PUBLICIDADE
VERSÃO IMPRESSA

A chave para Cearense em Nova York

2018-05-06 00:00:00
NULL
NULL


O aval da General Atlantic (GA), a gestora americana de private equity que descobriu o Ceará – está na Pague menos também- é a chave de acesso da cearense Arco Educação na Bolsa de Valores de Nova York. A Coluna apurou que as equipes trabalham em jornada intensiva na empresa no desenho de uma Oferta Pública Inicial de Ações (IPO, na sigla em Inglês). O desejo de abrir capital era público da parte do CEO, Ari Neto. A Arco é a holding controladora do SAS (Sistema de Ensino) e outras marcas de soluções educacionais.

A holding vive fase exuberante. Realizou 10 aquisições de sistemas de ensino e de outras empresas de educação, afora robusto crescimento orgânico. A soma dos dois movimentos a levou a um salto expressivo: de 91 mil para 425 mil alunos entre 2014 e 2018. Tem hoje como clientes 1.300 escolas privadas em todos o País, nos segmentos da educação infantil e ensino médio. Em 2017, uma segunda rodada de investimentos foi realizada e a GA ampliou sua participação para 26%. Os fundadores (Oto de Sá Cavalcante e o filho Ari Neto) possuem 74%. Além da Arco, a família controla os colégios Ari de Sá, em Fortaleza.

Nesta semana, o jornal Valor Econômico trouxe a informação de que a empresa teria contratado os bancos Goldman Sachs, Bank of America Merril Lynch e o Itaú BBA com este fim. Entre as escolas clientes da Arco, estão três das 10 melhores do Brasil no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2016, um trunfo exibido pela companhia. O aporte do fundo norte americano aconteceu em 2014 e alimentou o caixa na estratégia de expansão do negócio.

A Arco tem mais de 1.000 funcionários. O time reúne gente com perfil na área de educação com outros de gestão, recrutados de consultorias estratégicas e de outras empresas. Em relatórios internos, um dado: 63% das lideranças são formadas internamente. Procurada, a empresa não quis comentar as informações apuradas. 

 

JOGO RÁPIDO

PIBs Afora o PIB do Turismo, que já pretende contabilizar impactos do hub da Air France-KLM/Gol em Fortaleza, o Ipece vai calcular também o PIB da Cultura e da Saúde.  

 

TAC


Bom senso

 

Prevaleceu o bom sendo e saiu o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) entre concessionárias de automóveis, agências de propaganda e o Decon-CE. Havia um impasse que assustava o mercado automotivo e os inibia de anunciar, temendo multas pesadas. Tudo o que sirva para deixar fluir os negócios deve ser comemorado com uma vitória da sociedade, pois irriga uma série de atividades e aumenta a liberdade de imprensa.   

 

TURISMO
[FOTO1] 

Jeri não é para um dia, nem guarda sol na praia
 

Um hoteleiro com vários negócios em Jericoacoara adverte: o risco nem estaria nos voos diretos para o novo aeroporto, mas na ida de turistas de um dia à praia, no extremo oeste do Litoral do Ceará, a cerca de 300 km de Fortaleza. Os tais turistas são aqueles que fazem passeios oferecidos por vendedores na Capital. Tomam um carro (SW4 é a campeã) na madrugada e ficam até anoitecer. Ao longo do dia, fazem aquele tipo de programa para Instagram. Muita correria, zero hospedagem. Fica garantido apenas ticar no mapa o destino. E só. Não conhecem a verdadeira Jeri. Ticado, não voltam mais e a praia perde um visitante por mais tempo. Ademais, diz, ir a Jeri para ver guarda-sol não faz sentido. “Melhor ficar na Praia Grande, em São Paulo”   

 

UBER


Segue o fluxo

 

A reação do Uber à proposta de cinco anos de uso para os carros a serem usados em Fortaleza, como propõe a Prefeitura, é risível. Alega que o projeto deixa as viagens mais caras e com maior tempo de espera para os usuários, porque 10 mil veículos sairiam da frota na Cidade. Muito bem, que saiam. O mercado fica aberto a quem oferecer carros mais novos. E segue o fluxo.   

 

ATAQUES NA WEB
 

Políticas de defesa são tendência
 

Ataques cibernéticos viraram pauta mundial e o mercado de defesa vive dias intensos. As empresas começam a tratar o tema como estratégia, diz Rawlison Brito, CEO da cearense Morphus, uma das maiores do País. Aliás, na semana passada, o BC aprovou resolução que obriga bancos a terem políticas de segurança na área.   

 

HORIZONTAIS
 

EXTREMAMENTE. Dia 23 abre a nova Extrema Jaguar Land Rover, na Santos Dumont 6905

CARROS. O feirão Autocar (www.feiraoautocar.com.br), todos os domingos no estacionamento do Shopping Riomar Kennedy, mira em formato consagrado em São Paulo. Particulares levam seus carros para vender direto para outros particulares. Pagam ingresso para expor o carro.


INDÚSTRIA. O Senai abre cerca de 3.300 vagas no semestre para cursos presenciais e a distância. São 196 turmas no total.

MERCADO IMOBILIÁRIO. O presidente da Associação dos Comerciantes de Material de Construção (Acomac-CE), Carlito Lira, e o diretor-presidente da Normatel, Antonio José Mello, são os convidados do programa Mercado Imobiliário. Ao vivo, amanhã, 15 horas, na rádio O POVO-CBN (95.5 FM e AM 1010). 

Jocélio leal

TAGS