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Hub: uma leitura portuguesa

2018-04-15 00:00:00

 

Ao tempo em que reagem ante ao início das operações do hub da Air France-KLM/Gol, a começar em 3 de maio, as companhias aéreas internacionais que voam para Fortaleza veem com ceticismo o movimento hubístico. A mais atenta é a mais afetada diretamente, a portuguesa TAP. No comando da empresa, afora a disposição de agir – com preços e stopover (ler nota abaixo) em Fortaleza- há uma série de questionamentos na pista. Vejamos.


Os estrategistas da portuguesa emitem o seguinte bilhete: antes de se falar em hub internacional, é preciso consolidar um hub doméstico. Traduzindo, um aeroporto que faça conexões nacionais capazes de alimentar os voos internacionais. Um exemplo que a TAP conhece bem é o da Azul em Recife – o presidente da TAP é o brasileiro-português Antonoaldo Neves, 42, ex-CEO da Azul, hoje dona de 42% da TAP. Lá, o hub começou com 30% de conexões. Em um ano chegou perto de 50%. Foi quando foram lançadas frequências para Miami e Orlando, nos EUA. Levou dois anos. O hub da TAP em Lisboa conecta 58% dos passageiros.


No caso de Recife, a Azul passou de 12 para 40 voos. Com Salvador, tem quatro por dia. E qual o tempo para medir se o hub decolou ou não: dois anos. Seria preciso passar pelo pico de mercado duas vezes. Ou seja, duas temporadas de alta. Na baixa, não há parâmetro.


Sobre Fortaleza, nos bastidores da TAP a leitura é de que a ideia da Air France-KLM foi inteligente pela menor distância para a Europa. Contudo, espetam. A cidade tem de ter economia local que o sustente, além das conexões a alimentar. Coisa que na avaliação interna da TAP Natal tem menos do que Fortaleza, mas Fortaleza tem menos do que Recife. A favor da TAP haveria o menor custo para trazer europeus (a lazer) para o Nordeste brasileiro. É sabido que o passageiro que opta por uma conexão busca menor tarifa. Este seria o trunfo português.


Não haveria distância menor da francesa Toulouse, por exemplo, para o Nordeste do que por Lisboa. Mais perto do que por Paris. O preço pode ser menor porque gasta menos combustível – o insumo é 35% do custo de uma companhia. Outro aspecto estudado é a possível concorrência dos voos da GOL a partir de Salvador, terra do presidente da TAP. Uma fonte na empresa afirmou: “Caso não houvesse incentivo de ICMS para a Gol, eu acreditaria no hub. Por isso, tenho dúvida se não é um projeto apenas de ICMS”. A conta a ser feita, portanto, é: se a Gol vai aumentar mesmo a quantidade de voos e a proporção assentos km. Bem, em outubro do ano passado, anunciou aumento de 38 para 50 voos e 2 mil assentos diários.


A guerra entre as aéreas vai longe. Ao consumidor resta farejar as ofertas. Ao Estado ficar atento às contas.

 

RAPS LEMANN


Aprovada

A médica pediatra Mayra Pinheiro, ex-presidente do Sindicato dos Médicos do Ceará, passou na seleção da RAPS / Lemann. Vai estudar um módulo em Zurique, em junho. O Programa de Apoio ao Desenvolvimento de Lideranças Públicas é um case. Com ele, Jorge Paulo Lemann mostra como se deixa um legado para além da satisfação pessoal que o dinheiro dá.

JOGO RÁPIDO


FORA DA ORDEM Os shows pagos pelo contribuinte: se não implicam nem sequer dar palco a novos talentos locais, são extravagâncias.


CE E GO


Latas e tampas de alumínio

A polonesa Can-Pack, com atuação na Ásia, África, Oriente Médio e América do Sul, tem a fábrica da Cia. Metalic do Nordeste, em Maracanaú. Reformou maquinário e reinaugura na sexta. Vem o presidente da Giorgi Group Holding, Peter Giorgi; e o presidente mundial da Can-Pack, Herman Nicolaas Nusmeier. No dia 23, inaugura unidade em Goiás.


LISBOA


Sonho um tanto mais longe

onho da classe média brasileira resignada com a violência e carente de qualidade de vida, Lisboa ficou mais cara para alugar ou comprar imóvel. Oferta há. O que falta é dinheiro. Os portugueses se lamentam por este efeito colateral do sucesso mundial da cidade no turismo - atividade responsável por 10% do PIB nacional. O país entrou 2018 lendo os números do exercício anterior: 25% das casas vendidas em Portugal em 2017 foram compradas por estrangeiros. Ou seja, a grana vem de fora. De 2016 para 2017, o metro quadrado em Lisboa subiu 36,92%. A maior alta da história.

STOPOVER


Uns dias de sol


A TAP aposta que poderá convencer europeus com destino ao Brasil a topar ficar na Cidade por uns dias. Gente que trocaria um voo Lisboa-Rio ou São Paulo, por exemplo. O diretor no Brasil, Mário Carvalho, esteve com Arialdo Pinho (Setur) e Erick Vasconcelos (Settfor) na quarta. A TAP quer que eles arregimentem os parceiros que dariam os descontos.


HORIZONTAIS


EAD E PRESENCIAL. O Senai Ceará abriu cerca de 2.500 vagas no semestre para cursos presenciais e a distância. São 158 turmas no total.


LUPA. O SAS abriu inscrições para programa de trainee. Fareja talentos de todo o Brasil. As inscrições podem ser feitas até 20 de maio pelo www.traineesas.com.br.


GRÁTIS. O I seminário de Direito Imobiliário vai reunir advogados, corretores de imóveis, estudantes e outros no dia 28. Tratará de questões práticas na locação de um imóvel. Basta levar duas latas de leite para a Instituição de Longa Permanência Casa de Nazaré. Informações no Creci.

 

Gabrielle Zaranza

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