ivo Frota faz as contas: no Ceará são 17. Pernambuco, Piauí e Maranhão têm quatro filiais cada. Na agulha para abrir há uma iONE no Conjunto Nacional, em Brasília, e mais três Ibyte. Além do RioMar Recife, duas em Belém - Pátio Belém e Castanheira.

 

MERCADO

 

Bora animar

Uma das propostas do I Anima Ceará, a começar na quarta-feira, no Cinema e no Auditório do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, é elevar o debate sobre a produção em animação nas plataformas digitais no Brasil. Traz palestras e debates sobre as potências do mercado da animação e games. Vêm Ancine e Ministério da Cultura

 

DÓLAR ALTO

[FOTO2] 

Em português e reais

Dólar alto é estímulo para o turismo doméstico. Juntando com o festival de feriados deste ano, chega-se a uma agenda positiva para o mercado interno. O Hotel Urbano, agência online de viagens se apega a isto. O calendário reserva 10 feriados prolongados (um a mais que em 2017). A procura pelos destinos nacionais nos primeiros meses do ano aumentou pouco mais de 40% ante igual período do ano passado. Entre os destaques, Maceió (AL), Fernando de Noronha (PE), Foz do Iguaçu (PR), Mata de São João (BA) e Balneário Camboriú (SC). No Ceará, desponta Beberibe.

 

RANKIG HOTEL URBANO

Os 10 destinos nacionais que mais cresceram no interesse do brasileiro, no primeiro trimestre de 2018, em relação ao mesmo período do ano passado:

1) Maceió - AL

2) Fernando de Noronha - PE

3) Foz do Iguaçu - PR

4) Mata de São João - BA

5) Balneário Camboriú - SC

6) São Lourenço - MG

7) Beberibe - CE

8) Barra Bonita - SP

9) Bonito - MS

10) Cabo Frio - RJ

* FONTE: HOTEL URB

 

PARADIPLOMACIA

 

Suécia e Ceará

Um projeto antigo do Consulado da Suécia no Ceará começa a ganhar corpo. Um corpo consular, por assim dizer. O cônsul Marcos de Castro prepara para quinta e sexta próximas, em Fortaleza, a primeira Conferência de Cônsules da Suécia no Brasil. É um evento bienal que desta vez acontece fora do território da Embaixada em Brasília. O embaixador Per-Arne Hjelmborn virá. Ele participa de Conferência Comercial preliminar na quarta. Entidades como o Business Sweden, Câmera de Comercio Brasil-Suécia, Innovation Sweden e o time responsável pelas relações comerciais da Embaixada da Suécia discutirão aspectos e potencialidades comerciais a serem exploradas entre a Suécia e o Ceará.

 

HORIZONTAIS

 

EUSÉBIO - A Simpex Incorporações entrega na terça o empreendimento Grand Reserva Condomínio. São casas de alto padrão. Às 19h, durante coquetel.

I’M NERD - A Prefeitura de Sobral e o Festival de Animes e Mangás de Sobral (FAMS) promove no sábado, 26, no Colégio Sobralense de Tempo Integral Maria Dias Ibiapina, o Dia do Orgulho Nerd.

ESTRELA MEXICANA - A 1ª Vara de Falência de São Paulo autorizou o leilão em um único bloco de 99,95% das ações do capital social da Varig de México, filial da brasileira Varig Logística S/A, falida desde 2010. O leilão está no ar com lance inicial de R$31.985.454,55

 

TAGS